25 de abril de 2015

LOUSÃ BATE ÉVORA E CONQUISTA TÍTULO DA 1ª DIVISÃO

A Lousã conquistou o seu segundo título nacional da categoria ao derrotar na final o Évora por 23-5, numa partida emotiva e na qual os alentejanos discutiram o resultado até mesmo ao final.

Prejudicada pelas condições climatéricas, a partida valeu pela disposição das duas equipas, tendo a Lousã sabido aproveitar melhor as circunstâncias e as oportunidades que foram surgindo ao longo dos 80 minutos de jogo, acabando por ser o justo vencedor do jogo e do campeonato.


Entrou melhor o Évora no encontro, e apenas não conseguiu adiantar-se no marcador porque o seu chutador foi desperdiçando oportunidades, e faltou clarividência para concretizar as situações de ataque que foram criando e que espalharam o pânico na nervosa defensiva da Lousã.

Os beirões tiveram uma excelente ocasião para marcar, mas que foi desperdiçada numa má decisão do seu médio de abertura - abrindo à mão, quando a defesa dos alentejanos subira toda sem deixar ninguém a proteger a retaguarda - e foi apenas aos 31 minutos que a Lousã abriu o marcador nuns injustos 7-0 que não espelhavam o que se tinha passado até então.

E quando os chaparros se preparavam para voltar a pressionar, foram novamente os lousanenses a conseguirem chegar ao ensaio na sequência de um longo pontapé defensivo que o seu ponta não desperdiçou, para elevar o marcador para 12-0 aos 34 minutos de jogo, e passarem a comandar as operações.

Aos 39 minutos a partida foi interrompida pelo árbitro que verificou que um jogador do Évora necessitava de atendimento urgente, o que se veio a verificar ficando a partida interrompida por cerca de oito minutos.

No recomeço a Lousã falha incrivelmente um pontapé de penalidade entre os postes, e ao terminar a primeira parte do encontro o Évora conseguiu finalmente quebrar a defesa da Lousã e reduzir para 12-5, resultado com que se chegou ao intervalo.

O segundo tempo reflectiu uma certa quebra no rendimento das duas equipas, mas a Lousã foi castigando as faltas cometidas pelos eborenses, e transformou mais duas penalidades que levaram o resultado, antes dos 10 minutos do segundo tempo, para 18-5, para depois se limitarem a gerir o resultado

Os chaparros reagiram bem a partir dos 20 minutos e desenvolveram alguns interessantes movimentos ofensivos, que foram no entanto parados pela defesa lousanense.

Os beirões conseguiram quebrar o momento do Évora e voltaram a equilibrar a partida, e nem uma nem outra equipa conseguiu fazer mexer o marcador até ao último suspiro da partida, quando numa boa sequência de jogo entre avançados e linhas atrasadas, a Lousã acabou por marcar o último ensaio do encontro e fixar o resultado nos 23-5.

Embora premiando a melhor equipa em campo, o resultado acaba por ser um castigo demasiado pesado para o Évora, e leva a equipa das beiras à Divisão de Honra, onde vai substituir o Montemor, último classificado daquela categoria.


Sem comentários: