11 de março de 2013

NA SEGUNDONA FCT NO COMANDO E BEIRA MAR E BELAS FORA DA CORRIDA

Uma esperada vitória bonificada perante o Elvas dá a primeira posição à FCT no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, enquanto Belas e Beira Mar estão, fora da corrida aos lugares de acesso ao playoff, a menos que um tsunami varra o rugby português...

Os candidatos são agora, realmente, apenas três para aqueles dois lugares, e na próxima semana teremos um definitivo Sporting-FCT para sabermos quem acompanha o mais que provável São Miguel, na disputa do título nacional, com os apurados do Centro/Norte.

Os buldogues subiram ao segundo posto na tabela, enquanto o Sporting não pontuou, pois jogou com o Évora B.

Voltamos hoje a publicar um quadro sobre o que ainda pode acontecer com os cinco primeiros da tabela do Sul/Lisboa, para que você possa fazer as suas contas:



ZONA SUL/LISBOA
FCT *27-5 ELVAS (5-1)
Jogo de confirmação para os tecnológicos, que chegam assim ao comando da tabela classificativa, aproveitando a derrota do Beira Mar e a folga do Sporting.
A próxima jornada pode mesmo ser definitiva, em caso de vitória do São Miguel sobre o Belas e da FCT sobre o Sporting, com bónus de ataque, já que, provavelmente, o jogo Elvas-São Miguel não se realizará, por falta de datas, com a respetiva vitória, por falta de comparência, dos buldogues....
A FCT começou a prova menos bem, tendo apenas registado uma vitória e um empate nos primeiros cinco encontros a contar para a classificação.
Mas depois melhoraram, e as vitórias conseguidas nas três últimas jornadas, lançaram-nos para a liderança.

SÃO MIGUEL *45-11 BEIRA MAR (5-1)
A vitória dos buldogues era esperada, mas não por números tão expressivos, que acabam por calar os mais renitentes em considerar a equipa do 1º de Maio, a grande candidata à vitória na fase de apuramento.
O Beira Mar fica numa posição muito delicada, e já não acreditamos que consiga o apuramento, depois das recentes derrotas frente ao Belas e FCT, e apesar da vitória sobre o Sporting.
Não tendo possibilidade de ultrapassar os 42 pontos, será difícil conservar  vantagem sobre FCT (com 42 pontos, mas podendo ainda fazer mais), sobre o Sporting (com 37 pontos mas podendo fazer mais que cinco...) e o São Miguel, que leva 39 na tabela, mas muitos ainda por fazer...
O sonho dos ribatejanos terá que ficar para a próxima época, e não se poderão queixar nem de árbitros, nem de pressões exteriores - apenas eles são responsáveis pelas derrotas que sofreram e não deveriam ter sofrido - nomeadamente as já referidas frente ao Belas (na Moita) e frente `à FCT .

OEIRAS 21-14* BELAS (3-2)
O Oeiras cumpriu a ameaça de causar alguns dissabores aos da frente, e acaba de colocar um ponto final nas esperanças do Belas, no apuramento para o playoff, mesmo que matematicamente, ainda nada seja definitivo.
Mas como acreditar que os esquilos sejam capazes de alcançar os 43 pontos a que ainda podem chegar, se a equipa perdeu as três últimas partidas e vai agora defrontar o principal candidato, o São Miguel?
E mesmo que o consigam, será preciso que se reúna um tão grande conjunto de fatores favoráveis, que é mais fácil que lhes saia a lotaria...


Hoje no Estádio Nacional, entrou melhor o Belas, pressionando o adversário, mas cedo os homens da Linha reagiram a acabaram por dominar a segunda metade do primeiro tempo, marcando dois ensaios.
No segundo tempo o Belas voltou a entrar melhor, mas o Oeiras aguentou bem e acabou por conseguir o ensaio da vitória já no final da partida.


SPORTING 26-36 ÉVORA B (4-6)
Jogo para cumprir calendário, com uma derrota dos leões que já não surpreende, depois da outras duas sofridas contra equipas B.
O Évora conseguiu salvar o fim de semana, que não foi muito risonho para os chaparros, com o cabaz que levaram em Montemor...
Espera-se ver o Sporting em pleno da decisiva partida do próximo final de semana, frente à FCT, e espera-se também uma particular atenção da FPR para esta partida, sob risco de ficarem a pairar nuvens esquisitas sobre o resultado, seja ele qual for...

TÉCNICO B - KELLERMAN
Até à hora de encerrarmos esta edição, nada sabemos sobre a realização deste encontro.


ZONA CENTRO/NORTE
APURADOS
FAMALICÃO *36-10 GUIMARÃES (6-2)
Jogo disputado em Guimarães, mas que os famalicenses venceram sem margem para dúvidas, somando mais uma vitória na sua caminhada para as finais da Segundona.
Com esta derrota, os bravos vão ter que se preparar para o confronto com os bairradinos, que venceram em Tomar e estão agora a três pontos de distância.


TOMAR 10-19 BAIRRADA (2-2)
Num jogo com muitas interrupções, quem começou melhor foram os templários que aproveitaram um erro dos visitantes e marcaram cedo o seu primeiro ensaio.
Os bairradinos reagiram e aproveitando alguns pontos fracos dos tomarenses, marcaram dois ensaios e beneficiaram de algumas penalidades que lhes deram a vitória.
O IP Tomar melhorou bastante desde o início da época, como os próprios resultados demonstram, e criando muitas dificuldades aos adversários, particularmente nos jogos disputados em casa.
A Bairrada parece também ter recuperado alguma organização, que tinha desaparecido e deixado no ar uma interrogação quanto ao valor da equipa.
No próximo fim de semana terão oportunidade de mostrar se a recuperação chegou a tempo de garantir um lugar nos playoffs finais...

NÃO APURADOS
AVEIRO *5-12 AAUTAD (1-2)
Vitória difícil da UTAD sobre o Aveiro, que parece recuperado da pesada derrota sofrida frente à Lousada.
Duas equipas de raiz universitária, que devem procurar expandir-se e  estabelecer laços com a população das cidades a que pertencem, sob risco de estagnação ou mesmo de desaparecimento.
Aproveitando o fim de semana, os transmontanos festejam a abertura ao público do seu novo site, que estava em construção, e que você pode ver agora, aqui .


BRAGA 14-12* LOUSADA (2-2)

O Braga consegue uma saborosa vitória sobre a Lousada, repetindo o sucesso obtido na segunda volta da fase de apuramento, e confirmando-se como um valor a ter em consideração na Zona Norte, e em especial no Minho, onde se junta já a CRAV, Famalicão e Guimarães, formando um quarteto a que esperamos ver rapidamente agregado o Viana.
Só com competições regionais de clubes, fortes e bem organizadas, o rugby português pode evoluir.

Fotos: Tânia Garrett e António Simões dos Santos

20 comentários:

Unknown disse...

Temos consciência que perdemos o acesso por nossa culpa, mas para uma equipa que contem jogadores que na sua maioria jogam isto há apenas 4 anos e contando que no 15 inicial temos regularmente 4 miudos de 18/19 anos acho que este ano incomodámos muita gente e evlouimos muito. Quem sabe se para o ano fazemos uma gracinha...
Natas #8 Rugby Vila da Moita

Anónimo disse...

FCT ganha ao Sporting e ao Oeiras (talvez com PB) e acaba com 50/51 Pontos! Sporting o melhor que faz são 45 se ganhar ao S. Miguel.
O S.Miguel tem 39... se ganhar ao Elvas com PB (contanto com o primeiro jogo por FC) fica com 49 pontos... basta ganhar ao Belas ou Spoting e fica em primeiro.
Passa o S.Miguel (1º) e o FCT (2º) e ainda se encontram na final quem sabe... se passar o Sporting cheira me que levam na boca do famalicão porque são uma equipa que não placa

Anónimo disse...

Só um reparo: o jogo FCT-Elvas ficou 27-5 e não 27-11

Unknown disse...

É certo que estivemos perto de continuar na luta, mas… por culpa “nossa” ficamos apeados e não foi nesta ultima jornada, foi em outras duas anteriores.
Esta equipe cumpriu o seu papel, até onde pôde, mais que isso seria um feito histórico, no mínimo para todos os que ACREDITAM neles e uma surpresa amarga para outros.
Contra todas as expectativas andaram em 1º lugar quase 14 jornadas, o que incomodou e surpreendeu muita gente, baralhando outros ainda mais.
Longe estão os tempos dos resultados de 100-0.
Tudo tem uma evolução, tudo tem o seu tempo e aqui na Moita, até somos pacientes e continuamos a acreditar que podemos ir mais longe.
Parabéns BMFCG/RVM!!
Rugby Vila da Moita, OLÉ!!
[José Chorão]

Anónimo disse...

Tecnico B 15- Kellerman 5
È de lamentar que este jogo não tenha tido arbitro nomeado pela FPR (se foi nomeado, não apareceu).
Terá sido pelo jogo se ter realizado na moita?

Estevão disse...

"com a respetiva vitória por falta de comparência dos buldogues" ????

Referem-se à vitória dos Bulldogues, certo? Porque não fomos nós que demos falta de comparência, mas o contrário já que o Elvas informou que não tinha campo, a FPR disponibilizou o E.N. e eles não vieram!

Manuel Cabral disse...

Dos últimos cinco comentários recebidos, um teve que ser eliminado.

Manuel Cabral disse...

Ao anónimo das 09:07
Com certeza! Já está corrigido!

Manuel Cabral disse...

Estevão
Claro que é essa a interpretação do que se escreveu, mas para ficar mais claro ainda, coloquei lá as vírgulas que impedem maus pensamentos...

Anónimo disse...

Ou seja o São Miguel ainda está para receber 3 pontos da falta de comparência, que a propósito da pontuação de facto deixa muito a desejar!!! Uma equipa não aparece, devia ser punida com pelo menos dois pontos!!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 15:37
Uma vitória por falta de comparência do adversário equivale a uma vitória com ponto de bónus (5 pontos).
Mas concordo que uma equipa que perde por FC devia ser punida com pontos negativos, e não com zero pontos (como se de uma derrota normal de tratasse).

Anónimo disse...

Toda a razão, troca de dedos!

Anónimo disse...

Nesta jornada ficaram fora da luta pela final four, o Moita e o Belas. A luta agora encontra-se a 3 (São Miguel, Sporting e FCT). Das 3 o São Miguel ganhando em Belas e ao Elvas, qualifica-se, deixando uma vaga para Sporting e FCT, nesse sentido, ambas as equipas ainda têm que defrontar o Oeiras, que se encontra numa clara subida de forma.
Seria interessante à FPR, nomear uma equipa de arbitragem para esse jogo, obviamente, devia ser assim sempre, mas já sabemos que não existem arbitros suficientes.
Mas será necessário um arbitro com experiência e que não seja influênciado por forças do lado de lá da rede...
Parabéns principalmente ao Moita (Beira-mar) pela grande evolução neste ano.

Anónimo disse...

espera-se também uma particular atenção da FPR para esta partida, sob risco de ficarem a pairar nuvens esquisitas sobre o resultado, seja ele qual for...

peço desculpa mas não percebo estes sob intendidos

Anónimo disse...

o sporting acaba com FCT e com sao miguel, e mais o Oeiras isto se nao lhes sacarem com ponto bonos , podem bem acabar em 2º devido ao sao miguel que pasam ambos, depois logo se vê

António disse...

O mais impressionante é a prestação do Sporting que ao contrário de qualquer equipa, é uma equipa que se juntou à 6 meses e tem feito um bom campeonato. Sem dúvida ficará num dos 3 primeiros lugares.

Anónimo disse...

o Sporting tem mais que meios para ter a sua equipa qualificada para bem com sao miguel, nao se esqucam que so perdeu com sao miguel por 1 ponto e empatou com fct agora com os jogos em casa e bem diferente e muito forte em casa, e tem mais que equipa para ganhar o ponto bonos em oeiras nao e hipotese a descartar nao se esquecam disso no final four logo se ve nao conheco o resto das equipas mas nao e por isso que sporting vai baixar os bracos.

Anónimo disse...

até já se escreve emigrês aqui! Lindo! o Sporting se vencer o FCT passa e pronto. O Moita também perdeu por 8 no 1º com o S.Miguel e depois levou... o Fct começou mal e agora parece muito bem! já passou muito tempo e na 2ª divisão muda muita coisa com o tempo. Não te esqueças que o Sporting só tem 37 pontos e 3 jogos "a doer"... ainda pode ficar atrás do Moita e do Belas. Basta para isso não pontuar nos jogos que faltam!

Anónimo disse...

Limitem se a jogar sff.. No fim é que se fazem contas! Abraço e boa sorte para todos

Anónimo disse...

Exactamente, joguem e "calem-se"! E já agora veja-se se não acontecem mais situações anómalas, em que depois da bola do jogo ter saído umas 3 vezes é que acabou o jogo de vez! Boa sorte para todos e lisura de procedimentos!