28 de março de 2014

CALENDÁRIO A CONTA GOTAS PROVOCA DESINTERESSE

Quase esquecida no calendário oficial da FPR, a zona Sul/Lisboa da 2ª Divisão exige aos seus jogadores dose extra de dedicação e paciência, para que não vão praticar outra modalidade qualquer.

Acham que é exagero meu?
Pois bem, então reparem:

A disputa desta zona começou no dia 2 de Novembro e as três primeiras jornadas desenrolaram-se em fins de semana seguidos.

Após este arranque prometedor, a prova foi interrompida por 28 dias, e em 14 de Dezembro disputou-se a 4ª jornada.
Logo de seguida, nova interrupção, mais quatro semanas sem actividade, para que em 11 de Janeiro se iniciasse uma série seguida de quatro jornadas, das quais a última disputada em 1 de Fevereiro.
Ou seja, entre 16 de Novembro e 11 de Janeiro, estas equipas disputaram... um jogo em 56 dias!

Cansados de tanta actividade, entendeu-se dar aos jogadores mais 21 dias de folga e apenas no dia 22 de Fevereiro eles voltaram a jogar. Mas não por muito tempo, apenas um encontro.
Para logo de seguida voltarem a parar por 15 dias, e regressarem a 8 de Março e jogarem mais uma partida antes de novo descanso de mais 21 dias...

Chegamos assim ao presente final de semana, a que se segue já no próximo, mais uma jornada da prova, antes de nova interrupção por mais 21 dias...

Assim, não há qualquer hipótese de programar seja o que for, e é preciso muita imaginação para manter os jogadores interessados - mesmo que eles apenas queiram praticar rugby social, porque se eles quiserem competir, vão ter que procurar noutra modalidade...

Claro que nós sabemos que esta divisão não é a única a sofrer com o calendário a conta gotas, mas importa chamar a atenção para esta situação, na esperança que na próxima época isto não aconteça desta forma.

OS JOGOS
Aproveitando os fins de semana de folga, o Técnico B realizou mais um dos jogos em atraso, o segundo frente ao Vila da Moita, e contrariamente ao sucedido na primeira partida, desta vez os engenheiros venceram por 19-14, e com cinco jogos apenas realizados, ocupam a quarta posição da tabela não-oficial, apenas a três pontos do terceiro, o Belas, que soma 22 pontos, e do segundo, a FCT, com 23 pontos, sendo que qualquer destas equipas tem já sete jogos disputados.
O Vila da Moita mantém a liderança, com 34 pontos e oito jogos realizados.

Este fim de semana, como já dissemos realiza-se mais uma jornada da competição, a 11ª, com a realização de dois importantes encontros, que podem definir praticamente em termos definitivos a questão do apuramento para as meias finais.

VILA DA MOITA - BELAS
Campo do Gaio, sábado, 15h
Uma das partidas importantes (com o Vila da Moita, 1º da tabela Oficial, com 45 pontos e 6 jogos realizados, a receber na Moita do Ribatejo, o Belas, 3º da tabela com 34 pontos e 7 jogos) que pode dar ao Belas ainda uma réstea de esperança no apuramento, caso consiga vencer.
Mas o resultado mais provável será a vitória dos ribatejanos, depois da vitória na primeira volta, em Belas, por 22-5, e confirmando na matemática o seu apuramento que está já praticamente garantido, e deixando o Belas praticamente de fora da corrida.
De qualquer forma uma vitória do Belas só poderá animar a equipa na corrida, se a FCT perder o jogo que realiza, neste fim de semana.


SOBREDENSE - FCT
Sobreda da Caparica, sábado, 14h
A FCT tem neste momento vantagem na luta pelo apuramento, e uma vitória (provável) frente ao seu vizinho Sobredense, deixa-a apenas a um passo do objectivo.
Em caso de igualdade na tabela, a vantagem é da FCT sobre o Belas, em função dos resultados dos jogos entre as duas equipas (derrota na primeira volta por 8-14, e vitória na segunda por 32-7), o que obriga os esquilos a um maior esforço, que neste momento parece não ter condições para realizar.


BORBA - TÉCNICO B
Borba, domingo, 15h
O Borba está na frente do grupo dos últimos, e este jogo que não conta para a tabela Oficial servirá para conquistar experiência, que lhe vai fazer muita falta nas próximas épocas, caso a equipa aposte em tornar-se um verdadeiro polo de rugby na região, com influência numa vasta zona que pode ir de Estremoz a Portalegre e Elvas...
O Técnico vai poder utilizar todo o seu plantel neste encontro, agora que foi afastado das meias finais da Taça de Portugal, e não deve ter dificuldade em vencer a partida - a primeira entre as duas equipas, já que o jogo da primeira volta ainda não teve lugar.

17 comentários:

Anónimo disse...

Face ao comentário muito acertivo só se pode pedir uma coisa aos quadros técnicos da Federação. Desapareçam da nossa vista e dêem lugar a outros que, por muito pouco que venham a fazer, farão muito mais que vocês. Que falta de consideração pelas centenas de atletas da 2ª divisão. Se não sabem ou não querem, desempatem a loja e tratem de se divertir por esse mundo fora à vossa custa.

Anónimo disse...

Saudações a todos,

Este calendário não se pode repetir, em nenhuma divisão ou escalão.
Até na div de Honra se torna penoso ver os jogadores sem qualquer motivação, devido ás paragens excessivas.
È muito difícil manter jogadores a treinar com a cadência necessária para se elevar o nível dos mesmos e das competições, visto serem amadores e na maior parte dos casos terem de efectuar grandes esforços para treinarem para depois não jogarem.
Não sei qual a solução perfeita, mas mais vale começar mais tarde, ou acabar mais cedo, duas competições em vez de uma, ou outra opção qualquer, desde que não existam estas quebras enormes entre jogos, que não fazem sentido a ninguém, nem melhora em nada a modalidade.

Abraços

Anónimo disse...

Neste momento o rugby é a selecção e todos os atletas nelas envolvidos. E mesmo esses, ao que consta, já pouco treinam. Tudo o resto é rugby social, tantas são as paragens para que que suas Excelências mostrem todo o seu valor por essa Europa e Mundo fora. Pensem durante 3 anos somente nas competições internas e vão ver a diferença daqui a 4 anos a nivel de selecções. duma coisa estaríamos garantidos. Todos aqueles "amantes" do rugby que só tratam das seleções fugiriam para outras paragens. Que alívio.

Anónimo disse...

Mas há quantas equipas na segunda divisão que tenham disponibilidade e capacidade para competir com regularidade? Até na primeira a dificuldade é enorme para competir todos os fins de semana.

Anónimo disse...

Mas há quantas equipas na segunda divisão que tenham disponibilidade e capacidade para competir com regularidade? Até na primeira a dificuldade é enorme para competir todos os fins de semana.

Anónimo disse...

O que me parece que foi totalmente esquecido foi a divisão de honra neste blog...

Anónimo disse...

Por que é que este campeonato sofre tantas interrupções? Qual é a justificação?

E o que é que as selecções têm a haver com estas interrupções?!

Anónimo disse...

Moita 42 - Belas 23. Grande Jogo

Anónimo disse...

Só um pequeno esclarecimento...embora a equipa principal do Tecnico não jogue, a equipa que vai jogar com o Borba é a equipa B.... e não a a equipa A. A equipa B tem um plantel proprio!
Do grupo A, vão apenas 3 jogadores, habituais suplentes, que usam estes jogos para ganhar ritmo.
No jogo com a moita, jogaram 4 jogadores do grupo A, nenhum deles habitual titular.
Nós temos cerca de 25 jogadores que nem sequer treinam com a equipa A, tendo treinos próprios como equipa independente... todas as quintas feiras lá estamos nas Olaias a fazer o treino da equipa B!
È agradável e um motivo de orgulho para o tecnico conseguir ter duas equipas seniores a funcionar!
Por alguma razão lutamos para participar na 2º divisão!

Anónimo disse...

Falando do calendário, é os clubes fazerem um grito de revolta, mas será que resulta. Este fim de semana fui ao campo da moita ver o jogo contra o belas e foi bastante agradável de se ver, jogo bastante disputado em que o Belas levou 16 jogadores mas que se bateram como ninguém, apenas pecaram no seu final por falta de frescura física. Boa arbitragem, com um erro assinalável que foi o ensaio da Moita ter sido alcançado com o passe adiantado e que passou despercebido ao árbitro, numa altura que a Moita ainda perdia. Foi agradável de se ver porque nem existiu picardias a que estamos habituados, saudações rugbystas

Anónimo disse...

Com tantas paragens nos campeonatos, matam o rugby. A loucura da selecção põe o pessoal de Federação de cabeça maluca de todo. Dedicam 90% do tempo às seleções e depois não tem tempo para os campeonatos. Têm um elemento (Ferdinando) a tratar dos campeonatos e 3 ou 4 por selecção. Vergonha.

Anónimo disse...

Borba 14 x Técnico B 26

Anónimo disse...

Sobredense 3 - 71 FCT

Anónimo disse...

Por que é que este campeonato sofre tantas interrupções? Qual é a justificação?

E o que é que as selecções têm a haver com estas interrupções?!

Anónimo disse...

Não se pode jogar a 100 km de um jogo da seleção, por regulamento, até 3 ou 4 horas antes e 2 horas depois.

Logo como os jogos são em Lisboa as equipas da zona Lisboa não podem jogar.

É estupidez não é ? sempre achei que sim.

Anónimo disse...

A segunda divisão é uma maçada para os técnicos da Federação. Alguns técnicos, acreditem, nem conhecem o nome de todos os clubes da 2 divisão. Parece mentira, mas é mesmo verdade. A Moita não é na Bairrada, ou melhor é na Bairrada, mas chama-se Bairrada, ou melhor já foi Moitense, mas agora é Bairrada e Moita é o da Vila da Moita no Ribatejo. Confusos?
Conversa toda com um técnico da Federação.

Anónimo disse...

Na Moita do Ribatejo, bateu-se o Vila da Moita contra o Belas, num jogo agradável, em que se jogou rugby, que não considero social, em que o maior erro foi o da arbitragem, que remeteu um elemento que começou na Moita a apitar. Não quero dizer com isto, que o arbitro tenha influenciado o resultado do jogo, pois parece-me que o Vila da Moita tem jogo para voos maiores, mas a nomeação não poderá ser a melhor se queremos credibilizar a modalidade teremos de ter em atenção todos os pormenores e não me venham dizer que a culpa é da Direção, pois existem outros elementos que gerem outros órgãos que têm de ser substituídos, pois constantemente falham.