24 de março de 2014

BOLAS CURTAS NA EUROPA, NOS SEVENS E NA TAÇA DE PORTUGAL

Está para breve o anúncio do acordo a que chegaram as principais Federações (as 6 Nações), as principais competições de clube (Aviva Premiership, Top-14) e a Liga Celta, sobre a forma que a nova Taça dos Clubes Campeões Europeus do rugby, com sede em Zurique e não mais em Dublin, organizada por uma nova entidade em que além de representantes daquelas Federações e daquelas competições, se sentará ainda um representante da FIRA, e tem a novidade de uma competição prévia para qualificação de duas equipas que disputarão a (hoje) denominada Amlin Challenge Cup.



Apesar de ainda não haver certezas, consta que esta competição poderá ser disputada no sistema de
eliminação directa, entre oito equipas em representação da Geórgia, Roménia, Rússia, Espanha, Portugal e Itália, que além das equipas que disputam a Liga Celta, asseguraria assim a participação de duas equipas, as finalistas do Campeonato Eccelenza, ou eventualmente duas selecções regionais, na segunda competição europeia, de que ainda não se conhece o novo nome, enquanto se sabe já que a Heineken continuará a ser, não o único, mas o principal patrocinador da principal competição.



O Torneio de sevens de Tóquio, apesar de não trazer boas memórias em relação à participação nacional, trouxe-nos alguns momentos de grande vibração, revelou quem está a trabalhar melhor e quem precisa de trabalhar mais, e o segundo dia da competição, apesar de não ter atraído grandes multidões ao Estádio, ofereceu extraordinárias exibições que não podem ficar esquecidas, como as interpretadas pela Fiji, nos jogos com a Nova Zelândia, nas meias finais, e com a África do Sul na final, e você pode assistir aos melhores momentos na Videoteca Mão de Mestre, com o apoio da Groundlink Sports & Resorts.




Terminamos as Bolas Curtas de hoje com a notícia de que, por decisão do Conselho de Justiça, foi atribuída falta de comparência ao Técnico no jogo da Taça de Portugal frente ao Belenenses - no campo o Técnico tinha eliminado o Belenenses - pelo que a FPR informou que será a equipa do Restelo a defrontar o CDUL e não os engenheiros, nas meias finais da prova, marcadas para este fim de semana, mas o Mão de Mestre sabe que a equipa das Olaias não vai ficar parada e prometem-se novidades para os próximos dias, sendo que a Rádio Mestre vai acompanhar o assunto de perto - mais uma situação complicada que vem perturbar ainda mais o pequeno mundo do rugby português..

17 comentários:

Francisco Rapazote disse...

qual o motivo da eliminação do tecnico?
obgd

Anónimo disse...

Manuel, o jogo do Tecnico/ Belenenses é com o CDUL e não com o Direito. O direito joga com a Académica.

Manuel Cabral disse...

Obrigado pela chamada de atenção, já está corrigido no texto.

Manuel Cabral disse...

Francisco Rapazote:
"...a AEIST deveria ter utilizado um mínimo de 12 jogadores elegíveis para as selecções nacionais, o que não aconteceu..."

Anónimo disse...

Acordão da FPR:
http://www.fpr.pt/newsletter/newsletter.asp?id=898

Anónimo disse...

E porque que não aconteceu?

Anónimo disse...

Fantástico a eliminação do Técnico!

Os regulamentos diferentes de competição para competição!! Ridículo! Que corja de incompetentes na FPR

Anónimo disse...

Sem dúvida que quem escreveu este regulamento "....deveria ter utilizado um mínimo de 12 jogadores elegíveis para as selecções nacionais..." é douto nas artes do direito e do português.

Mas para mim todos os jogadores em campo são elegíveis para as selecções nacionais. Todos nacionais de um país, tirando os apátridas, e assim são elegíveis.

Agora se estivesse escrito, elegíveis para as selecções nacionais de Portugal (ou portuguesas) as conclusões seriam diferentes.

Anónimo disse...

Parece que está época o Belenenses só consegue ganhar ao Técnico ...na secretaria, pois dentro de campo é o que se vê.

Como pode numa mesma época, na mesma Federação, com as mesmas equipas, com os mesmos jogadores inscritos, numa competição uns podem jogar, mas noutra competição não podem?

Então os plantéis não são rigorosamente os mesmos?

Então para o campeonato vale a regra de jogadores estrangeiros e equiparados, mas para a taça já não?

Obrigado ao pessoal da Julieta Ferrão, ao Sr presidente, aos seus iluminados assessores por tão grande contribuição para a estabilidade das competições e do rugby em geral.

Bem hajam!

Anónimo disse...

É possível a um país da UE, ter num regulamento de uma modalidade desportiva , com uma federação que tem estatuto de utilidade pública , uma limitação de jogadores comunitários.?

A lei de uma federação sobrepõe-se à do país? Da UE?

GB

Anónimo disse...

Onde é que há informações sobre esta competição europeia?

Anónimo disse...

http://www.therugbypaper.co.uk/featured-post/15360/new-euro-cup-will-be-worth-100m/

Afinal Portugal e Espanha não têm nenhum clube ou região presente...

Anónimo disse...

De facto temos muitos regulamentos, o RGC, o da Liga de Honra e o da Taça (pelo menos) o que já por si é ridículo! No entanto os clubes devem estar atentos a toda esta panóplia de regulamentos para não perderem na secretaria (se calhar com razão) o que se ganha com esforço dentro de campo!

Anónimo disse...

nao há crónica da divisão de honra??

Anónimo disse...

Alguém sabe o que se passou com o Manuel Vilela, parece que já não está nos seven?! Um dos futuros melhores jogadores e dos que menos jogou...

Anónimo disse...

acho que os regulamentos/leis são para se cumprir, caso contrário é como o a fpr faz, vale tudo. não quero dizer com isto se são os regulamentos corretos ou não, simplesmente, se são os que estão em vigor, que se aplique. agora... não me parece é que sepossa usar uns regulamentos que entraram em vigor depis da época começar

Anónimo disse...

Os regulamentos não têm lógica nenhuma, a grande diferença entre o do campeonato e o da taça, é que este último, aparentemente, foi aprovado antes da competição começar. Mas, de facto, contado ninguém acredita!