3 de março de 2014

JOVENS SANTOS SEGURAM TOPO DA PREMIERSHIP *

* Ricardo Mouro
A Premiership continua com o 6 Nações no horizonte onde o Bath aprendeu a lição do que é preciso para atingir o topo da liga às mãos dos Saracens, separando o trigo do joio.

Assim os primeiros cumpriram e o Bath já vê os calcanhares bem apertados e espera não se deixar atropelar pelos que vêm atrás.

Wasps e Sale proporcionaram um interessante duelo a meio da tabela e o Worcester quase conseguia uma surpresa.


Os Saracens assumiram a liderança temporária após a visita vitoriosa a Bath.

Dois ensaios na primeira parte de Wyles e Strettle deram uma vantagem confortável que foi bem gerida no segundo parcial, 3-17.

A carga final do Bath só foi premiada nos últimos 10 minutos com um ensaio de penalidade através da melée, no entanto Goode já tinha negado território de ponto bónus aos adversários, final 10-23.

O Sábado foi recheado de rugby, começando em Exeter onde o London Irish foi incapaz de continuar a sua subida de rendimento e ficou a zero contra os locais.

O pack do Exeter habituado a marcar os pontos dedicou-se ao trabalho na frente de combate e os dois centros Dollman e Whitten ficaram com a glória dos ensaios, Slade adicionou mais 8 para o 18-0.

Em Londres os Quins mais uma vez tiveram que lutar pela vida, contra o último o Worcester que quase
partia a loiça toda na capital. 
Ao intervalo os valorosos forasteiros sorriam com 3-13 de vantagem, só na segunda parte o jovem Sam Smith marcou à sua futura equipa para ser seguido por outro petiz, Harry Sloan.
O fantástico Chris Pennel ainda ensaiou e converteu em sete pontos um final emocionante que os Quins não deixaram fugir e venceram por um ponto 21-20.

Ainda na capital, os Wasps receberam os surpreendentes Sharks de Sale que continuam a descansada caminhada por entre os seis primeiros.
O jogo começou com um lance desastrado do Wasp Joe Simpson a atingir Nick McLeod quando o abertura estava no ar, com a aparatosa queda o galês foi substituído por Cipriani e Simpson ganhou 10 minutos para pensar no lance.
Contra 14 os tubarões aplicaram a primeira dentada pelo capitão Braid que se farta de marcar ensaios (seis na Premiership), mas na segunda parte as vespas ensaiaram por Simpson para se colocarem em vantagem com 17-10.
Sorriam os londrinos mas as mangas de Cipriani recheadas de magia criaram um ensaio para Johnny Leota, apesar de não conseguir transformar o abertura viria converter duas penalidades para a vitória por 17-21.

A fechar o Sábado o sol pôs-se sobre o Franklin's Gardens num jogo animado para os mais de 13 mil espectadores nas bancadas.
Os Saints entraram em campo no segundo lugar à condição para receber o Gloucester longe do topo da liga.
A primeira parte foi muito equilibrada com os cherry whites a responderem à letra às investidas dos Saints, mas os visitantes foram anjinhos para proporcionarem a Ken Pisi pegar numa bola perdida a meio campo para acelerar para debaixo dos postes sem oposição logo no primeiro minuto.
Mas ainda antes dos 10 minutos o centro Henry Trinder fez melhor ainda e correu 90 metros depois de interceptar um passe junto à sua área de ensaio, empate em estilo.
Com a segunda parte e as substituições veio ao de cima o poderio do pack de Northampton, Calum Clark gatinhou para o ensaio com 15 minutos da segunda parte e depois viria a ser Tom Stephenson, a nova coqueluche da academia dos Saints, a bailar para fugir aos adversários e deixar o Gloucester a 14 pontos (27-13).
Nos 10 minutos finais os santos selaram o destino do Gloucester, e o ponto bónus, com Alex Waller a concluir um maul dinâmico e depois mais um jovem da academia, Will Hooley a estrear-se a ensaiar na Premiership e a fechar a contagem para o 39-13 final.
Com jogadores "presos" à equipa de elite inglesa o que os Saints têm feito com formação é fenomenal, no Sábado foram utilizados sete jogadores que até à pouco jogavam pelos "Wanderers", equipa A da academia dos Saints: Alex Waller (22 anos), Ethan Waller (20), Haywood (21), Elliott (20), Stephenson (19), Nutley (21) e Hooley (20), e isto de uma equipa que está isolada no topo da liga inglesa.

No Domingo fechou-se a jornada no batatal de Newcastle onde enquanto houve equipa, pernas e asas nos falcões ficaram afastados das garras dos Tigers.
Os Falcons começaram bem com um ensaio de Noah Cato mas o tiger Owen Williams tinhas a bota acertada o suficiente para meter pontapés de 50 metros aos postes.
Depois Goneva aliou-se ao seu abertura e inventou um ensaio ao qual o talonador Lawson respondeu ao sair de um ruck imparável.
Mas o fijiano estava inspirado e rompeu por entre defesas para voltar a afastar tigres no marcador, de onde nunca mais sairiam.
Waldrom e o jovem argentino Matera já ao cair do pano confirmaram o ponto bónus ofensivo.
Destaque para o regresso de Manu Tuilagi após longa ausência, o jovem foi logo adicionado aos treinos da Inglaterra apesar de Lancaster ter admitido que o jovem não jogará contra o País de Gales.

Na tabela Saints e Saracens vão isolados no topo para garantir playoffs em casa enquanto o Bath viu o Leicester encostar-se.
O Leicester entra num período difícil no seu calendário que inclui visitas a Northampton e aos Quins e Sale que os seguem de perto na tabela.



Championship
O Bristol agarrou-se ao primeiro lugar do Championship precisamente com uma vitória contra o Rotherham, jogo grande com direito a transmissão televisiva.
O Bristol entrou demasiado forte com 3 ensaios convertidos em menos de 20 minutos, mesmo com um super Socino (1E, 2T, 3P) não foram capazes de ultrapassar um adversário mais experiente nas áreas chave do jogo e ainda viram negados um ponto bónus, final 26-34.
O Nottingham continua sem se conseguir aproximar sequer da primeira metade da tabela e perdeu contra o Plymouth fora, 22-12.
Outra decepção da época parece ser o Bedford que sucumbiu na viagem ao norte até Moseley onde a contagem de penalidades tramou os azuis, final 24-13.
O London Welsh cumpriu e trouxe cinco pontos de Ealing, resultado de cinco ensaios para um 6-39.
No Domingo o Jersey vai-se agarrando à manutenção com um valioso ponto defensivo arrancado na Cornualha, os Pirates venceram os insulares 19-15.
O Leeds continuou a sua demonstração de força e bateu o London Scottish, deixando os exilados a 8 pontos dos 4 primeiros, 27-18. Bristol, Leeds, Welsh (-1 jogo) e Rotherham são para já os quatro primeiros classificados.


Coventry RFC
Como Jacques Le Roux previu em entrevista para o Mão de Mestre o Coventry tinha qualidade e experiência para "namorar" os três primeiros lugares da National League 1.
Após mais uma demonstração de superioridade dos seus avançados frente ao Fylde, Le Roux e companheiros atingiram o terceiro lugar da classificação.
O Fylde não perdia há 10 jogos e a formação ordenada do Coventry foi demais para o que conseguiriam lidar, 15-36 fez as equipas trocar de lugar na tabela.
Os azuis e brancos no entanto vêem o Doncaster lá longe a 22 pontos.


Quadros: www.premiershiprugby.com/itsrugby.fr/
Fotos: www.premiershiprugby.com/

Sem comentários: