12 de março de 2014

SEGUNDONA NORTE/CENTRO, FAMALICÃO DESILUDE...*

* José Silva
Neste fim de semana cumpriu-se a jornada 12 com as vitórias esperadas, com ponto bónus, de Guimarães e Bairrada.

Em Braga os Gladiadores derrotaram os Aveirenses denotando a sua evolução nos últimos jogos e fazendo prever um final emocionante no “grupo de baixo”.

No jogo grande a surpresa vai inteirinha para os Garranos que brindaram o Famalicão com nove ensaios sem resposta.


Em Arcos de Valdevez o clube local derrotou o Famalicão por uns expressivos 57-0 o que é um resultado pesado para uma equipa com pretensões de subir à primeira divisão.
Foi um dia não? Um poupar das peças para o jogo seguinte? Ou tudo correu mal?
Na verdade, e apesar de defendermos a integração plena de todas as equipas na competição, os jogos como os Garranos não contam para a classificação final, pelo que o resultado – pesado para o Famalicão – não influencia em nada.
Mas fica sempre no ar a ideia de uma abada.


O líder Guimarães continua o seu passeio invicto até à Fase Final.
Desta vez foi a Vila Real derrotar os locais por 12 ensaios sem resposta.
Em Guimarães respira-se confiança e com a parte difícil do calendário já cumprida, não haverá grandes surpresas.
Os Universitários de Vila Real depois de um bom início de campeonato já não vencem desde Dezembro

O que nos dizem de Guimarães;

“Os bravos de Guimarães deslocaram-se até Vila Real para defrontar a equipa da Associação Academia de Trás os Montes que durante várias épocas fez parte do lote de equipas da primeira divisão.
Num jogo que se previa de grandes dificuldades, tendo em conta a tradicional atitude apresentada pela equipa da casa, os homens de Guimarães entraram com tal apatia que não permitiu esclarecer a quem assistia ao jogo que estava em campo o líder invencível da prova. 
Só a meio da primeira parte o GRUFC conseguiu implementar o seu modelo de jogo e remeter a equipa casa para a sua zona defensiva que lá permaneceu até ao intervalo com o resultado de 26-0 favorável à equipa vimaranense. 
A segunda parte começou com uma atitude ainda mais agressiva do líder do campeonato que, apesar da atribuição de pontos estar praticamente definida, não baixou os braços e conseguiu o resultado mais volumoso da época, 72-3”.


Em Braga os locais levaram de vencida o Aveiro num jogo, como prevíramos, de resultado incerto.
Com este resultado o Braga deixa o último lugar na classificação e prevemos um final da competição de bom nível.
Os Aveirenses, pelo contrário, com um calendário muito complicado podem descer de rendimento e vamos assistir a um final empolgante também no fundo da tabela.

Dizem-nos de Braga;

“O jogo, marcado pelo intenso calor que se fez sentir, foi quase sempre dominado pelo Braga Rugby, mas, nem sempre o resultado espelhou tal facto, o que tornou o jogo muito emotivo.
O Braga entrou muito bem e desde cedo colocou o jogo no meio campo adversário. 
O Aveiro, ia defendo bem a investidas dos Bracarenses e tentava, através de pontapés, aliviar a pressão. 
Na única vez que o Aveiro se aproximou da linha de 22 do Braga durante toda a primeira parte, os Moliceiros aproveitaram a desatenção dos bracarenses para marcar uma falta rápida que os levou ao primeiro ensaio da tarde. 
O Braga Rugby não se desorientou com este ensaio marcado contra a corrente do jogo e, ainda antes do intervalo, igualou através da marcação de um ensaio.
A 2ª metade iniciou-se com mais um ensaio dos visitantes que, mais uma vez, aproveitaram desconcentração dos da casa para passarem para a frente do marcador por 10-5. 
Os Gladiadores minhotos acordaram e, durante os 30 minutos seguintes de jogo, voltaram a dominar o seu adversário, tendo, desta feita, marcado três ensaios sem resposta, dois deles convertidos, o que finalmente colocava justiça no marcador que se fixava em 24-10 para os da casa. 
A partir deste momento, e faltando ainda 10 minutos, os minhotos como que adormeceram e foram então os Aveirenses a ter maior ascendente. 
Na última jogada do jogo, os de Aveiro marcaram o seu terceiro ensaio e fecharam as contas do desafio em 24-15 para o Braga Rugby.”

Opiniões de Aveiro;

Aveiro arrancou um pouco desconcentrado permitindo ao Braga instalar-se no seu meio campo nos primeiros 20 minutos do jogo, mas defendendo bem e numa das primeiras incursões no campo da adversário aproveitando uma marcação rápida de penalidade para marcar pelo seu médio de formação.
Após este ensaio o Braga reorganizou-se e começou a jogar bem em cima do adversário, conseguindo com sucesso interferir na ligação entre médio de formação e abertura aveirenses, que assim não conseguiram fazer funcionar a sua linha de 3/4. 
O Braga esteve muito bem em termos de placagens e teve ascendente sobre Aveiro nas formações ordenadas.
Ainda na primeira parte o Braga empata o jogo.
No arranque da segunda parte o Aveiro passa para a frente do marcador após saída com bola de melle nos 22 metros pelo número 8 de Aveiro.
Aproveitando alguma falta de concentração dos aveirenses, que falharam placagens em zonas proibidas, o Braga marca três ensaios sem resposta, convertendo dois.
Finalmente, nos últimos minutos do jogo, a linha de 3/4 de Aveiro funciona e é marcado o derradeiro ensaio pelo seu ponta.

Na aldeia do Rugby o Bairrada venceu os homens de Tomar por 10 ensaios sem resposta.
Os Bairradinos continuam o seu caminho rumo à Final Four, e vão avançando passo a passo para esse objetivo.
Para a semana terão teste difícil em Famalicão.
O Tomar que joga com UTAD e Aveiro (casa) e Braga (fora) irá tentar subir uns degraus na classificação.

Sem comentários: