6 de março de 2014

SPORT E CRAV APURAM-SE NO NORTE E JUNTAM-SE ÀS OUTRAS FINALISTAS *

* Álvaro Figueiredo
Iniciou-se no passado sábado, dia 1 de março, a disputa pela a Taça de Portugal de Sevens Femininos, com a a realização das etapas regionais no Norte, Centro e Sul. 

Esta fase inicial destinou-se a apurar as oito equipas finalistas, que irão à Bairrada, no dia 8 de Março, à procura de conquistarem o troféu.

Na zona Norte inscreveram quatro equipas para discutirem os dois lugares de apuramento na etapa que se realizou nos Arcos de Valdevez: Sport Club do Porto, CRAV, Braga Rugby e Famalicão. 
Contudo, no dia da competição a equipa famalicense não pode comparecer.

Numa disputa a três, e com a presença de árbitros, as equipas presentes jogaram todas entre si, apesar da
forte chuva que se fez sentir em todo o apuramento.

No primeiro jogo a equipa do CRAV defrontou e venceu o Braga Rugby por 32-0, mostrando que apesar de algumas ausências as arcuenses continuam em boa forma, com argumentos suficientes para discutirem os primeiros lugares da prova. 
Privilegiando o jogo de contacto e tirando partido, simultaneamente, das suas jogadoras mais rápidas, o CRAV foi acumulando ensaios e conversões, sem dificuldade. 
A equipa de Braga tem melhorado as suas prestações desde o início da época, mas ainda não tem argumentos para discutir o jogo com as equipas mais fortes do Norte.

No jogo seguinte o Braga Rugby defrontou o Sport Club do Porto, também com algumas ausências e algumas jogadoras em recuperação. 
No entanto, as portuenses tiraram partido da sua maior experiência e puseram em campo o seu jogo habitual, de circulação de bola. 
Sem nunca imporem um ritmo muito elevado venceram com facilidade a equipa de Braga por 54-0, remetendo para o último jogo a decisão do primeiro lugar da etapa.

Com o apuramento decidido, Sport Rugby e CRAV, decidiram no último jogo o primeiro lugar da etapa, num jogo com duas partes completamente distintas. 
Na primeira parte o Sport dominou o jogo, circulando a bola e encostando as arcuenses na linha de 22 metros. 
Com naturalidade as portuenses adiantaram-se no marcador, parecendo ter a partida controlada. 
Só que após o intervalo a história do jogo foi diferente e o CRAV consegui assentar o seu jogo e passou a controlar o rumo da partida, fazendo recuar as atletas do Sport com rucks e penetrações sistemáticas, empatando a partida. 
Empate que subsitiu até ao final do encontro, favorecendo a equipa do Porto, devido à diferença de pontos marcados e sofridos.

Agora, dia 8 de março, as duas equipas nortenhas reencontram-se no grupo B da Taça de Portugal onde em conjunto com o Bairrada e o Técnico vão discutir o acesso às meias finais da prova. 
No grupo A, Tondela, Agrária, Cascais e Benfica disputarão os outros dois lugares nas meias-finais. 
Os jogos iniciam-se às 12 horas.


2 comentários:

Anónimo disse...

Já agora, onde se vão disputar estes jogos de 8 de Março?

Não se compreende como é que se insiste em fazer jornadas de Sevens nesta altura do ano, em que o frio e a chuva são constantes.

Prejudica a qualidade do jogo (já de si sofrível) e a performance das jogadoras. Estas, coitadas, lá têm de aguentar, muitas vezes sem qualquer local para se abrigarem.

De qualquer modo, considero errada a decisão da FPR e a teimosia de alguns clubes em não querem jogar o rugby de 13 e evoluir para o 15.

Claro, alguém do Porto tem andado a saber vender esta mercadoria do sevens... e para a ataul ddireção da FPR é igual ao litro.

Estratégia para o próximo Europeu da FIRA há? Para um (digamos, muito muito dificil) apuramento para os Jogos Olímipicos do Rio, há? Estratégia para captar mais jogadoras, há?

Enfim, o rugby feminino a definhar...

Manuel Cabral disse...

Já agora, porque não experimentas ler o texto ou ver o cartaz que se publica em destaque?
Eu digo-te porquê:
Porque tu não estás minimamente interessado na notícia ou seja no que for, apenas em criticar o facto de se jogar "esta mercadoria", e o facto das equipas do Norte jogarem com regularidade durante todo o ano...
Se as outras regiões do país fizessem como no Norte e no Centro, fartavam-se de jogar e teriam menos chico-esperteza de fingir que estão interessados nos nossos artigos, apenas para criticar quem joga...