13 de março de 2014

BAIRRADA EM FAMALICÃO É O GRANDE JOGO DO DIA *

* José Silva

Com o adiamento do IP Tomar – AAUTAD, o fim de semana de 13/14 de Março fica só com dois jogos.
O Líder Guimarães recebe em caso o vizinho do Braga rugby num jogo que não se prevê com grande dificuldade para os Bravos

O jogo grande da jornada será o Famalicão- Bairrada em que os locais têm de ganhar de modo a não perder em definitivo o comboio para a Final Four.
Um jogo grande em perspectiva que aconselhamos em ir ver.


Os Bravos de Guimarães continuam a passear a sua superioridade, que tem sido evidente este ano, pelo que este jogo representa mais um degrau na caminhada rumo à Final Four.
Tem sido de tal maneira uma equipa vencedora que tem 9 vitórias em 10 jogos oficiais este ano.
O Braga, que começou mal, tem sabido dar a volta por cima, tem continuado o seu percurso rumo a melhores classificações, depois da vitória, saborosa, da anterior jornada perante o Aveiro, não poderia “apanhar” pior adversário para a sua ascensão.
De qualquer modo acreditamos que tudo fara para dificultar a vida ao adversário, mas não é esta a sua luta.


Em Famalicão joga-se uma cartada muito importante, mas longe de ser decisiva, na atribuição a um lugar no comboio para a Final Four.
Como se pode ver pela nossa análise ao que falta jogar feita aqui o Famalicão tem 6 jogos por fazer e o Bairrada 4 se bem que tenham dificuldades diferentes.
Uma vitória do Bairrada em Famalicão quase que arruma a questão de vez pelo que imaginamos que as duas equipas olhem para este jogo como um autentica “final”.
As duas equipas, apesar do tipo de jogo muito diferentes, estão neste momento num patamar qualitativo muito semelhante pelo que será com certeza um bom jogo.
A nossa melhor sugestão é que vá a Famalicão ver o jogo.
Tendo em conta o histórico e o fator casa apostamos numa vitória do Famalicão, mas este é claramente um jogo de resultado em aberto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Manuel Cabral,

é com regularidade que venho acompanhando o mão de mestre ao longo dos anos e considero que tem vindo gradualmente a melhorar a sua apresentação, qualidade de artigos, etc...

No entanto não posso deixar de reparar que os resumos dos jogos referentes às jornadas da "Segundona - zona Sul/Lisboa" estão sempre com um enorme atraso e, por vezes, nem sequer são publicados.

Verifico, por exemplo, que esta semana foi publicado o resumo referente à jornada da "Segundona - Norte/Centro" que se realizou no fim-de-semana de 8 e 9 de Março e até já foi publicada a antevisão da próxima jornada dessa mesma divisão. Verifico também que da "Segundona - Lisboa/Sul" nem resultado do fim-de-semana de 8 e 9 de Março nem, obviamente, a antevisão da próxima jornada.

Pode esclarecer-me o porquê desta situação? Pode até ser uma razão alheia ao próprio mão de mestre mas fico sempre com essa dúvida!!

Obrigado pela ajuda,
JDSiqueira

Manuel Cabral disse...

Caro JDSiqueira e anónimo que comentou sobre o mesmo assunto na caixa de comentários do texto sobre os jogos do fim de semana.

Agradeço a questão levantada, e tenho que fazer uma rectificação: continuamos a publicar os resultados [em dois endereços: http://www.maodemestre.com/p/jogos-da-semana.html assim que nos chegam as informações, e quando as informações estão completas, já com as classificações actualizadas (Não Oficial e Oficial), em http://www.clubesdiv2.maodemestre.com/p/fase-de-apuramento-zona-sullisboa.html. Além disso, sempre que as informações nos chegam em tempo útil, fazemos também a respectiva publicação no Facebook em https://www.facebook.com/PortalMdMestre e em https://www.facebook.com/mestrerugby e ainda na nossa conta do Twitter em https://twitter.com/MaoDeMestre]

Quanto aos textos, é um assunto que já levantei por diversas vezes, mas que volto então a falar agora, para que se tente mais uma vez encontrar uma solução.

O que se passa na Zona Norte/Centro?
Contrariamente ao que se poderia pensar não existe nenhuma preferência especial do Mão de Mestre. Apenas...
Apenas acontece que desde o início do ano que temos um colaborador exclusivo para a competição, e temos tido uma enorme colaboração e vontade de ajudar de TODOS os clubes da zona. Assim, não apenas o José Silva acompanha o que se vai passando, reunindo dados e fazendo comentários e análises, como os clubes fornecem semanalmente os boletins parciais de jogo e fazem comentários ao que se passou nos campos, permitindo uma cobertura mais completa da competição.
De notar que esta "movimentação", foi despoletada pelos próprios clubes, que nos solicitaram que reunissemos as suas informações e as divulgassemos.
Já agora, mesmo no passado, era um colaborador da Zona Norte que fazia o acompanhamento da prova para o Mão de Mestre - Morpheus - e já nessa altura solitavamos a colaboração de alguém do Sul para o fazer, mas também sem sucesso.


O que se passa na Zona Sul/Lisboa?
Por diversas vezes solicitámos a colaboração de alguém que pudesse acompanhar a prova da mesma forma que o José Silva faz para a outra Zona, mas NUNCA recebemos qualquer retorno a estes pedidos.
Assim, tentamo acompanhar também esta Zona, mas com evidente falta de informação e assistência, mesmo por parte dos clubes, que muito raramento nos enviam informações.
Durante a primeira parte da época pudemos ainda contar com a ajuda do Luis Sabido - do RC Oeiras - mas após a desistência do clube, também o Luis deixou de acompanhar a prova com regularidade, mantendo no entanto a sua colaboração quanto aos Emergentes.
Assim, é claro que não temos condições de fazer melhor, e há semanas em que eu não tenho disponibilidade para dar mais atenção à prova - mesmo normalmente reconheço que é pouca, mas mesmo assim leva-me mais tempo que todo aquele que uso na cobertura da ZOna Norte/Centro, onde o José Silva prepara a papinha toda!
Quando tivermos quem nos ajude da mesma forma, daremos a mesma atenção ao Sul/Lisboa que damos ao Norte/Centro.
Portanto JDSiqueira e todos os outros leitores: estamos abertos a novas colaborações, mas até lá não temos possibilidade de fazer melhor...

Fico a aguardar quem queira colaborar.