23 de abril de 2015

SEGUNDONA DISCUTE 1ª MÃO DAS MEIAS FINAIS *

* José Silva

E ao fim de sete meses terminou no passado fim de semana a época regular nos dois Grupos Regionais (Norte/Centro e Lisboa/Sul) onde os dois primeiros classificados de cada grupo se apuram para as meias-finais do Campeonato Nacional de Rugby da Segundo divisão.

Um pequeno aparte;
Este ano foram duas as equipas da Zona Norte que foram integradas no sorteio do início da época e que acabaram por desistir da competição - UTAD e Garranos - ao passo que na Zona de Lisboa/Sul foram três (?!) as equipas que não chegaram ao fim; Ubuntu, Oeiras e IP Tomar.

Vem esta introdução a propósito do alheamento que foi votado o terceiro nível do Rugby Nacional em Portugal.
Com certeza que não foi a FPR a mandar os clubes desistirem, mas eventualmente com outro tipo de modelo de competição os clubes em causa poderiam estar neste momento a competir.
Parece-me tempo de parar e repensar este modelo… este modelo nem serve os que desistiram (óbvio) nem os que tem pretensões a mais altos voos pois o nível competitivo é excessivamente curto.

Vamos ver as diferenças de ritmo entre os clubes da zona Sul/Lisboa e os da Zona Norte/Centro, que apesar de tudo, sempre tiveram um pouco mais de competição e ritmo.
Resumindo; melhorando a base tenderemos a melhorar tudo o resto a montante….

Falemos agora dos jogos marcados para os dois próximos fins de semana, que ditarão - pelo menos isso é certo - o Campeão Nacional da Segunda Divisão.

NOTA: Solicitámos aos quatro clubes que nos enviassem um pequeno texto a propósito da presença e expectativas para estas meias-finais e recebemos a colaboração do CR Técnico e do Guimarães, através de Jeremias Soares, seu treinador.





Este ano repete-se uma das meias-finais, o que demonstra o bom trabalho de ambos os clubes. Guimarães e FCT vão repetir o enredo do ano passado quando começou melhor o FCT ganhando bem em casa, e acabou melhor o Guimarães a conseguir anular a desvantagem do jogo anterior.
Parece-me que o Guimarães irá mais bem preparado pois, apesar da derrota na última jornada, fez três jogos na últimas semanas, dois dos quais muito competitivos.
A FC Tecnologia nos últimos jogos foi derrotada pelo CR Técnico e ganhou de forma sofrida ao Borba.
Mas uma meia-final é sempre um jogo especial e acreditamos que será um bom jogo a seguir.

A opinião do treinador do Guimarães, Jeremias Soares:
"Esta época foi bastante complicada, tivemos muitos bons adversários... entre estes há que destacar o trabalho feito na Bairrada desde as suas camadas jovens até a equipa sénior, o continuar nos lugares cimeiros do CRF e o excelente trabalho feito na Lousã (conseguindo ter um grupo para "abastecer" duas equipas, conforme deixam os regulamentos das equipas B / Clubes Satélites da FPR... que na minha opinião, não fazem qualquer sentido para Clubes que lutam por um lugar na Fase Final).
Estamos orgulhosos por representar a Zona Norte/Centro na Fase Final. Temos uma dura tarefa frente ao FCT... conforme tivemos a época passada... Uma equipa bem organização, com jogadores que fazem mexer muito bem a equipa...
Temos algumas baixas relativamente a equipa que jogou na Sobreda o ano passado, mas felizmente, esta época, recebemos atletas Sub18 com qualidade que ajudam a colmatar as baixas.
Não será nada fácil, mas acredito que os Bravos possam chegar novamente a uma Final..."

Na Aldeia do Rugby os bairradinos recebem o invencível CR Técnico, que é uma incógnita.
Os resultados que fez este ano e no ano passado demonstram uma boa equipa, sempre no topo da classificação, embora no ano passado participando não como Clube de Rugby, mas sim como equipa B da AEIS Técnico - de qualquer forma carece de revisão urgente o Regulamento das Equipas Satélite e das equipas B's, já que em muitos casos - como no caso do Núcleo de Rugby da Lousã ou do Clube de Rugby do Técnico - elas funcionam realmente como equipas B de clubes com equipas em escalões mais elevados.
Será melhor equipa que o Vila da Moita do ano passado? Irá utilizar cinco jogadores da AEIS Técnico? Virá com a armada completa? Seja como for espera-se uma festa na Bairrada e perspectiva-se um grande jogo.

A competição vista pelo CR Técnico
"A nossa segunda equipa desloca-se à Bairrada, onde vai disputar a primeira mão da meia final do Campeonato Nacional da 2ª divisão contando por vitórias todos os jogos disputados, esperamos mais uma vez uma vitória, rumo à conquista de um título nacional, e a confirmação da sua presença na 1ª divisão na próxima época, importante para a valorização dos seus jogadores, aumentando a sua qualidade, e permitindo uma disputa pelos lugares do plantel A, que é objectivo de muitos dos seus jogadores. 
Para quem duvidava da possibilidade de uma segunda equipa competitiva, aqui está a prova contrária, para a qual muito contribuíram o seu treinador João Magalhães, o capitão Hugo Braz, bem como o Nuno Fradinho, dentro e fora do campo, e a quem damos os parabéns pelo êxito que têm vindo a conseguir até ao presente."

Sem comentários: