8 de abril de 2015

FORÇA DO NÚCLEO DE RUGBY DA LOUSÃ PODE CONDICIONAR QUALIFICAÇÃO *

* José Silva
Aproximamo-nos rapidamente do final da fase regular do Campeonato Nacional da Segunda divisão, Zona Norte/Centro, e neste próximo domingo – e de acordo com o regulamente que prevê que todos os jogos sejam em simultâneo nas últimas duas jornadas – disputam-se três partidas que nos podem ajudar a esclarecer quem serão os finalistas deste ano.

Mas vamos aos jogos da semana, em particular a um escaldante Bairrada- NR Lousã.

Vamos então olhar para a 17ª jornada.


Começamos pelo mais escaldante dos três encontros o que opõe os atuais segundos e terceiros da classificação, mas que apesar de tudo tem motivações diferentes.
Enquanto a equipa da Moita da Bairrada espera alcançar um lugar nas meias-finais e lutar pela subida de divisão, a equipa serrana, está, pelo regulamento das equipas satélites, e pela nossa leitura, impedida de o fazer de acordo com o nº 9 do referido regulamento.

“9 – Os clubes satélites não podem participar nas fases finais das provas em que participam e que lhes permita o acesso à divisão em que se encontra, o clube principal.”

Apesar disso o NR Lousã pode, como já o fez, e de acordo com o artigo 6º do regulamento, utilizar jogadores inscritos pelo RC Lousã, o que convenhamos aumenta significativamente a competitividade da equipa e justifica a resultado na primeira volta entre os dois emblemas.
E de novo o Bairrada enfrenta a Lousã em dia de folga da equipa principal…

“6– As equipas do clube principal e satélites não podem utilizar, por cada jogo, mais do que 5 jogadores inscritos pelo outro clube, no caso de rugby de 15, e mais do que dois jogadores no caso do rugby sevens.”
Em relação ao jogo em si dependerá muito da equipa que a NR da Lousã apresentará na Moita, pois se os bairradinos tem uma jovem e vibrante equipa, e com bastante potencial de crescimento, os serranos tanto podem ser um rolo compressor, como ser a equipa que perdeu com o Aveiro…
Seja como for esperamos um bom, e emotivo jogo, pelo que achamos que é a partida a ver.
O Bairrada quererá fechar desde já o apuramento para, na última ronda, ir a Guimarães tentar roubar o primeiro lugar.
Jogo a ver. Jogo de tripla

(NOTA: Não pretendemos atacar o clube A ou B, ou defender o clube Y ou Z, mas na realidade poderão ser os resultados com o NR Lousã, que definirão quem seguirá para a fase final. Também não defendemos que haja equipas que joguem a feijões…têm de haver uma solução intermédia).


Longe de qualquer polémica o Famalicão recebe os grifos de Aveiro e só lhe interessa a vitória bonificada.
O Famalicão para chegar à meia-final tem de fazer, pelo menos 8 pontos e esperar que o Bairrada não faça nenhum.
Para isso o melhor é garantir duas vitórias com ponto bónus, nos dois jogos que lhes faltam em casa.
Em relação a este primeiro jogo, surpresa será não conseguirem o ponto bónus ofensivo, e surpresa ainda maior, caso não ganhem despedem-se desde já da Final Four.
Os grifos, que fazem o seu último jogo na prova, não devem ter artes para nova surpresa…
Apostamos na vitória bonificada do Famalicão.

Jogo antecipado para Sábado às 16 horas no mesmo local

Apesar dos bravos de Guimarães já terem a presença na meia final garantida, ainda podem perder o primeiro lugar, que evita uma meia final com o CR Técnico, previsível primeiro classificado do grupo Sul/Lisboa.

(…sobre o CR Técnico o caso poderá ser ainda mais complicado, pois pelos regulamentos o CRT poderá disputar as meias finais, e poderá subir à primeira divisão caso ganhe a final – e, sejamos lúcidos, se quiser, e com 5 jogadores da equipa da Divisão Honra, provavelmente ganhará a qualquer equipa que lhe apareça à frente..)

Seja como for, o Guimarães , mesmo que levante o pé do acelerador, não deverá ter dificuldades em ganhar aos gladiadores, que neste momento carregam a colher de pau.
Jogo de sentido único onde se espera a vitória por números gordos dos bravos.
O Braga, que faz o seu último jogo do ano, deverá, como de costume, bater-se com as armas que tem.

Veja o quadro completo dos resultados e a classificação sem a introdução de pontos por folga na nossa página dedicada à competição.

Sem comentários: