18 de março de 2014

PRIMEIRONA ACERTA O PASSO E LOUSÃ REGRESSA À CABEÇA

Com a realização no passado fim de semana dos jogos em atraso correspondentes às jornadas 10ª (Santarém-Setúbal) e 11ª (Évora-Lousã), a Primeirona entra decisivamente na sua ponta final, com apenas três jornadas para realizar.

Infelizmente essas três jornadas não serão disputadas todas a seguir umas às outras, pois ainda haverá uma interrupção para a realização de mais uma eliminatória da Taça de Portugal, no fim de semana 29 e 30 de Março.

Esta questão dos calendários e suas interrupções tem que ser revista já na próxima época, pois nos termos em que foram preparados não nos parece que sirvam os interesses dos clubes, afinal aqueles que dão vida a tudo o que existe no rugby português.


Voltaremos em breve a este assunto que nos parece de extrema importância, bem como à questão do alargamento da divisão e da forma de organização.

Em relação aos jogos em atraso, o Santarém que dera luta cerrada ao Setúbal na primeira volta, no Vale da Rosa, não foi agora suficientemente forte para conseguir pontuar, e quem acabou por sair do CNEMA com o prémio da vitória por 24-8 e ainda com um precioso bónus, foi o Vitória de Setúbal.

Desta forma a equipa sadina deu um importante passo no caminho do play-off, de que se encontra agora mais próximo, bastando-lhe defender a quinta posição que ocupa na tabela, e os sete pontos de vantagem sobre o sétimo classificado, o Loulé, já que, em caso de empate entre as equipas, a vantagem será dos algarvios.

Os cavaleiros perderam o jogo, não conseguiram o bónus defensivo e apesar de ocuparem a oitava posição na tabela, e de terem quatro pontos de vantagem sobre o lanterna vermelha, o São Miguel, não estão numa posição muito cómoda, já que recebem este fim de semana a Agrária de Coimbra, sobre quem têm uma vantagem de apenas um ponto, e depois vão enfrentar os buldogues em Lisboa, na derradeira jornada.

Ou seja os escalabitanos terão que ter todas as cautelas e empenho, para não caírem do cavalinho...

Em Évora, a Lousã recuperou o primeiro lugar ao bater os chaparros por 19-9, num jogo em que as equipas erraram em demasia, com principal destaque para os serranos que jogaram com alguma excessiva descontração, e por isso perderam algumas oportunidades de marcar, em consequência de erros técnicos individuais.
Do lado do Évora as coisas também não correram melhor, em parte pela forma como a equipa entrou em campo, talvez ainda a pensar nos números da expressiva derrota da primeira volta, e apenas no final do jogo os donos da casa tiveram condições para chegar ao toque de meta na área dos visitantes, mas acabaram por desperdiçar igualmente a ocasião.

Com a vitória os serranos estão agora na frente com dois pontos de vantagem sobre o Groundlink Caldas, e provavelmente conseguirão defender essa diferença, apesar de terem uma saída bem complicada na última jornada, para visitarem o Benfica, única equipa da divisão que ainda não perdeu com eles.



Foto: facebook.com/hconnolley

Sem comentários: