13 de março de 2014

O FIM DE SEMANA 15/16 DE MARÇO DO RUGBY NACIONAL

O fim de semana não se limita ao jogo Portugal-Espanha, e embora ele constitua o seu ponto alto e desperte a maior parcela de interesse - ou pelo menos é assim que deveria ser - e a Divisão de Honra fazer mais uma folga, ainda será possível assistir a alguns jogos de rugby, um pouco por todo o lado.

Aproveita-se a folga de calendário na Primeirona para a realização dos dois jogos em atraso e se na Segundona Lisboa/Sul apenas se disputa um jogo em atraso, na zona Norte/Centro se não fosse mais um adiamento teríamos uma jornada completa...

Podem também seguir a informação da Rádio Mestre sobre o rugby que se vai jogar em Portugal no fim de semana, ouvindo a emissão aqui:

2014.03.10
Agenda
15 e 16 de Março




PRIMEIRONA

Como referimos, teremos a realização dos dois jogos que estão em atraso:

SANTARÉM - SETÚBAL (17-14)
CNEMA, sábado, 11 horas
Jogo que pode ajudar os cavaleiros a fugir do rebaixamento, deixando-os, em caso de vitória, a oito pontos do São Miguel, com três jornadas apenas por cumprir, e na última delas as duas equipas vão-se encontrar.
Pelo lado do Setúbal também a conquista dos pontos pode significar um passo importante no apuramento para o play-off, pelo que a viagem dos sadinos se reveste de grande importância para qualquer das equipas.
O jogo vai ser disputado no campo do CNEMA que está em péssimas condições, mas que vai ter que ser utilizado ainda nesta fase terminal do campeonato, mesmo sabendo-se já que o plano da sementeira da relva do novo campo do CR Santarém está já a ser elaborado com a empresa Rasgos de Verde Lda, prevendo-se que a sementeira esteja concluída até meados de Abril.
Se esta previsão se vier a concretizar - e esperamos que sim! - isso significa que em Setembro, quando a época 2014-2015 começar, os cavaleiros terão o seu próprio campo novinho em folha!

ÉVORA - LOUSÃ (3-41)
Inferno dos Canaviais, sábado, 15 horas
Apesar das duas equipas estarem já apuradas para o play off, uma vitória dos chaparros iria colar a equipa ao Benfica, mas uma vitória da Lousã fará os serranos assumirem a cabeça da tabela classificativa.
Apesar das tradicionais dificuldades por que atravessam as equipas que se deslocam ao Inferno dos Canaviais, a verdade é que a Lousã é claramente favorita e não deve perder a oportunidade de ultrapassar o Groundlink Caldas.

SEGUNDONA - ZONA SUL/LISBOA
TÉCNICO B - VILA DA MOITA (15-17)
Gaio, sábado, 12 horas
Um jogo apenas para permitir a recuperação dos jogos em atraso do Técnico B, quando continuamos a desconhecer o que se passou na semana passada com o jogo dos engenheiros com o Ubuntu, estranhando-se que a FPR nada diga sobre a matéria, já que a não realização do encontro - se é que não se realizou - pode trazer consequências importantes para a classificação, dependendo dos motivos que a justifiquem.
Quanto ao jogo de sábado, e depois do resultado registado no outro encontro entre as equipas, o resultado será com certeza reflexo de novo equilíbrio entre as duas formações.
A propósito estranha-se que este segundo encontro seja realizado no Campo do Gaio, já que também o jogo anterior foi lá disputado.

ZONA NORTE/CENTRO
Mais um jogo adiado, desta vez o Tomar-AAUTAD, deixando o fim de semana por conta de dois encontros apenas.
GUIMARÃES - BRAGA (57-7)
Pista Gémeos Castro, sábado, 15,30 horas
Apesar da evolução do Braga, o Guimarães parece definitivamente lançado para uma época sem mácula, pelo que o prato da balança vai com certeza tombar para o lado da equipa da cidade-berço, aliás de acordo com a previsão do nosso especialista na zona, José Silva, feita já hoje nas nossas páginas.

FAMALICÃO - BAIRRADA (11-26)
Municipal de Famalicão, sábado, 18 horas
Jogo de grande importância para a definição do segundo apurado na zona para as meias finais da prova, e mesmo com a previsão de José Silva, de uma vitória famalicense, vale a pena ficar atento, porque o jogo é mesmo importante.

Quanto aos restantes jogos dos escalões sub-16, sub-18 e sub-23, podem consultar o respectivo registo na nossa página do Mão de Mestre...

10 comentários:

Unknown disse...

O técnico ganhou 48-5 ao ubuntu

Manuel Cabral disse...

Tiago Costa, obrigado pela informação.

Unknown disse...

De nada Manuel, e o jogo é no campo do RVM por comum acordo das duas equipas para que a relva das olaias seja tratada .

Unknown disse...

o resultado foi com o ubuntu foi 46-5. peço desculpa pelo erro

Anónimo disse...

Agronomia vs Sporting, sábado as 14h na Tapada

Anónimo disse...

ubuntu em clara queda

Anónimo disse...

E o FCT ganhou ao Belas.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Estranho não haver crónica da segundona Sul, perdeu o interesse por esta divisão?

Manuel Cabral disse...

Tentando responder às questões colocadas.

Tiago Costa mais uma vez agradeço os esclarecimentos.

Jogo Agronomia-Sporting: Não sei de que jogo se trata, pois não consta do site da FPR nem recebi qualquer informação de qualquer dos clubes. Mas fica a informação, apenas agradeço que informem de que escalão estamos a falar.

Quanto aos resultados da Segundona Zona Sul/Lisboa continuamos a publicar todos os resultados e classificações em http://www.clubesdiv2.maodemestre.com/

Quanto às crónicas da Segundona Zona Sul/Lisboa, agradeço que vejam a minha resposta nos comentários ao texto da Zona Norte/Centro, daqui a uns minutos. Em http://www.maodemestre.com/2014/03/bairrada-em-famalicao-e-o-grande-jogo.html

Anónimo disse...

Pode ser um fim-de-semana interessante.

Por exemplo, se Portugal fizer um grande jogo e derrotar a Espanha, como todos queremos que aconteça.

Por exemplo, se continuar a grande adesão dos miúdos dos clubes para se fazer mais um torneio/convívio antes do jogo da seleção.

Por exemplo, se independentemente do resultado, o Presidente da FPR cumprir a sua palavra e anunciar a sua demissão.

Poderia ser um grande fim-de-semana de rugby se o jogo Portugal-Espanha se realizasse no domingo. Tal permitiria a todos os que querem, ver as decisões do 6 Nações, com os 3 jogos seguidos. e com o decisivo França - Irlanda a ter início à mesma hora do Portugal-Espanha.

É que, se opções houver que fazer, é preferível ver o jogo em direto do que esperar até às 23H00, quando passar na Sport TV.

É também por estas que há cada vez menos gente nas bancadas a ver os jogos da seleção. Onde andam as cabecinhas pensadoras da FPR?