20 de março de 2014

LINCES EM TÓQUIO PARA RESGATAREM A SUA IMAGEM

Já está na capital do Japão a equipa nacional de sevens que vai participar na dupla etapa Tóquio/Hong Kong, destacando-se na sua constituição os regressos do capitão Pedro Leal, de Pedro Bettencourt - que fez uma época de grande destaque nos Lobos - de Tomás Noronha (melhor marcador de ensaios da D.H.) e de Miguel Lucas, depois de longa ausência por lesão.

Presenças habituais nas etapas anteriores, David Mateus e Adérito Esteves, mais libertos de responsabilidades e mais livres para explodirem em campo, estarão acompanhados ainda por Nuno Sousa Guedes, a completar o lote dos jogadores mais experientes.


Entre os menos experientes, e além do já referido Tomás Noronha, que será o speedster da equipa, teremos Vasco Fragoso Mendes, Manuel Vilela, António Marques, Manuel Raposo e Bernardo Seara Cardoso, que faz a sua estreia com a camisola das quinas.

Apesar de ainda haver algumas ausências importantes, este conjunto de jogadores parece bem mais equilibrado que aquele que esteve em Las Vegas e Wellington, e espera-se que o rendimento da equipa suba exponencialmente.

No entanto gostaríamos de ver a introdução de jogadores menos experientes com mais moderação, para que o potencial da equipa se confirme nos momentos chave dos torneios e não seja afectado por uma sobrecarga de tempo de jogo nos jogadores mais experientes, nas partidas mais importantes.


No primeiro dia de prova, Portugal defronta o Canadá no jogo inaugural, e a confirmar o equilíbrio que o frente a frente mostra, é bom lembrar que nas duas vezes que as equipas se encontraram esta época, a vitória sorriu em doses iguais para cada uma delas - o Canadá venceu no Torneio de Gold Coast, em Outubro, por 17-24 na primeira fase da prova, e Portugal venceu no Dubai, em Novembro, por 33-24, na meia final da Bowl.

No segundo jogo do dia os Linces vão defrontar a Nova Zelândia, com quem já jogámos duas vezes esta época, perdendo por 0-38 no Dubai e por 0-43 em Port Elizabeth, na África do Sul.

O terceiro e último adversário do primeiro dia é o País de Gales, outra equipa à qual não é novidade ganharmos, e desde Setembro já os encontrámos no GPS de Bucareste, vencendo por 10-7, no torneio de Gold Coast em que perdemos por 14-33, em Port Elizabeth quando ganhámos por 28-17, e, finalmente, em Wellington onde sofremos uma pesada derrota por 19-45.
De qualquer forma, duas derrotas e duas vitórias, nestas quatro partidas.

Pode consultar o horário dos jogos por baixo do Frente a Frente.


A propósito convém esclarecer que os elementos estatísticos fornecidos pela IRB, dizem apenas respeito a jogos do Circuito Mundial, e nos números que nós apresentamos são considerados todos os jogos realizados pelos Linces, desde a primeira vez que a equipa foi reunida, em Maio de 1992, para disputar o apuramento para o Mundial de 1993.

Veja o quadro geral dos jogos dos Linces:


Finalmente e para poder acompanhar o que se irá passar na madrugada/manhã de sábado, veja o quadro do primeiro dia de prova, com os jogos separados por grupo, para melhor compreensão da classificação de cada uma delas:


1 comentário:

Great Duke disse...

Aproveito a deixa para desejar boa sorte à malta.

Temos um grupo interessante pois Gales e o Canadá (apesar do brilharete que fizeram na última jornada dupla) são equipas que podemos bater. Não digo que não possamos bater os NZ, mas é uma tarefa muito complicada que requer também uma maior maturidade competitiva que este grupo (no seu todo) ainda não tem. Mas nunca se sabe...

Se o conseguíssemos, teríamos o apuramento para os 1/4 da Cup na mão e a manutenção como core team muito, mas mesmo muito próxima.

Espero que corra bem, apesar do ar desolador que o Estádio de Tokio habitualmente apresenta...