3 de março de 2014

AUMENTA INTERESSE NOS SEVENS E MUITOS OS QUEREM RECEBER

Terminou no passado dia 28 de Fevereiro o prazo dado pela IRB para que os potenciais interessados em hospedar uma etapa do Circuito Mundial de Sevens para a época 2015/16, ou para receberem a edição de 2018 do Mundial de Sevens, e o número das federações que expressaram aquele interesse (25 nas etapas do Circuito e 14 no Mundial) não tem precedentes!

Mas o processo de candidatura à organização de cada uma destas competições não termina aqui, e no que diz respeito ao Circuito Mundial, as federações interessadas devem confirmar em definitivo esse interesse, e apresentar um pedido formal nesse sentido, até ao próximo dia 27 de Junho, sendo a escolha definitiva feita pela Comissão Executiva da IRB na sua reunião de Outubro de 2014.

Já no respeitante ao Mundial de Sevens de 2018 - recorde-se que o habitual ciclo de quatro anos entre edições da prova foi alterado, para a sua integração no calendário Olímpico - a data limite para a confirmação e formalização do interesse na organização, deve ser feita até ao dia 5 de Dezembro de 2014, com a decisão a ser tomada na reunião de Maio de 2015 do Conselho da IRB.

Quanto ao Circuito Mundial, e apesar de não se conhecerem ainda detalhes de como ele acontecerá no futuro, existem indicações que o número de etapas vai aumentar, não se sabendo se para 10 (como já deveria ter acontecido há dois anos, quando a Argentina "pulou fora" com o comboio em andamento, e se ficou pela adição de Tóquio) ou eventualmente para 12, ou se haverá um novo formato por inteiro.

PORTUGAL NA LISTA DOS INTERESSADOS
Quanto às federações que demonstraram junto da IRB o seu interesse na organização dos eventos, note-se que Portugal o fez em relação a qualquer deles, juntamente com:


Campeonato do Mundo de Sevens 2018 (com sublinhado as sedes anteriores e indicação do ano) África do Sul, Emirados Árabes Unidos (2009)Escócia (1993), Espanha, Estados Unidos da América, Fiji, França, Holanda, Hong-Kong (1997-2005), Inglaterra, Nova Zelândia, País de Gales, Portugal e Singapura.

Circuito Mundial de Sevens a partir de 2015/16 (com sublinhado a localização actual das etapas) África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, China, Emirados Árabes Unidos, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Fiji, França, Holanda, Hong-Kong, Inglaterra, Japão, Nova Zelândia, País de Gales, Portugal, Quénia, Rússia, Singapura e Suiça.

É com certeza prematuro analisar quem são as federações que demonstraram interesse na organização das provas, mas uma coisa é certa desde já: Portugal pode sim, ser um candidato de peso a qualquer uma delas, mas isso só acontecerá se essas candidaturas forem tratadas com verdadeiro profissionalismo, permitindo que sejam divulgadas com antecedência mesmo em relação à sua apresentação oficial, e que seja feito o devido trabalho de bastidores, sem o qual nenhuma pretensão a eventos desta natureza pode ter êxito.

Leia mais informações sobre a matéria na página da IRB.

6 comentários:

Anónimo disse...

Como já publiquei no Facebook da federação manifesto desde já o meu enorme agrado, quando li esta noticia achei realmente muito bom, visto que os sevens estão em fase de grande crescimento em Portugal e vejamos: nós de certeza faríamos um Mundial MUITO melhor do que o de Moscovo e teríamos uma melhor etapa do que a do Japão que praticamente o estádio esta vazio... mas agora é como você diz tem que haver um grande profissionalismo e uma preparação de candidatura ao mais alto nível!!! Concordo plenamente com estas candidaturas e apoiarei sempre. O comentador do canal português que transmite as World Series já tinha referido que Portugal tem capacidade para organizar um evento destes!! Força PORTUGAL!!!

Manuel Cabral disse...

Caro FP, estás cheio de razão! Mas não vai ser fácil...
Repara, a menos que haja um aumento das etapas do Circuito, a Europa será sempre prejudicada em termos da relação entre o número de federações e o número de etapas, pois se é certo que na Europa estão cerca de 30% das federações nacionais, é difícil compreender como só tem duas etapas em 9 (10).
Se as etapas passarem apenas para 10, como já esteve para acontecer, é quase certo que a América do Sul terá uma, em princípio na Argentina, mas o Chile e o Brasil também estão muito interessados.
Quanto à Europa, que é o que nos interessa, duvida-se que a etapa da Escócia se mantenha, mas se não aumentar o numero de etapas, então tenho a impressão que a escolha irá para o País de Gales.
Então, só haverá lugar para Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha, Rússia, Suiça ou França (!)se as etapas aumentarem... Eu acredito que aumentem, e que a escolha vá recair entre Portugal e Espanha, por um lado, e Alemanha e Holanda por outro...
Quanto ao Mundial, é capaz de ser mais fácil, embora o facto do Mundial de 2013 se ter realizado na Rússia, e ter sido um desastre, possa prejudicar. Repara que a África e a Oceania ainda não receberam nenhum Mundial de 7's...
Quando sair a lista reduzida, já devemos ter uma ideia melhor do que vai acontecer...
Abraço

Anónimo disse...

Finalmente uma boa notícia vinda da Julieta Ferrão!

Portugal tem tudo para acolher uma etapa ou mesmo o Mundial de Sevens. Estádios, infraestruturas (hotéis, aeroportos) e sobretudo um clima fantástico! E certamente muitos voluntários para ajudar.

Não deve ser difícil encher um estádio, aliás, como se viu há pouco tempo atrás no Estádio do Algarve aquando da classificação para o Mundial de Moscovo. Com meia dúzia de equipas, onde só a Escócia e Itália eram as mais sonantes.

Imaginem por cá a NZ, África do Sul, Austrália, Samoa, Fiji, etc, etc!

Graças a Deus que nessa altura o atual elenco federativo e seus assessores já devem estar a milhas!

Great Duke disse...

É óptimo estarmos entre os candidatos, mas será muito difícil.

Se pensarmos só na concorrência europeia, as coisas são complicadas.
Perdendo a Escócia a etapa, Gales estará na pole-position (embora eu ache que em Gales se repetirá o cenário da Escócia).
A França com o seu peso, poderá conseguir (se realmente quiser) ficar com a etapa.
Se falar o dinheiro, então a Alemanha ou mesmo a Rússia (o IRB ficou muito satisfeito com as Universíadas em Kazan, apesar do falhanço do Mundial).
Em termos de público, creio que Portugal poderia ser uma excelente escolha (para além das outras razões já aqui apontadas), mas dependeria da nossa selecção ter bons resultados (arrasta a malta). E isso depende da maneira como a Federação encarará os 7s...

No que respeita ao Mundial, duvido que o próximo seja na Europa. Não me espantaria que o Canadá fosse o próximo organizador, até pelo crescimento da sua selecção...

Joaquim Ferreira disse...

Encher o Estádio passa pelos adeptos apoiarem esta iniciativa e os organizadores organizarem um evento e não apenas um campeonato. Quem já foi a etapas como Africa do Sul, Dubai, Londres ou Hong Kong percebe que vão a este evento muito mais do que apenas os adeptos e jogadores de rugby.

O evento é uma festa, um evento social com muita diversão. Essa para mim tem de ser a aposta!!!

Os jogadores e adeptos têm de convidar e levar amigos e amigas à prova, divertir-se à brava (beber uns copos) e deixá-los com vontade de repetir a experiência. É assim nos países que referi!

A titulo de exemplo, a Feira do Cavalo na Golegã é uma festa e 90% da malta que lá vai não vê um cavalo o ano inteiro!


Great Duke disse...

Peço desculpa ao Mestre por nada ter a ver com o post, mas descobri isto no site da Fira:

Get into Rugby - Europe has become a key tool in the mass participation strategies of the German Rugby Union (DRV). Since the union launched the project as a GiR - Europe pilot nation at the start of 2013, there has now been over 18,000 participants in the Try and Play phases, in 7 regions of Germany. The DRV currently has close to 13,000 registered players and is looking to retain as many of the 18,000 participants to stay in the Game (...)"What is being seen today is the great enthusiasm shown to be involved in the game of Rugby in Germany. Our challenge now is to have greater sustainability with resources to ensure the retention of players now trying the sport".

Como dizem os franceses "Ils ont tout compris..."