6 de março de 2014

VIAGEM DO SPORTING A LOULÉ, MOMENTO MAIS IMPORTANTE DA JORNADA

Numa jornada relativamente tranquila, o maior interesse fica com a deslocação do Sporting a Loulé, que pode adiantar alguma coisa em termos da decisão sobre quem serão os dois últimos participantes no play-off.

No outro jogo envolvendo um dos candidatos a estes lugares, o Setúbal vai a Évora, e a verdade é que se se confirmar a vitória dos chaparros e a derrota dos leões, então a classificação e a luta pelos quinto e sexto lugares ficam ao rubro, com diferenças mínimas a separar as equipas.

Quanto à luta pela manutenção, as equipas envolvidas vão aproveitar para afinar as máquinas para os encontros decisivos que se avizinham.
Vamos à ronda da jornada.

Viagem tranquila do líder a Coimbra para defrontar uma Agrária que sofreu um forte revés na passada jornada, ao perder em Lisboa frente ao lanterna vermelha.
Os charruas estão agora numa situação bem complicada, ao alcance do São Miguel de quem têm uma vantagem de apenas três pontos, e precisam de conseguir somar pontos - mesmo que só de bónus, para manterem a posição.
O Groundlink Caldas apesar do empate com a Lousã continua na frente, pelo menos até os serranos disputarem o jogo que têm em atraso, com o Évora, e não terão dificuldade em sair de Escola Agrária com os cinco pontos possíveis.

A Lousã conseguiu manter a invencibilidade na época (em termos de campeonato) ao empatar nas Caldas, e recebe o Santarém numa partida que deve proporcionar a vitória com bónus para os donos da casa.
Coma vitória do São Miguel frente à Agrária, os cavaleiros são agora obrigados s conseguir uma vitória nos jogos que lhe faltam realizar, para poderem chegar à derradeira etapa com vantagem suficiente para que o jogo frente aos buldogues não seja, para eles, de vida ou de morte.
Recorde-se que ao Santarém faltam ainda realizar cinco jogos, já que ainda lhe falta disputar o Santarém-Setúbal, em casa, referente à 10ª jornada.
Os outros encontros serão, por ordem de realização, Lousã, Agrária (casa), Groundlink Caldas (fora) e São Miguel (fora).
A Lousã pode começar a recuperar os seus (muitos) lesionados, para estar na máxima força quando começarem os jogos a eliminar.

O Benfica conseguiu uma boa vitória sobre o Sporting no fim de semana passado, e não deve ter dificuldade em garantir a vitória com bónus na recepção ao São Miguel.
Os buldogues venceram pela primeira vez esta época, mas o seu objectivo não é vencer na Sobreda - embora um ponto de bónus viesse mesmo a calhar - e sim preparar-se para o encontro com o Santarém na última jornada, já que o destino da equipa apenas nesse dia deve ficar decidido.
Os encarnados têm a presença no play-off assegurada, mas ao São Miguel falta ainda enfrentar Benfica, Groundlink Caldas (casa), Loulé (fora) e Santarém (casa).

Apesar das dificuldades que teve para vencer na primeira volta, cedendo mesmo o bónus defensivo, o Évora agora em casa, não deve ter dificuldades de maior para vencer o Setúbal e, provavelmente, somar mais um ponto de bónus.
Os chaparros apesar de ainda precisarem de um ponto para poderem dizer que estão apurados para o play-off, na prática já lá estão, mas o Setúbal ainda precisa de pontuar  nos cinco jogos que ainda lhe faltam, para se destacar como uma das duas equipas entre Setúbal, Sporting e Loulé a conseguir avançar para as eliminatórias.
Faltando-lhe ainda defrontar Santarém (jogo em atraso a disputar fora), Évora, Lousã (casa), Agrária (fora) e Groundlink Caldas (casa), os sadinos não têm a tarefa simplificada, pelo que trazer um ponto de bónus do Alentejo seria um excelente troféu.

É o jogo mais importante da 15ª jornada, com duas das três equipas que procuram um lugar no play-off, embora quem o não consiga não corra também o perigo do rebaixamento.
Com as duas equipas com o mesmo número de vitórias (seis para cada lado), os leões levam grande vantagem no saldo de pontos marcados/sofridos, e ainda nos pontos de bónus (3-1), pelo que poderá haver uma ligeira tendência para a vitória do Sporting.
O problema é que o Sporting sofreu fora cinco das suas oito derrotas, das quais uma frente ao Setúbal e outra frente ao Santarém, o que não é um bom indicador para a viagem a o algarve.
E o Loulé foi em casa que conseguiu três das suas seis vitórias, entre as quais se registam as obtidas frente ao Setúbal e ao Santarém.
Sendo assim, o favoritismo do Sporting fica prejudicado, e a impressão que dá é que é muito natural que o jogo termine com uma das equipas a conseguir o bónus defensivo...



Sem comentários: