10 de março de 2014

OS NÚMEROS DO RUGBY PORTUGUÊS OU O PORCO QUE ANDA DE BICICLETA

Ainda não há muito tempo fiz um comentário sobre os números indicados pela IRB em relação à quantidade dos jogadores portugueses de rugby, que aquela entidade dizia serem 20 mil.

Claro que a IRB não inventou aqueles números e portanto eles foram certamente fornecidos pela federação Portuguesa de Rugby, mas todos nós sabemos que aquele total não corresponde à verdade, a menos que se incluam nele todos os portugueses que alguma vez viram uma bola de rugby, seus primos, tios e parentes até ao quarto grau...

Pois hoje fiquei ainda mais espantado porque a IRB deixou de indicar 20 mil jogadores de rugby em Portugal e passou a indicar nada mais, nada menos que 41.497!!!


É verdade! Não sou eu quem está a mentir, apesar da mentira ser tão atrevida que faz corar de vergonha quem a tem, nem que seja só um bocadinho!

Nós já estamos habituados à manipulação de dados e números por quem tem obrigação de manter actualizados os dados sobre a nossa modalidade em Portugal, mas agora atingiu-se um extremo que nunca acreditei que fosse possível alcançar.

Com 41.497 jogadores, Portugal deixa para trás a Geórgia (6.708), a Roménia (12.810) e até a Rússia (28.542), ficando num honroso 8º lugar na Europa, logo atrás da Itália (77.858) ou do País de Gales (66.114).

E no mundo, Portugal com os seus mais de 40.000 jogadores (inventados!) fica num maravilhoso 18º lugar muito à frente do Uruguai (8.554), da Namíbia (9.317), do Zimbabwé (33.128), da India (23927) ou de Samoa (38240).

CURIOSIDADES
Ao ver aqueles números divulgados pela IRB - e que pode ver no final deste texto - veio-me à memória uma nota que Amado da Silva, no dia em que foi reeleito para o cargo que ainda desempenha, em Outubro de 2011, mandou divulgar, onde se dizia que "promete mais trabalho e garante ainda que a bandeira da descentralização vai continuar erguida."

com os seguintes:

"Principais objectivos para o quadriénio 2012-2015:
- Aposta na descentralização do Rugby Nacional fomentando o desenvolvimento regional
- Candidatura à organização de uma etapa da IRB Nations Cup 2012
- Captar mais jovens para o rugby de forma continuada
- Apostar no desenvolvimento rugby feminino
- Alcançar a marca de 100 clubes federados, 10 mil praticantes e 150 árbitros"


Ora afinal já se quadriplicou o número de 10.000 praticantes que Amado da Silva prometeu até 2015!

E pela facilidade com que os números se divulgam, não me espantaria que se atingissem os 150 árbitros muito em breve, apesar da Comissão de Arbitragem declarar que, em Janeiro deste ano, apenas havia 53 árbitros...

Quanto aos clubes federados então nem se fala! Devemos mesmo duplicar esse número de 100, indicados por Amado da Silva, pois com mais de 41 mil praticantes é natural que se chegue pelo menos aos 200 clubes, com uma boa média de 200 jogadores em cada clube!

Entretanto, para ajudar a compreender como o rugby nacional tem crescido, veja com atenção o quadro que lhe apresentamos das equipas acima dos sub-18, que têm participado nos campeonatos nacionais, e, por favor, use a cabeça quando lhe contarem histórias sobre o sucesso do nosso rugby e desta administração!


Vamos então esperar pela prometida descentralização e aposta no desenvolvimento do rugby feminino, pois mesmo que até agora nada se tenha feito, é natural que a partir de agora se faça tudo, e a correr, para se atingirem os objectivos e se cumpram as promessas...

18 comentários:

Anónimo disse...

Como nos tempos das guerras contra Castela, cada portuga em batalha suplantava-se e valia por 4 castelhanos.

Será essa a táctica utilizada pela FPR?

Ou, ao melhor estilo neo-colonialista, estão a contar com os jogadores brasileiros, moçambicanos, caboverdianos, etc?


Criatividade não falta na cabecinha do Sr Silva da FPR.

Anónimo disse...

Antes de criticar é preciso saber como se chegou aos números e é preciso saber quais os critérios da IRB que enquadram esses números.

Pode acontecer que números do Desporto Escolar possam ser contabilizados e existem numerosas escolas, sobretudo do privado mas também do publico, com Rugby como desporto escolar e com equipas de rugby, algumas destas escolas estão registadas no FPR.

Dada a dimensão de Gales também não acredito que tenham 66000 jogadores de rugby a não ser que contabilizem escolas. O mesmo se passa em outros países.
Poderão dizer que o sistema em Gales e noutros países é diferente de Portugal e que lá a competição baseadas nas escolas tem uma dimensão e um enquadramento que não têm em Portugal e eu aceito. Por isso mesmo é necessário saber quais os critérios do IRB e o seu enquadramento.

Já alguém pensou que pode ser ao IRB que interessa números gordos para apresentar aos potenciais patrocinadores e garantir os milhões que tem?

Antes de deitar abaixo é preciso entender o que criticamos. Caso contrário continuaremos nesta atitude do "Bota Abaixo" e venha quem vier nunca nada estará bem porque a muitos não interessa se está bem ou mal o que interessa é dizer mal, descarregar a bilis e ter um escape para o facto de em casa ter que comer e calar porque a esposa o está sempre a mandar abaixo.

Desculpem lá este desabafo, se calhar a minha esposa deu-me um mau fim de semana :(.

Anónimo disse...

Com todo o respeito pela tua esposa, deves ter tido mesmo um mau fim de semana.
Seja o critério qual for que tenha sido seguido em Portugal não há qualquer chance de se chegar aos 41 mil jogadores de rugby.
Não se podem utilizar os números de acordo com os interesses do cliente.
Como diz o texto há pouco tempo o número que a IRB indicava era de 20 mil, e agora, de repente é o dobro???
Mesmo que no defunto Programa Nestum Rugby tenham estado envolvidos 30 ou 35 mil alunos, não é de forma nenhuma lícito dizer que esses 30 ou 35 mil alunos são jogadores de rugby!
São jovens a quem o rugby foi apresentado, mas cujo número não se reflete de forma nenhuma em termos de crescimento do número de jogadores de rugby!
E utilizar esses números para propagandear o crescimento do rugby em Portugal só pode ser brincadeira...

Anónimo disse...

Os números do desporto escolar são facciosos e inúteis para a modalidade. A Apresentação feita do "Tag Rugby" é um passatempo para os miúdos que não tem qualquer ligação com a actividade dos clubes ou da modalidade em geral.

Portanto, "projecto nestum" ? foi uma perda de tempo e não deve ser considerado para os números do rugby Português. 41000 mil jogadores de rugby em Portugal..... era bom era

Anónimo disse...

Visitei o site da FPR e verifiquei que há em Portugal cerca de 6.350 jogadores inscritos, dos S8 aos séniores. Para atingirmos os 41.497 faltam, mais ou menos, 35.000. Haverá algum critério que permita alcançar estes valores? Até para um ingénuo?

Luís Canongia Costa disse...

Atenção que os números que constam do mapa não são mais do que propaganda da IRB. Portugal pode ter os 41.497 praticantes, contando com as escolas e informais, da mesma forma que os EUA podem ter o milhão e quatrocentos mil que aparece no mapa (se eles tivessem mesmo este número eram já uma potência de topo). Por acaso tive um contacto há um par de anos com o presidente da federeação americana, Nigel Melville, e o número de federados era inferior a 100 mil.

Great Duke disse...

Isto parece a contabilidade de certos (será que não são todos?) países da UE...

:-)

PaddyG disse...

Quantidade! Quantidade? E qualidade? Era bom, e se calhar, como consequência, resolvia aos poucos o problema da quantidade. E se deixássemos de discutir se os anjos têm ou não asas e começássemos a praticar o importante que deveria ser, no meu ver, ensinar melhor, treinar melhor, jogar melhor e assim cativar mais jogadores. 20 ou 40 mil tanto faz...
Enquanto jogador na escola e na faculdade, nunca me importei se fazia parte das estatísticas, nem se estava federado ou não. Queria era divertir-me a jogar e treinar para aprender a jogar melhor. Imagino que os miudos que treino devam pensar igual.
Abraço, e continuaçao de bom trabalho no blog.
Paddy (sempre acho bonito assinar)
(Treinador com pouca experiência num clube que luta diariamente pela sobrevivência, onde aparecem regularmente menos de 7 miudos no treino sub12.)

PaddyG disse...

Faltou dizer que sendo ou não federado, sempre me considerei jogador de rugby. Fiz mal?
Paddy

Anónimo disse...

Esses 41 mil são a contagem de números da FPR. Obvio que 75% desses 41 mil já não estão no activo. Já estiveram...

Anónimo disse...

Caro PaddyG, se metade dos ex-jogadores de rugby seguissem o, seu, exemplo de ir treinar as camadas jovens quando deixam de jogar, comcerteza que haveria mais jogadores em Portugal. Mas tradicional, e infelizmente, quando deixam de jogar só passam a ir até à bancada!!

PaddyG disse...

Obrigado, sr comentador das 18:14.... Então aqui fica feito o apelo aos antigos jogadores para se levantarem das bancadas! Tb há mais um colega que é antigo jogador e que treina jovens aqui no mesmo clube que eu - e conheço mais alguns pais, ex-jogadores a treinarem. Parabéns a eles!
De facto no fim do meu tempo de jogador pediram-me para ajudar a treinar e na altura não quis. Só comecei a treinar 15 anos depois quando meu filho começou a jogar aos 7 anos. Foram anos fora do rugby sinceramente perdidos. Estou a adorar a experiência! Sou professor (de Inglês!) e treinar tem tudo a ver com ensinar. E devo dizer que achei muito bom o curso de treinador grau 1 da FPR/IRB.
Quem souber algo de rugby, e quer contribuir para a malta nova, e as estatísticas, ajuda! Com a entrada do rugby nos JO, vamos precisar de todos para ajudar a cativar, receber, organizar e treinar os miúdos que queiram experimentar a modalidade pela primeira vez. Se amamos tanto o rugby, nada como vesitr a camisola de pai/professor/treinador.... Quem não sabe o que é ser um gajo feio, velho e gordo de 100kg a tentar ensinar um miúdo de 6 ou 7 anos a placar, ainda não conhece bem o rugby!! Ou ensinar miudos que vêm do futebol, basquete e handebol que não podem correr para frente sem a bola.... Isto é outro universo em termos cerebrais! Venham aprender a treinar!

Anónimo disse...

Meus caros, ainda perdem tempo a discutir o critério ou a tentar identificar como se chegou ao número de mais de 41000 praticantes em Portugal? Não tem por onde se pegue, ou o IRB está a fazer publicidade enganosa da modalidade (que é o que mais parece) ou arredondaram o número de forma errada, passando das unidades para as dezenas,,,,,Em Portugal aposto que não sabem as regras básicas do jogo 41.000 pessoas, ou ainda aposto que nem 41.000 portugueses assistiram, alguma vez, a uma partida de rugby ao vivo. Há dúvidas? O número é ridículo e nem merece qualquer análise….

PaddyG disse...

Caro anonimo da 01:37, claro que nao vale a pena. Mas sim vale a pena termos treinadores e clubes preparados para receber uma esperada enchente de gente nos proximos anos com 7s nos JOs. Esqueçamos os numeros e preparemo-nos!
Admiro e fico triste com o numero de pessoas que estao a treinar ate a tirar um curso de treinador mas que nunca jogaram rugby. É admirável que estao dispostos a contribuir para um desporyo que conhecem mal, mas por muita boa vontade que tenham, por nao terem jogado, sempre ficarão aquem da maioria dos ex-jogadores em termos de compreender o jogo. O que pode criar lacunas na aprendizagem dos jogadores novos.
Aqui um link a uma entrevista com o arbitro irlandês Alain Rolland que tb apela aos ex-jogadores a aprenderem a apitar... outra coisa que faz MUITA falta em Portugal: http://youtu.be/hGXRjAGe5jA

Anónimo disse...

Ao Sr. Cabral, relativamene ao seu artigo e ao seu comentário das 10.19h:
Lendo os dois fico sem saber se acusa ou não a FPR de enviar números falsos para o IRB ? Se me pudesse esclarecer ficaria agradecido. Obrigado

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 09h36m e acha que é realista 66000 jogadores em Gales, já viu a dimensão de Gales e a sua população? claro que eles também contabilizam tudo desde as escolas aos veteranos com 70 anos.

É claro que acho o numero de 41000jogadores super exagerado se olharmos só á competição mas alguém sabe se é só a competição que o IRB quer? é que se não fôr e as escolas contarem emtão se no St Julians existirem 200 alunos a tomar contacto com o Rugby, se no Liceu Francês outros 200, no Valsassina outros 200 e no Pedro Arrupe outros 200, Colégio Militar mais 200, Pupilos do Exército mais 200. num instante arranjei 1200. Se juntar 2500 que me dizem que o Caldas através do seu programa "Rugby no Oeste" mete a jogar Rugby nas escolas, então já vamos em 3700 e nem sequer me tive que esforçar, se quizer colocar mais 1000 basta olhar para o que a Lousã anda a fazer. Num instantinho arranjei 5000.

Podemos considerar estes alunos praticantes de rugby? eu penso que não mas será que podemos considerar todos os 66000 de Gales praticantes de Rugby? eu também penso que não.

Por isso digo é necessário saber quais os critérios que a IRB tem e quais as balizas para esses critérios.

10 de Março de 2014 às 10:19

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 8:48
Não vou publicar os teus comentários sequentes, porque a tua má educação - coisa de berço... - não o permite.
Mas terei todo o gosto em encontrar-me contigo, para que tenhas oportunidade de me dizer cara a cara o que dizes a coberto do anonimato.
Claro que isso é impensável, pois de um anormal mal educado como tu não se espera que comece por se identificar...

Mas não é difícil adivinhar de onde te vem o incentivo ao insulto e ao deboche.

Dito isto, resta apenas acrescentar que ninguém no seu perfeito juízo acredita que a IRB tenha inventado os números, e se o fez, apenas competia ao ofendido - o rugby português através do seu representante, a FPR - tê-los desmentido.
E, ao não o fazer, passou a ser tão responsável pela sua emissão como se na verdade fosse (se é que não foi...) o seu responsável.
Mas não é de admirar que tenha sido, e é mesmo mais do que provável que os números tenham nascido na Julieta Ferrão.
Donde que, em termos práticos, tendo produzido o número, ou simplesmente deixando que ele exista e se propague, a FPR é responsável pela figura de tolo que os portugueses estão a fazer face à comunidade do rugby, com tanta pretensão...


Quanto a outro números que se publicam, os que dizem respeito ao País de Gales não devem andar muito longe da verdade, e devem corresponder ao efectivo número de licenças de jogador emitidas pela Federação Galesa.

O que já não acredito que aconteça com os EUA ou a Espanha...

Luis Canongia Costa disse...

Talvez seja bom lembrar que o Nestum Rugby nas Escolas envolveu em 2011-2012, dados que constam no site do Desporto Escolar, 37220 estudantes e 1.601 docentes. Deve andar por aqui parte da fundamentação do número da FPR. E pelo número apresentado para os EUA (o presidente Melville é pessoa séria) o que a IRB deve ter pedido foi número de praticantes, não de federados. Mas tudo isto é especulação sobre um assunto menor.