4 de março de 2013

FCT BATE BELAS E JUNTA-SE A SPORTING E BEIRA MAR

Ao vencer o Belas por 20-6, mas sem direito a ponto de bónus, a FCT ultrapassa um tremendo obstáculo e junta-se ao trio da frente, onde Sporting lidera, graças ao saldo de pontos marcados/sofridos, e com o Beira Mar com um jogo mais que os outros dois.
Logo atrás deste trio maravilha, segue o São Miguel, com menos três pontos mas também com menos dois jogos.

(Correção: Quem lidera o trio é o Beira Mar, seguido do Sporting e depois pela FCT, pois o primeiro fator de desempate é o maior número de pontos obtidos nos jogos entre as equipas empatadas. Assim, o Beira Mar tem 55 pontos marcados, o Sporting 45 e a FCT 28.)

O Belas ficou com os 32 pontos que já tinha, e está agora a cinco dos da frente, o que começa a ser complicado, para quem ambicionava um lugar no playoff final, mas não significa, para já, que esteja afastado definitivamente daqueles lugares - só que os seus concorrentes deram um importante passo em frente.
Como tínhamos referido anteriormente, nesta fase cada ponto perdido pode significar a morte do artista...

ZONA SUL/LISBOA
BELAS 6-20 FCT (0-3)
Os esquilos vestiram pele de caranguejo e deram um passo atrás, empurrados pelos tecnológicos da Sobreda, que não deixaram os seus créditos por mãos alheias e repetiram o triunfo da primeira volta.
E como sempre acontece nestas circunstâncias, quando um perde vê a concorrência fugir, e foi o que fez a FCT, que se juntou ao trio da frente, e se tivesse conseguido o quarto ensaio, poderia agora ufanar-se de uma liderança isolada.
Mas não foi isso que aconteceu, e a ordem clasificativa dos primeiros, está agora por conta dos fatores de desempate, onde Sporting leva a melhor com mais 127 pontos no saldo de marcados/sofridos em relação à FCt, que se fica pela segunda posição.
Note-se que estas duas equipas empataram na primeira volta entre si (14-14), o que leva para o jogo que vão disputar na jornada 16, para a categoria de jogo do vale tudo.

BEIRA MAR 22-15* OEIRAS (4-2)

Infelizmente o jogo fica marcado pela recusa do árbitro nomeado pela FPR, em dirigir a partida, obedecendo ao decidido pela ANAR, como aqui anunciámos oportunamente.
O Mão de Mestre tem mantido uma postura, em relação ao caso que está por trás desta decisão da ANAR, de não opinar sobre o fato concreto, apenas falando em termos gerais.
E é o que continuamos a fazer, quando exigimos a quem tem o poder de resolver a questão que o faça, pois assim é uma vergonha para todos nós.
A FPR tem que fazer mais do que emitir um comunicado do seu presidente a dizer que lamenta o ocorrido e aguarda a decisão do Conselho de Disciplina.
Tem que ter uma intervenção positiva e pedagógica , medeando um conflito que promete trazer ainda muitos dissabores para o rugby português, até porque grande parte do que a ANAR exige, diz respeito à própria FPR...
Passaram duas semanas sobre os fatos que deram origem ao imbróglio, e que se saiba, a FPR continua apenas a aguardar a decisão do conselho de Disciplina - e se isto não corresponder à verdade, fica aberta a via para que a direção federativa o desminta e explique que iniciativas já tomou, se o não quiser fazer no seu orgão oficial.
Voltando ao jogo propriamente dito, a primeira parte foi apitada por um elemento do Oeiras, e o resultado ao intervalo era de 5-15, favorável aos visitantes, mas na segunda parte o árbitro foi um elemento ligado ao Beira Mar, e o resultado final foi de 22-15 a favor da equipa da casa.

ELVAS 9-29* SPORTING (0-5)
Resultado muito mais civilizado do que aquele que se verificou na primeira volta, e com o qual os leões garantiram os cinco pontos em jogo, e a respetiva liderança da tabela.
Dos jogos que ainda lhe faltam realizar (três a contar, já que no próximo final de emana defrontam o Évora B) o Sporting vai defrontar dois adversários diretos - a FCT e o São Miguel - e o resultado desses jogos vai ter imensa importância na classificação final.
Neste momento, e graças ao diferencial de mais 282 pontos entre marcados e sofridos, a equipa de Alvalade lidera a tabela, mas tudo continua em aberto.

KELLERMAN 0-44* SÃO MIGUEL (0-8)
Também neste desafio os números finais são bem diferentes daqueles que se registaram na primeira volta, mesmo que os buldogues tenham vencido sem margem para qualquer contestação, e se tenham aproximado da liderança, que está agora a escassos três pontos de diferença, quando a equipa tem ainda dois jogos de desvantagem em relação à concorrência.
Para a realização do jogo adiado da 8ª jornada com o Elvas, só resta o fim de semana da Páscoa, ou um dia qualquer a meio da semana. Mas seria interesante que o assunto ficasse resolvido o mais depressa possível...
Para que fiquem esclarecidas as dúvidas, o outro jogo a meonos que o São Miguel tem, ficará resolvido com as folgas (jogos com equipas B's) das outras equipas, pois a equipa do 1º de Maio já disputou os quatro jogos que não contam para a classificação.
Um última palavra de incentivo para os rapazes do Cacém, na sua aprendizagem, que por vezes fica muito pesada...

ÉVORA B 5-26* TÉCNICO B (1-4)

(Até à hora de encerrarmos este artigo, não recebemos qualquer informação sobre o resultado deste encontro. Reproduzimos a seguir um comentário que recebemos sobre o jogo)
O Técnico B ganhou com 5 ensaios contra 1 do Évora.
Bom jogo, bem arbitrado, com Évora a rodar a sua equipa A e B e o Técnico a levar 3 seniores A apara ganharem ritmo de jogo e 4 sub21 que aumentaram o ritmo da linha de 3/4. 

O Técnico jogou ainda com 3 sub18 ( não ao mesmo tempo) o que permitiu juntar 4 gerações/escalões de jogadores em campo (sub18/sub21/seniores e carcaças (veteranos..)
Se existe duvidas sobre a importância das equipas B para os clubes, este jogo seria um bom exemplo da sua importância. 

Na 1º divisão não serão muitos os jogos que apresentarão o nível médio de qualidade deste jogo.
Uma palavra ainda para o cansaço dos jogadores do Évora que estavam em estagio!


ZONA CENTRO/NORTE
GUIMARÃES *38-12 TOMAR (5-2)
Os bravos confirmaram da melhor forma a sua vitória da semana passada em Tomar, no jogo em atraso da primeira volta, e assumem agora a segunda posição da prova quando faltam duas jornadas apenas para a seu final.
No entanto, o apuramento não está garantido, e pode mesmo ficar por decidir até ao encontro final na Bairrada, se na próxima jornada os vimaranenses não conseguirem vencer o Famalicão, e os leitões forem vencer os templários...
Ou seja, apesar de seguirem na frente os minhotos não podem ainda largar os foguetes...

BAIRRADA 11-21 FAMALICÃO (1-3)
Quem já não precisa de se preocupar é o Famalicão, que regista neste campeonato um importante saldo positivo de 12 vitórias em 12 jogos, o que é um total de aproveitamento impressionante.
E mesmo em jogos da Taça, os minhotos venceram sucessivamente o Tomar, a UTAD e o Loulé, sendo apenas derrotados na 4ª eliminatória frente ao Montemor.
Agora, quando já nada lhe pode tirar a presença no playoff final, os famalicenses só têm que se preparar para as meias finais que aí vêm.
Mas tem ainda um desafio consigo próprio - fazer melhor nos jogos que faltam, e chegar ao fim só com vitórias, o que mais nenhuma equipa, de nenhuma competição nacional, pode fazer, já que todas elas já perderam, pelo menos uma vez!
Como eu vi hoje escrito na internet, os famalicenses portaram-se como verdadeiros guerreiros!














Fotos: Júlio Pimentel e Tânia Garrett

16 comentários:

Anónimo disse...

e numa jornada onde o Sporting fez o que estava obrigado a fazer, eis que o Belas se atrasa. São Miguel também a cumprir e a Segundona está ao mais alto nivel!

uma vergonha o que se passou no jogo do Beira-Mar num incidente que em nada honra o rugby português.

abraços

Anónimo disse...

CRE B, 5 (1E) - Técnico B, 26 (4E)

Anónimo disse...

já foi aqui escrito o que acontecerá no jogo em atraso Elvas - S.Miguel. Podem considerar 5 pontos para o S.Miguel, pois o jogo não se vai realizar!

Anónimo disse...

é lamentável a situação criada pelo BEIRA MAR , neste fim de semana faltou tudo para o ÁRBITRO nomeado pudesse actuar- faltou , delegado federação, observador e policia .
é uma vergonha que a federação obrigue os clubes que nada têm a ver com o caso a ser penalizados com a falta de arbitragem.
no dia 10 próximo o BEIRA - MAR desloca-se ao ESTÁDIO NACIONAL para jogar com o S. MIGUEL estes para terem ÁRBITRO terão que pagar do seu bolso o policiamento , mas de que vale se o delegado da federação e o observador não comparecerem . Até quando terão uns que pagar pela eneficácia da federação , aina em relação ao S. MIGUEL porque a federação não dá de uma vez falta de comparencia ao ELVAS dado que não existem datas para realizar este jogo por culpa do ELVAS, obrigando o clube da LISBOA a sofrer com a falta dos seus devidos 5 pontos.

Anónimo disse...

O tecnico B ganhou 26-7 ao Evora B

Anónimo disse...

Ultima jornada da zona Norte/Centro é um Guimarães Rugby UFC vs Moita Rugby Clube da Bairrada em Guimarães e não na Bairrada como escrito no "post".

Anónimo disse...

Não me pronuncio em relação ao jogo Beira Mar - Oeiras, não sei exactamente o que se terá passado, mas uma coisa é certa, há que respeitar as arbitragens, por muito más que sejam!! Críticas, sim senhor, uma bocas da assistência admitem-se!!! E desde os tempos em que era praticante até à data muito se tentou inovar e se evoluiu! Já tive o prazer de ver arbitragens de ex-jogadores com quem tive o prazer de jogar e privar, bem mais novos e de ver boas arbitragens!!! É claro que há sempre falhas, mas isso, nem com uma "máquina de arbitragem" deixaria de haver!

Anónimo disse...

Na proxima jornada temos um São Miguel\Beira Mar decisivo para as contas da Segundona como vai ser os arbitros recusam a nomeação ou a arbitrar e vamos ter mais uma vez cada uma das equipas a arbitrar a partida ( o que mais vale dizer que vai ser um mau jogo e que quem arbitrar a segunda parte vai ganhar a partida , ou que quem de direito decide uma vez por todas esta situação....

Anónimo disse...

O Tecnico B ganhou com 5 ensaios contra 1 do Evora.
Bom jogo, bem arbitrado, com Evora a rodar a sua equipa A e B e o Tecnico a levar 3 seniores A apara ganharem ritmo de jogo e 4 sub21 que aumentaram o ritmo da linha de 3/4. O Tecnico jogou ainda com 3 sub18 ( não ao mesmo tempo) o que permitiu juntar 4 gerações/escalões de jogadores em campo (sub18/sub21/seniores e carcaças (veteranos..)
Se existe duvidas sobre a importancia das equipas B para os clubes, este jogo seria um bom exemplo da sua importancia. Na 1º divisão não serão muitos os jogos que apresentarão o nivel medio de qualidade deste jogo.
Um apalavra ainda para o cansaço dos jogadores do Evora que estavam em estagio!

Manuel Cabral disse...

ATENÇÃO
Chamaram-nos a atenção para o fato de termos seguido uma ordem errada nos fatores de desempate, no que respeita à ordem de classificação das equipas empatadas na liderança da prova, e quem nos chamou a atenção ten razão.
Na verdade, o primeiro fator de desempate, em caso de igualdade, é o maior número de pontos marcados entre as equipas empatadas.
O que altera a classificação que apresentamos, já que, nos jogos entre as três equipas, quem marcou maior número de pontos foi o Beira Mar (55), seguido do Sporting (45) e da FCT (28).
Pedimos desculpa pelo erro, e assim que nos seja possível procederemos à devida correção na tabela. E agradecemos a quem nos chamou a atenção.
Resultados dos jogos: BM-SCP=12-14;23-17 BM-FCT=10-3;10-11 SCP-FCT=14-14

Anónimo disse...

Alguém me podia esclarecer como vai ser a fase seguinte dos apurados sff?

Anónimo disse...

Mais uma jornada estamos muito próximo do fim, São Miguel vai passar, o lugar que falta para o Sporting ou FCT

Miguel Vaz disse...

Assisti a esse 123-0 do Sporting ao Elvas e é um resultado que em nada espelha o que vale a equipa alentejana pois jogaram com 12 atletas...Muito mérito têm os 15, 16 guerreiros que o Elvas apresenta todas as semanas, pois jogar sem suplentes e sem treinar em conjunto e ainda fazer algumas belas exibições tem muito valor e mostra bem o espirito do Rugby que aqueles miudos magrinhos têm!Pois quem já jogou contra eles como eu, sabe que não são fáceis de ultrapassar com aquelas placagens duras e vindas do coração...já falei com a minha malta a imaginar como seriam se treinassem como todos nós 3 vezes por semana! e vamos ver o que vai acontecer até ao fim!cumprimentos a todos!

Anónimo disse...

Como é a fase final dos apurados? Alguém me pode dizer sff? Mao de Mestre?

Manuel Cabral disse...

FASE FINAL
O Regulamento próprio da competição pode ser consultado aqui:
http://www.clubesdiv2.maodemestre.com/p/regulamento-campeonato-nacional-2.html

Em resumo diz que a Fase Final é disputada em meias finais (a duas mãos) e final em campo neutro.
Para as meias finais o vencedor da Zona Sul/Lisboa defronta o segundo classificado da zona Centro/Norte, e vice versa.

Anónimo disse...

Obrigado!