26 de março de 2014

JOGOS ENTRE EQUIPAS DO MINHO DOMINAM JORNADA *

* José Silva

No fim de semana de 29/30 de Março jogam-se os três jogos da jornada 15 e uma partida antecipada entre Tomar e Aveiro da jornada 17.

Como curiosidade jogam as quatro equipas do Minho entre elas.

Nos jogos da jornada destacamos a recepção dos Bravos aos Garranos, os dois primeiros da tabela Não Oficial, enquanto Famalicão e Bairrada terão de ganhar os respectivo jogos.


No jogo antecipado da jornada 17, prevê-se uma partida interessante do grupo de baixo.



No jogo maior da jornada defrontam-se os dois primeiros da tabela.
Jogo sempre apetecível de seguir, este derby minhoto, apesar de pela classificação oficial não servir de muito pois os jogos com as equipas “B’s” não valerem, na verdade no terreno acreditamos que teremos duas equipas a querer ganhar o jogo.
Os bravos, que estão a uma vitória de conseguir o acesso às meias-finais - e ainda tem três jogos para o conseguir - não deixarão de lutar para manter a invencibilidade, e aferir as suas reais capacidades perante a segunda equipa mais forte do Grupo Norte/Centro.
Os Garranos vêm de uma vitória sem ponto bónus com o Aveiro, pelo que todos os pontos que consigam amealhar perante os adversário “diretos” - e ainda jogam com Famalicão e Bairrada - farão a diferença entre ficar, ou não, no topo da tabela Não Oficial do Grupo Norte/Centro da Segunda Divisão Nacional.

Jogo de tripla, com ligeira vantagem para a equipa da casa.

Deixamos aqui um apelo para que seja revisto e repensado a questão das equipas “B” pois assim como está não nos parece que funcione.
Estas equipas merecem ser respeitadas por adversário – na maior parte dos casos, parece-nos que são – e acima de tudo por quem define e faz as regras das competições.


Em Famalicão, no segundo derby minhoto, o clube local recebe os gladiadores.
O Famalicão é no momento o segundo classificado da classificação Oficial – apesar de tudo, a que conta - com um ponto de vantagem sobre o Bairrada.
Além do mais faz mais um jogo que o Bairrada, a somar a esta ligeira vantagem cria uma certa "almofada", mas  deverá saber que qualquer distracção poderá ser, provavelmente, fatal.
Acreditamos que o Famalicão já esteja a recuperar de um período menos bom que viveu, pelo que acreditamos que consiga a vitória com ponto bónus.
O Braga Rugby começou mal a competição, tem vindo a melhorar de rendimento, mas dificilmente conseguirá pontuar perante um Famalicão de outro campeonato e a necessitar de vencer.
Os gladiadores terão ainda jogos com Tomar e AAUTAD para pontuar.
Apostamos na vitória do Famalicão com ponto bónus ofensivo.


Na Aldeia do Rugby o Bairrada recebe a AAUTAD e terá de vencer com ponto bónus ofensivo para se manter na corrida.
A equipa local, que tem vindo a impressionar pelo jogo apresentado e principalmente pela muita juventude que tem como demonstração da boa formação do clube neste momento (os Sub-18 disputam o Grupo A  do Campeonato Nacional).
O Bairrada neste momento não depende só de si para chegar a uma meia final mas para o conseguir terá de conseguir amealhar o máximo possível de pontos, pelo que a vitória perante a AAUTAD é obrigatória.
Os estudantes de Vila Real já não ganham desde Dezembro, tem sofrido alguma derrotas pesadas nos últimos jogos pelo que esperam acabar com este ciclo para, finalmente, terminarem o campeonato com Tomar e Braga onde podem pontuar.
Aposta na vitória do Bairrada com ponto bónus ofensivo.


Jogo antecipado da jornada 17 que será muito interessante para aferir a classificação da parte superior do grupo de baixo.
Os homens do RUA estão neste momento em primeiro do grupo de baixo enquanto o Tomar é último, mas os de Aveiro após este jogo jogam com Guimarães e Famalicão, onde não se prevê que pontuem, enquanto os Templários jogam com Guimarães, mas também AAUTAD e Braga onde podem pontuar.
O Aveiro vem de um bom resultado nos Arcos, e se conseguir reunir as tropas poderá vir discutir o jogo em Tomar.
Bom jogo em perspectiva com resultado incerto, apesar de darmos vantagem ao fator casa.

1 comentário:

Anónimo disse...

Não há análide à última jornada da Divisão de Honra?