23 de abril de 2015

PRIMEIRONA DECIDE CAMPEÃO ENTRE LOUSÃ E ÉVORA!

Os resultados da Fase de Apuramento já anunciavam que os finalistas da 1ª Divisão seriam a Lousã e o Évora, mas nesta coisa de provas em duas fases a história ensina que nem sempre quem vai à frente chega primeiro.

Como poderão ver no quadro que publicamos abaixo, nas últimas 10 épocas a Primeirona disputou-se em seis ocasiões com uma Fase Final por eliminatórias, e nesses seis anos apenas em duas ocasiões o primeiro da Fase de Apuramento acabou por ficar com o título, embora apenas uma vez o vencedor não tenha terminado a primeira fase entre os dois primeiros.


A equipa com mais primeiros lugares na Fase de Apuramento nestes 10 anos, a Lousã (em três ocasiões), apenas conseguiu nessas três vezes chegar à final numa ocasião - no ano passado em que foi batida pelo Caldas.
Mas em contrapartida os beirões estiveram na final - que também perderam contra o Técnico - em 2008, apesar de terem sido terceiros na fase de apuramento.
(Veja quadro no final)

Como curiosidade note-se que dois dos promovidos nos últimos 10 anos em provas com Fase Final a eliminar (Cascais, e Técnico) se encontram hoje entre as melhores seis da Divisão de Honra, e que outras três (Académica, CDUP e CRAV) terminaram a competição desta época em zona de manutenção daquela divisão de 1º nível.

Pela terceira vez  nas seis grandes finais disputadas nos últimos 10 anos, os dois primeiros da Fase de Apuramento marcaram encontro na grande decisão, e se durante a primeira fase da prova a Lousã foi melhor, batendo os alentejanos nas duas vezes que as equipas se encontraram, a verdade é que o Évora apenas não venceu nessas duas partidas, conseguindo em casa o bónus defensivo.

E se os beirões são os favoritos para levarem para casa um título que já conquistaram em 2002, a verdade é que os chaparros são um duro osso de roer e levam nos ombros duas vitórias na competição, em 1993 e 2003.

Assim, a solução é ir ao Estádio Nacional no sábado e ver ao vivo quem será o campeão nacional da 1ª Divisão!

Entretanto, saiba o que pensam os dois clubes sobre o grande jogo:


António Moura Dias (Treinador do C.R.E)
"Penso que sem surpresa e sem sombra de dúvidas, chegaram à tão desejada final do Jamor, as duas equipas mais regulares da prova, durante estes sete meses. A Lousã, que leva só vitórias desde o arranque, e o CRE apenas com duas derrotas frente aos invictos Beirões.
Em relação à meia final da passada semana em Évora, penso que o inúmero público presente assistiu a uma bela partida de rugby, cheia de ritmo e com muito poucas paragens, onde a nossa equipa prevaleceu por uma defesa praticamente intransponível, parabéns ao Benfica pela forma como se apresentou em Évora.
Com a Final do Jamor do próximo final de semana, o Clube de Rugby de Évora tem os seus objectivos mais que atingidos para esta época, temos uma equipa onde a média de idade ronda os 23/24 anos, com perto de 40 atletas inscritos, todos eles formados nas nossas escolas, vivemos e sobrevivemos, só com "prata da casa", e a verdade é que a nossa realidade é bem diferente do outro finalista.
Do outro lado temos uma equipa que se assumiu desde o início, e muito bem, candidato ao título, uma equipa recheada de grandes jogadores, experientes e com outra bagagem.
Como me disse na última deslocação à serra, o Exmo. Presidente da Lousã José Redondo: a nossa equipa está com um espírito Galês fantástico, é de facto outra realidade.
Quanto ao jogo, espero que possamos proporcionar um excelente espetáculo ao público presente, e que ganhe o melhor."


José Redondo (Presidente do RCL)
Faltam 80 minutos para se decidir quem será o Campeão Nacional da 1ª Divisão.
Nunca concordei com este estilo de disputa a este nível mas regras são regras e há que aceitá-las.
Face ao desenvolvido até hoje, o RC Lousã foi mesmo, não o campeão de inverno, mas o campeão da fase de apuramento. 
Por tudo isto, das duas equipas que se apresentam no Jamor só uma entra já a perder. 
Trata-se da Lousã. 
 Para o Évora “tudo o que vier à rede é peixe” e como tal não deverá entrar no relvado com a pressão a que está sujeita a Lousã, que num momento de azar poderá deitar tudo a perder.
E uma final é sempre uma final. 
Neste momento o meu maior desejo é que a superioridade manifestada ao longo das 19 jornadas se concretize com a vitória da Lousã, sem no entanto fazer deste jogo uma questão de vida ou de morte.
Que os vencedores saibam saborear a vitória com a elevação que os vencidos merecem.
Aos meus amigos alentejanos desejo que tudo corra pelo melhor no aspecto físico ou seja, que não tenham lesões já que nos aspecto desportivo o meu desejo é que… não sintam muito a derrota se tal acontecer.




Sem comentários: