19 de março de 2014

DESPEDIDA DO CNEMA SEGURA UMA DAS EQUIPAS NA PRIMEIRONA

Com o calendário em dia e sem nenhum problema por resolver, a Primeirona avança para a 16ª jornada (dum total de 18, na Fase de Apuramento) com um importante jogo entre Santarém e Agrária, no CNEMA, que nos vai dizer quem discutirá até ao fim o rebaixamento com o São Miguel.

A propósito da situação do São Miguel a Rádio Mestre entrevistou Albertino Minhoto, o treinador da equipa principal do clube, que, como habitualmente, e sem papas na língua, nos deu a sua opinião sobre o momento dos buldogues.


Das restantes partidas, os resultados combinados das deslocações do Évora a Lisboa para defrontar o Sporting e do Loulé à Sobreda, podem também definir desde já quem serão os últimos integrantes do grupo do play off.


A avaliar pelo momento que as duas equipas vivem não é difícil prever a vitória dos serranos em Terras do Sado, mas se os lousanenses se apresentarem no Vale da Rosa com a atitude com que estiveram em Évora - está no papo! - podem ter algum percalço no caminho, e os dois pontos de vantagem podem evaporar-se em bónus não conquistados, nas três jornadas a disputar.
Ao Setúbal qualquer pontito interessa, pois do confronto do fim de semana entre o Loulé e o Sporting, sobra-lhes alguma vantagem sobre um deles na luta pelo play off.
Nas duas últimas partidas os sadinos defrontam a Agrária de Coimbra e o Groundlink Caldas, o Sporting enfrenta a Lousã e a Agrária, enquanto o Loulé recebe o São Miguel e vai a Évora.
Com a probabilidade de Setúbal e Sporting conseguirem nessas partidas uma vitória e uma derrota, aumenta a importância dos encontros desta semana, até porque os algarvios, que devem vencer os buldogues em casa, podem fazer uma surpresa em Évora e estragar a festa dos seus concorrentes.


O Groundlink Caldas não deve encontrar resistência que chegue para lhe retirar a vitória e o bónus de ataque frente ao São Miguel, ficando o interesse do jogo limitado a saber quais os danos sofridos pelos buldogues na recente derrota frente ao Benfica, e sobre esse assunto (e outros...) ouvimos Albertino Minhoto em entrevista que pode escutar clicando no respectivo link, no final deste texto.
De qualquer maneira a situação do São Miguel, com menos três pontos que a Agrária e menos quatro que o Santarém, descreve-se em poucas palavras:
Partindo do razoável princípio que os buldogues não vão pontuar frente aos pelicanos, resta saber quem sai vitorioso do embate entre cavaleiros e charruas.
No caso de vitória dos escalabitanos, estes ficarão com oito pontos de vantagem sobre o São Miguel, e afastados do perigo do rebaixamento, pelo que se deslocam a Lisboa para a derradeira partida em fase de descontração, e uma derrota sua frente ao São Miguel pode segurar esta equipa na Primeirona.
No caso de vitória dos conimbricenses a situação muda de figura, e o Santarém tem que segurar as rédeas para chegar a Lisboa focado e concentrado, para evitar a derrota que lhe poderá ditar o rebaixamento...


2014.03.19
Entrevista
Albertino Minhoto




Difícil deslocação do Loulé à Sobreda da Caparica, para defrontar um Benfica que vem subindo de tom e se afirma hoje como um indiscutível candidato ao regresso à Divisão de Honra.
Com a presença no play off garantida, e com o mando de campo na pré eliminatória, os encarnados podem optar por dar minutos de jogo a jogadores menos rodados, recuperar lesões, ou afinar movimentos de jogo.
Será isso suficiente para os algarvios saírem da Caparica com algum ponto no bolso?
Difícil, mas não impossível, embora seja nas duas derradeiras jornadas que o destino dos louletanos se vai definir.


Apesar das dificuldades que vai encontrar pela frente, o Évora pode e deve ganhar aos leões, no seu covil, mas a situação dos chaparros, com o play off assegurado e o mando de campo na pré eliminatória também, pode jogar a favor do Sporting.
E a equipa de Alvalade sabe da importância que qualquer ponto pode ter para não ser surpreendida pelo Loulé, pelo que sendo provável que consiga o bónus defensivo, não se pode descartar a possibilidade de uma vitória dos donos da casa.


A partida mais importante da jornada vai ser a última que o Santarém disputa no péssimo campo do CNEMA, já que tudo aponta para que o campo do Rugby Clube possa ser inaugurado a tempo da próxima época desportiva, e com a chegada das novas instalações uma vida nova chega também para o rugby em Santarém.
Esse é mais um factor de peso a rodear a partida de sábado, não fosse suficiente saber que uma vitória escalabitana é garante da permanência na Primeirona, pelo que os cavaleiros se devem apresentar em toda a sua força, por forma a não darem qualquer hipótese à Agrária de Coimbra.
Mas os charruas sabem também da importância da partida e se conseguirem a vitória para o seu lado, são eles quem vai festejar a permanência no escalão intermédio das competições nacionais.
E no meio desta batalha, ainda temos a questão dos pontos de bónus que podem ser determinantes na fuga ao rebaixamento.
Apesar da vantagem dos donos da casa, tudo pode acontecer na despedida do CNEMA.




15 comentários:

Anónimo disse...

Embora esteja a torcer pelos de Santarém, penso que a Agrária pode muito bem sair do Ribatejo com uma vitória. A acontecer, a ultima jornada jogada em Lisboa será uma verdadeira final e, com certeza, um belíssimo dia de rugby. Nos restantes jogos penso que não haverão surpresas com vitórias dos 4 da frente

Manuel Cabral disse...

Exmo. Manuel Cabral, não posso concordar com a afirmação que tem neste post "mas se os lousanenses se apresentarem no Vale da Rosa com a atitude com que estiveram em Évora - está no papo!".

Admiro o seu trabalho e tudo o que tem feito pelo rugby nacional, não podendo no entanto, ficar impune ao ler a barbaridade que escreveu.

Ao contrário do que relatou, os inúmeros erros ocorridos durante o jogo de Sábado, refletiram alguma ansiedade e responsabilidade, dos jogadores da Lousã. Só quem não assistiu ao jogo pode dizer o contrário. A concentração foi nítida desde o momento do aquecimento, até ao apito final. Em momento algum, os visitantes deram o jogo por vencido.

A pressão foi enorme por diversos factores. O resultado da época passada e a possibilidade de se isolarem em primeiro, esteve patente durante os 80 minutos. Estes sim, foram a razão dos inúmeros erros ocorridos. Da mesma forma que o CRE não conseguiu superar o resultado da 1ª volta. A insegurança e o medo de um resultado avassalador, estiveram sempre presentes no jogo dos Homens de Évora.

(....)

Saudações Rugbísticas,


NOTA:
Comentário de um anónimo que publico depois de ter retirado uma afirmação sobre uma atitude de um jogador, que só por si justificava a não publicação do comentário.

Aceito que "não possas concordar" com o que eu digo mas confesso que me veio um sorriso aos lábios quando dizes que "a barbaridade" que escrevi não pode "ficar impune".

Primeiro porque não tendo estado em Évora escrevi o que escrevi com base nas informações que me chegaram de gente que respeito e considero há largas dezenas de anos, com quem partilho a visão sobre inúmeras matérias relacionadas com o rugby, e sobre as quais não tenho a mínima dúvida quanto à sua veracidade.
Aliás essa reacção dos jogadores até foi de certa forma natural, quando a menos de um minuto de jogo estavam a ganhar por 7-0...

Agora, isso não se pode repetir se a Lousã tem ambições de se tornar um dos grandes do rugby nacional - os seus jogadores têm obrigatoriamente que respeitar os adversários em todos os jogos e em todos os minutos de cada jogo.

Agora dizer que esta afirmação é uma barbaridade, apenas confirma a sobranceria de quem se julga o centro do mundo, e pode até justificar algumas atitudes dentro de campo, e que devem ser banidas.

Finalmente dizes que a minha "barbaridade" não vai ficar impune.
Se eu desse valor às tuas palavras estaria agora preocupadíssimo que me processes em tribunal, ou mesmo aterrorizado pela perspectiva de que tu me irias dar uma sova...

Mas eu não te levo a mal, e aconselho-te uma corridinha até ao burgo, para te passar essa agressividade mal dirigida...

Anónimo disse...

O problema do Lousã não e sobranceria, o problema do Lousã chama-se arrogância misturada com ansiedade que deriva de não conseguirem impor a diferença que conseguiram na Primeira Volta.

Parece que o momento do Lousã já passou, quem vê o Lousã a jogar, vê uma equipa cansada e sem génio.
Isto acontece porque o Lousã não evolui-o tanto quanto as outras equipas ao longo do campeonato e talvez também porque o seu pico de forma foi atingido muito cedo.
Pode igualmente acontecer que esta quebra tenha sido programada e apareçam outra vez muito fortes no final do campeonato.

De qualquer das formas aquilo que parecia garantido em Dezembro, a vitória na fase regular e serem campeões, parece agora muito mais incerto porque têm que jogar com o cada vez mais poderoso Benfica e na Sobreda e basta um dia menos bom para o Caldas, que está tal como o Benfica, cada vez mais forte ficar em primeiro. Se isso acontecer o Lousã até pode nem ir á final.

De qualquer das formas "candeia que vai á frente alumia duas vezes" e o Lousã só depende dele e está na posição mais desejada.

Anónimo disse...

Previsões da Pota

Lousã ganha com bonus
São Miguel arrasa Caldas
Evora ganha sem bonus, Sporting desce
Loulé não interessa
RCS e Agrária perdem por falta de comparência

Anónimo disse...

Acho triste assistir a uma entrevista de um treinador a desviar as culpas para outras pessoas, quando claramente o São Miguel está tão em baixo porque falhou nas suas funções. Pior ainda é vir denegrir a imagem do clube e do balneário da equipa sénior, ainda por cima com mentiras. Demonstra uma imensa falta de formação. Com isto me despeço, e espero que ele se despeça também, para que o São Miguel possa começar a jogar bem!

Anónimo disse...

O senhor Albertino Minhoto foi despedido após esta entrevista.
Quem se mete com os buldogues leva!

Anónimo disse...

O que retive desta entrevista, é que o Sr. Albertino Minhoto só está com equipas vencedoras, certamente já deu muito ao Rugby Nacional, mas há que analisar o perfil de carreira de forma profissional e o percurso deste Treinador é muito inconstante e segundo alguns, conflituoso nos Clubes por onde passou.
Retive, tristemente que para si, só alguns atletas valem a pena, isto não é postura relativamente a toda uma equipa, independentemente do despedimento, este treinador já tinha abandonado a sua equipa há muito tempo, isto não são os valores do Rugby, onde um LÍDER NUNCA ABANDONA OS SEUS, de certeza que a todos aqueles que entram no campo e dão o melhor que sabem, esta entrevista doeu muito mais.

Anónimo disse...

Independentemente das razões que a Direcção do São Miguel tem para despedir o treinador, independentemente se a postura de um treinador de uma equipa que luta para não ser despromovida, deverá ser a demonstrada na entrevista, existe uma coisa que é muito verdade, os jogadores do São Miguel, com o devido respeito, parecem Lordes dentro de campo, não demonstrando a garra que se exige a uma equipa da Primeira Divisão.
Sem duvida alguma que o São Miguel faz rugby social, sem duvida alguma que muitos dos jogadores do São Miguel se deveriam dedicar ao "touch", sem duvida alguma que a equipa do São Miguel não tem atitude competitiva.

Anónimo disse...

O sr Minhote, que já deu muito ao Rugby, mas também já fez muita asneira, deveria ter tido um comportamento muito mais profissional com o São Miguel, todos sabem como é difícil treinar uma equipa nova com jogadores de diversas escolas etc, não aceitável que um treinador dito experiente nos momentos importantes não acompanhe a equipa.
Minhoto como todos sabem teve muitos resultados já com equipas feitas, deve ser também o treinador que mais vezes abandonou as equipas.
Má minha opinião não é um treinador para formar equipas mas sim para gerir equipas já feitas.

consta disse...

Ve-se mesmo que não anda a meter lá os c*#*#*!!!!

Anónimo disse...

Isto não é o espírito do são miguel!

Anónimo disse...

Acho piada alguém falar em espírito numa equipa que só tem tido é atritos desde que voltou, percam a mania, sejam humildes, agora vai ser difícil escaparem à imagem conflituosa que criaram, muita gente gosta de ver isto acontecer ao São Miguel por ser uma equipa de manias e insuportável, aliás sempre proclamaram que iam se safar nesta primeira divisão, sempre houve elementos a atacar as outras equipas, inclusive o Sporting, cujo pecado foi-lhes ter vencido a bem na final, no jogo em sua casa e por fim no cabaz que ofereceu no estádio universitário, e só após este último é que se deixou de ouvir o São Miguel falar do Sporting..

Quanto ao Sr. Albertino Minhoto, fica muito mal na fotografia, nenhuma equipa, mesmo o São Miguel, merece, abandona o barco a acusar tudo e todos à volta dele, não é de admirar, é um notável que já no ano anterior que a época estava a correr bem qualquer deslize era desculpado com a utilização de jogadores secundários e lesões de jogadores principais, a fraca qualidade dos jogadores do São Miguel foi sempre a sua justificação mais fácil.

Está na altura de encerrar o ciclo do São Miguel e se reformar, o Rugby Português não quer mais gente assim.

Anónimo disse...

Vejo muitos comentários a criticar a atitude do senhor Minhoto, mas não vejo ninguém a perguntar poraquê ele decidiu agora dizer o que disse...
Será que ele foi tratado como deve ser no São Miguel, ou será que tudo aquilo que ele disse é verdade?
E vejo também mentiras sobre a sua pessoa que são publicadas a coberto do anonimato.
O senhor Minhoto, gostem ou não do que ele disse, deu a cara, falou claro e sem se esconder.
Se todos falassem assim, haveria menos mexericos e jogos de bastidor no rugby português.
Terminou a relação do São Miguel com o treinador senhor Minhoto.
Agora que cada um siga o seu caminho, e deixem-se de comentários porque não serve ao clube, nem ao treinador nem ao rugby português, já tão castigado de casos e porcarias.

Manuel Cabral disse...

No sentido de impedir que este assunto se transforme num ajuste de contas sem nexo, não será publicado mais nenhum comentário sobre a matéria.

O Albertino Minhoto disse o que achava que devia dizer, o Mão de Mestre publicou e convidou a Direcção do São Miguel para rebater as suas afirmações e defender os pontos de vista do clube, se achasse que o devia fazer.

Em termos editoriais é assim que o assunto se encontra, e será a esse nível que ele será tratado.

Por isso agradeço que evitem enviar mais comentários sobre a matéria, porque eles não serão publicados.

Anónimo disse...

A grande curiosidade da jornada é o Santarém vs Agrária quem ganhar festeja a permanência. Espero que todos se comportem condignamente apesar da importância do jogo.

Também tenho muito interesse em saber do Setubal vs Lousã, será um bom jogo para aferir se aquilo que dizem do Lousã é verdade. Se o Setubal conseguir o bónus defensivo significa que de facto o Lousã baixou de forma, se o Lousã tiver vitória de quatro pontos significa que está a perder o momento, se tiver vitória de cinco pontos que se vão encher de moscas todos os que dizem que o Lousã está mais fraco.