2 de abril de 2015

COLEÇÃO DE CAMISOLAS TEM PERTO DE 500 EXEMPLARES E CRESCE...

Colecionar camisolas de rugby qualquer um de nós faz - eu próprio tenho a minha coleção aí com uns oito ou nove exemplares.

Mas o Alberto Costa é um caso à parte neste capítulo e a sua pequena coleção reúne já quase 500 - quinhentas, leram bem! - com predominância das camisolas dos clubes brasileiros, que já são umas 350...

Claro que estes números para quem vive em Portugal são impensáveis, já que o nosso universo clubístico não chega à centena, mas para o carioca, quase quarentão, que organiza o seu tempo entre o mar e os campos de rugby, a procissão ainda vai no adro!

Pilar e presidente do Locomotiva Suburbana Rugby Clube, o Alberto Costa é oficial de máquinas da marinha mercante e divide a sua vida em 28 dias embarcado e outros tantos jogando rugby...

Alberto conheceu o rugby há mais de 12 anos quando ainda estava na escola da marinha mercante, e logo montou a sua primeira equipa, para depois, já formado e embarcado, procurar um clube onde treinar, em cada porto por onde passava.

Mais recentemente, em 2010, juntou-se ao Maxambomba Rugby Clube no qual jogou por três anos, até que em 2013 com mais três amigos fundou o Locomotiva Suburbana, para que ele se transforme aos poucos num legado para os seus filhos, e aposta para este ano na divulgação do rugby nos colégios da sua região, ambicionando ver um dia o rugby ser praticado em cada praça e escola do Brasil.

A ideia de começar a coleção de camisolas deu-se quando Alberto Costa reparou que não existia no Brasil um registo da história das suas equipas, começando então a comprar camisetas das equipas de rugby brasileiras e, com o tempo, também dos grandes times de fora do Brasil - hoje a coleção de Costa conta com um número aproximado de 500 unidades, sendo 70% de clubes brasileiros.

Metódico e determinado, Alberto guarda como peça inicial da sua coleção a camisola da equipa que fundou na escola da marinha mercante, e guarda também com grande orgulho a camisola do seu Locomotiva, baseada na camisola do Barbarians Footbal Club, mas a mais rara de todas é a da Academia da Força Aérea do Brasil, que lhe deu muito trabalho a conseguir!

Cada camisola da coleção tem a sua história e para conseguir algumas teve que ir comprar direto na confecção, pois algumas equipas se negaram a vender-lhe um exemplar!

Alberto costuma dizer que tem mais camisolas que sapatos tem a sua esposa, e não disfarça o gozo que lhe dá quando a sua filha de cinco anos joga às escondidas enfiando-se dentro de um qualquer exemplar da sua coleção.
Mas não fique desesperado pois um dia vai poder apreciar ao vivo a coleção das camisolas do Alberto Costa, pois o nosso oficial da marinha mercante pensa - quando se aposentar - montar um pub temático de rugby e com ele guardar a memória do rugby brasileiro, que, apesar de ser o segundo desporto colectivo que mais cresce no Brasil, não tem ainda um registo organizado das suas equipas e suas camisolas.

Se tu ou o teu clube quiserem enriquecer a coleção do Alberto, podem contactar com ele através do www.facebook.com/alberto.costa.9066

Sem comentários: