30 de maio de 2014

CAI O PANO SOBRE A ÉPOCA... COM A FINAL DO COSTUME *

* António Henriques
Este sábado vamos ficar a conhecer o campeão 2013/14, com o 56.º título nacional a ser decidido mais uma vez entre CDUL e Direito, as duas melhores equipas da temporada e que se vão defrontar, pela quarta final consecutiva em distintas competições. Será a 7.ª final (!) seguida protagonizada pelos universitários, que após vencerem quatro diante Agronomia (3) e Quesos Entrepinares (Taça Ibérica 2012), perderam as últimas três exatamente para o seu adversário de amanhã.
Já os advogados – quatro vezes campeões nos últimos cinco anos! – para lá de terem vencido pela primeira vez a fase regular estão na sua 7.ª final do campeonato em nove anos e são os detentores dos quatro troféus que disputaram: Campeonato, Supertaça e Taça Ibérica 2013 e Taça de Portugal 2014.            
Ou seja, em termos de jogos decisivos entre ambos: não há três sem quatro, pensarão os de Monsanto, a caminho do seu 10.º título nacional? Ou à quarta é mesmo de vez, como pretenderão os universitários procurando o 19.º campeonato?
Mas também a manutenção e um lugar no grupo A da próxima época vão estar em jogo num Sábado Gordo para o râguebi, com muita festa, emoção, alegria… e desespero.  
 
 
DIREITO–CDUL (EU Lisboa, 18.00)
Esta época: Direito-CDUL (20-16) e CDUL-Direito (10-3)
Em vez de andarmos às voltas com as habituais e sempre discutíveis (e falíveis) previsões, atribuição de favoritismo, táticas a engendrar, ideias sobre as figuras que poderão decidir a partida, etc., etc., para a grande final de amanhã, o Mão de Mestre decidiu inovar, e indo mais à frente que a concorrência, colocou um microfone nos balneários da duas equipas, o que lhe permitiu – futuristicamente – captar o ambiente em cada um deles nos instantes que antecedem a saída dos jogadores para o relvado. E aviso já, qualquer aproximação à realidade não é pura coincidência…   
CENA 1
Local: Balneário de Direito no EUL; Hora: 17.50 de sábado
Martim Aguiar (MA): Vamos embora malta, toca a concentrar que irão ser 80 minutos bem duros.
Jogador 1: Ó Martim deixa-te lá dessas coisas. Isto não é uma final? Então já se sabe quem vai ganhar. É sempre a mesma coisa: 80 minutos, uma bola em forma de melão, 15 de cada lado e no fim…(risos).
MA: Não é bem assim, olhem que o CDUL tem uma grande equipa e grandes jogadores.
Jogador 2: O quê? Queres ver que o Pipoca e o Malheiro vão jogar por eles! (mais risos)
 MA: Deixem-se lá de confianças exageradas. Há que lutar por cada bola metro a metro, deixar tudo em campo e sermos inteligentes. Quanto à tática…
Jogador 3: Martim, olha pra nós, mas qual tática? Lá estás tu com a mania que és o Jorge Jesus ou o Mourinho! A gente vai lá para dentro, levamos umas ‘mocadas’ do Seti como é costume e mais amarelo menos amarelo a coisa dá-se. Podes estar descansado. Isto em Monsanto é igual ao Toulon, já sabes.
Jogador 1: É verdade, o Adérito joga hoje de início ou não? Dava jeito…
MA: Ainda não sei bem, pá, hesito. É que ele, com aquela maneira de partir para cima dos adversários e a dar aos braços como um turbo-compressor, só de ver cá de fora cansa… e faz cá uma ventania! Imagino como será dentro do campo. Se calhar é capaz de moer um pouco a malta do CDUL, não acham? Ora isto é uma final com televisão e tudo. Para partir a mobília toda já basta o Palito, que demorou mais tempo a ser apanhado pelo GNR do que o Pipas, o Aguilar e o Coutinho a dizerem adeus….
Jogador 4: E a n.º 8, sempre vamos ter o Vasquinho?
MA: Claro! Isto é um clube de advogados, não é um clube de totós. As coisas podem demorar um pouco, mas acaba sempre por se dar um jeito aqui e ali, percebem? E desta vez ele prometeu-me que até se vai portar bem… Se lhe apetecer pisar alguém vai pedir, educadamente, licença primeiro. E até me cheira que é ele que vai marcar o ensaio da vitória.
Jogadores (em coro): OS ensaios, Martim, OS ensaios da vitória. Sempre me saíste cá um descrente…
E lá saíram a correr para o relvado a cantar: “O campeão voltou, o campeão voltou…”        
CENA 2
Local: Balneário de CDUL no EUL; Hora: 17.50 de sábado

Damien Steele (DS): Vamos embora malta, toca a concentrar que irão ser 80 minutos bem duros.

Jogador 1: Ó Damien deixa-te lá dessas coisas. Isto não é uma final? Então já se sabe quem vai ganhar. É sempre a mesma coisa: 80 minutos, uma bola em forma de melão, 15 de cada lado e no fim…

DS: Não é bem assim, olhem que nós temos uma grande equipa e até os melhores jogadores.

Jogador 2: O quê? Queres ver que o Pipoca e o Malheiro vão jogar por nós! (risos amargos)

DS: Deixem-se lá de inseguranças e pessimismos exagerados. Há que lutar por cada bola metro a metro, deixar tudo em campo e sermos inteligentes. Quanto à tática…

Jogador 3: Damien, nisso tu és bom, com aquela mania que és o Jorge Jesus ou o Mourinho! Não me digas que vais manter a linha de três-quartos toda ao contrário…

DS: Nã…desta vez ainda vou baralhar mais para atrapalhar por completo o Direito. Vou começar por pôr 8 internacionais no banco. Nem o BES é tão rico. Se calhar é por isso que dizem por aí que vão mudar de treinador…veem como estou com humor a 5 minutos de uma final? E ainda dizem que não me rio! O Carl vai para a 2.ª linha. Já o imaginaram a fazer aqueles sprints de 40 metros com o Rui d’Orey agarrado à cintura? E o Penha e Costa, como gosta de tocar na bola, tiro-o da ponta esquecida e meto-o a talonador. Assim vai-se fartar de tocar nela, pelo menos nos lançamentos nas touches. O que acham?

Jogador 4: Por mim… (encolhe os ombros). E então e o Seti, joga aonde?

DS: Longe do Vasquinho Fragoso Mendes. Sempre longe.
Jogador 1: Ó Damien, e o que é este altar que montaste aqui no balneário com três fotos e velinhas e tudo?
DS: São os três Santinhos da avançada que vos deram as últimas vitórias e que eu nunca tive oportunidade de conhecer: Tiago Girão, David dos Reis e Daniel Faleafa. Antes de sairmos vou fazer aqui uma breve oração e talvez eles vos iluminem para uma granda jogatana.
Jogadores (em coro): Fia-te neles, Damien, fia-te. Sempre me saíste cá um crente…
E lá saíram a correr para o relvado a cantar: “Um, dois, três, mas à quarta vai ser de vez…”       
  
CRAV-RC MONTEMOR (Estádio José Redondo, Lousã, 16.00)
Esta época: CRAV-RC Montemor (35-14) e RC Montemor-CRAV (25-17)
Mas nem só para decidir o título se vai jogar amanhã. Também no que respeita à permanência na DH vão disputar-se 80 minutos com o seu quê de dramático, entre CRAV e RC Montemor. O estádio será o José Redondo, na Lousã, este sim a meio-caminho para os dois conjuntos que, na fase regular, venceram cada qual o seu jogo na condição de visitado.
Será difícil atribuir uma réstia que seja de favoritismo a algum dos quinzes, pois são duas equipas muito iguais, com praticamente os mesmos pontos marcados (mas com os montemorenses a sofrerem mais 266…) que concluíram as 20 jornadas exatamente com o mesmo número de pontos: os alentejanos com mais um triunfo (3 contra 2) mas sem terem somado qualquer ponto de bónus, ao passo que os minhotos conseguiram dois preciosos pontos de bónus.
A grande incógnita vai ser saber como as duas equipas se vão comportar em viagem, pois ambas ‘perdem o pé’ longe de casa e têm deixado muito desejar na condição de visitantes. O Montemor foi derrotado em todos os jogos fora do seu reduto, enquanto o CRAV fez só um pouco melhor, pois também perdeu em todas as deslocações exceto o empate arrancado na ida a Taveiro.  
Em 2013 o CRAV salvou-se da descida ao bater, no jogo também decisivo, o Benfica, por 19-12. Ou seja, os homens de Arcos de Valdevez já sabem como se ganham jogos de sofrido mata-mata e isso pode dar-lhes uma ligeiríssima vantagem.…

AGRONOMIA-ACADÉMICA (Caldas da Rainha, 16.00)
Esta época: Académica-Agronomia (34-53) e Agronomia-Académica (41-5)
As Caldas da Rainha vão ter o primeiro ‘cheirinho’ de râguebi da DH – antecedendo uma época inteira onde a sua equipa mais representativa vai receber todos os grandes da modalidade na temporada de estreia na principal competição nacional – ao ver o seu belo estádio ser a arena onde Agronomia e Académica vão discutir qual a equipa que será a 5.ª classificada final, ficando assim integrada no grupo A em 2014/15 e atirando com a derrotada para o grupo B.
Curiosamente, os homens de Coimbra também estiveram na partida equivalente do ano passado, na qual perderam com o CDUP, e tendo em consideração tudo o que se passou nesta temporada, nomeadamente os confrontos entre os dois quinzes que proporcionaram vitórias gordas aos agrónomos, dificilmente vemos como será possível a equipa da Tapada – sempre favorita ao título e que há muito não víamos tão abaixo na tabela – concluir a temporada sem ser com um sorriso. Um pouco amarelo, mas ainda assim, sorriso.

11 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite , Manel

Aqui vai o meu prognóstico:

Vitórias
Seniores - Direito
Sub 23 - Cdup
Seniores desce - Montemor
Sub 18 - Direito
Sub 16 - Belenenses

Espero que seja bons jogos , os jogadores respeitem-se, o público que apoie as suas equipas como deve ser.

Cumprimentos

O Polvo

Anónimo disse...

Finalmente!...
Mas, só isto?

No âmbito do processo disciplinar instaurado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Rugby ao atleta Vasco Fragoso Mendes, Licença 19519 do clube GD Direito, com base no relatório do árbitro e do árbitro auxiliar, foi deduzida nota de culpa em que se imputavam ao mesmo os seguintes factos:

O arguido, Vasco Fragoso Mendes, participou, no dia 18 de Abril de 2014, no jogo GD Direito X CDUL, realizado no Estádio Nacional, no decurso do jogo, o atleta foi expulso por agredir um adversário pisando-o duas vezes na cabeça;

Notificado da nota de culpa, o atleta apresentou defesa, confessando os factos, mostrando arrependimento, mencionando que sempre manteve boa conduta e teve comportamento correcto, tendo-se tratado de um episódio isolado.

Perante esta realidade, considera-se provado o conteúdo do relatório do árbitro, o qual faz fé até prova em contrário.

O arguido cometeu o ilícito previsto no art.º 26.º c) 2 do Regulamento de Disciplina, sendo aplicada a sanção de suspensão de 5 semanas.

Enquanto isso...

O jogador Domingos Trigoso Lino efectuou uma placagem alta elevando o adversário e deixando-o cair de costas, com o seu comportamento cometeu a infracção prevista no art.º 26 B7) sendo punido com 3 semanas de suspensão.

Onde está a equidade?

Quem tem Diretores de Equipa no CD...

E o MdM que é tão lesto a criticar umas coisas, de outras nem um pio!

Anónimo disse...

ta com graça, mas apesar de eu ser adepto do Direito, acho que vai ser um jogo disputado ate a ultima (quem me dera que fosse cabazada do grande GDD).
o cdul esta forte e vai proporcionar nao um jogo elegante de se ver, mas uma grande batalha.

Força Direito!!

Anónimo disse...

mete mais tabaco nisso

Anónimo disse...

Malta vai ser lindo!!! 80 minutos e no fim GDD CAMPEÃO!!!

Great_duke disse...

Um pouco de humor para apimentar a coisa...espero que seja um bom jogo. Antevejo-o disputado...

Um tarde em grande: finais em Inglaterra, França e Portugal...

Anónimo disse...

Grande jogo, grande ambiente, com emoção até ao fim e o CDUL é o justo vencedor!

Ai se os jogadores jogassem assim pela selecção nacional como fazem pelos seus clubes, com tanta garra e determinação...

Anónimo disse...

Parece que em Monsanto só se ouvem grilos !!!

Anónimo disse...

Ups.....

Anónimo disse...

Grilos...ups...

O Direito ganhou, esta época a supertaça contra o Cdul.., a ibérica, a de Portugal contra o Cdul e a acabou em primeiro a fase regular. A tal de que a malta do Cdul tanto falou o ano passado...

Ups...cri-cri...

Anónimo disse...

Somos mesmo muito pobrezinhos. Ficamos todos contentes por ao longo de 10 meses termos uma boa jornada de rugby. Cadê as outras? A pior época dos últimos anos do rugby português. Entretanto as passeatas dos "colados ao tacho" continuam. Muita coisa se podia fazer com esse dinheiro.