13 de novembro de 2013

CAMPEONATO DE EMERGENTES COMEÇOU EM PENICHE *

* Luís Sabido
No passado domingo dia 3 de Novembro realizou-se em Peniche a 1ª etapa do Campeonato de Emergentes edição 2013/2014, um circuito organizado pelo Comité Regional de Rugby do Centro que conta já com alguns anos de actividade.

Para os que não conhecem o circuito, este é integrado por equipas maioritariamente da zona centro do país a jogarem a modalidade de Rugby de VII e envolveu nestes últimos dois anos pelo menos 17 equipas diferentes!

Se bem que com diferentes graus de regularidade, olhando só para estes últimos dois anos, na generalidade a maioria das provas envolveram de seis a nove equipas com uma média aproximada de 7,50 equipas por prova, com nove provas na época 2011/2012 e dez na época 2012/2013.


A maior prova de emergentes até agora realizada teve lugar em Leiria na época 2011/2012 na fase de Inverno a 27 de Novembro, envolvendo 13 equipas.

Destas, 11 eram equipas diferentes, duas B, e na Jornada de Abrantes dessa mesma época também estiveram 13 equipas, mas desta vez com três equipas B.

O Campeonato de Emergentes organiza-se normalmente em duas fases distintas, uma de inverno e uma de primavera, com classificações independentes.

Esta Jornada marca o inicio da época 2013/2014 para muitas destas equipas e tivemos como participantes na prova dois novos conjuntos que foram apresentados no relatório oficial da prova como Oeste C e Oeste P, o que nos leva a pensar que o Oeste P seja uma equipa maioritariamente constituída pelos atletas do Peniche RC, que já registou participações anteriores no circuito, e uma equipa, essa sim, inteiramente nova no circuito, constituída com alguns atletas do Caldas RC, ambas sobre a bandeira do Rugby do Oeste que, como sabemos faz parte dos planos de desenvolvimento do Caldas RC.

Marca também o aparecimento de mais uma equipa da Primeira Divisão envolvendo atletas seus neste circuito, o que aconteceu pela primeira vez quando o CR Évora participou com uma equipa jovem na época de 2011/2012, registando um 3.º e um 1.º lugar, respectivamente, nas fases de inverno e primavera – para efeitos deste comentário cingimos-nos sempre aos últimos dois anos de atividade.

Participaram para além destas duas novidades mais quatro equipas já regulares no Circuito, o RC Leiria, Dark Horses Rugby, Abrantes RC e Ensiguarda Rugby.

Para termos uma ideia dos jogadores envolvidos na realidade dos emergentes aqui fica uma simples estatística - que de forma alguma poderá servir como método de avaliação do valor das equipas - que dá uma ideia geral da regularidade de cada equipa em relação ao circuito.

Analisando estatisticamente o número de participações com os pontos obtidos, nos últimos dois anos, temos que o RC Leiria participou em 14 provas e acumulou 23 pontos, os Dark Horses 13 provas acumulando igualmente 23 pontos, o Abrantes RC 12 provas, acumulando 31 pontos e a Ensiguarda 10 provas com 8 pontos acumulados.

Nesta etapa, na fase de grupos vemos um Oeste C a sair-se melhor em relação aos Dark Horses Rugby e o Abrantes RC na Série A, e na Série B vemos a regularidade do Leiria a vir ao de cima frente ao Oeste P e à Ensiguarda.

Nada que não fosse esperado, dado a assumida maior experiência dos atletas apresentados pela equipa constituída com elementos do Caldas RC, uma equipa que participa num campeonato federado.

Aliás nestes dois anos o mesmo se registou em equipas como o RC Oeiras, o CR Évora e o IP Tomar, cuja regularidade de treinos - dado o seu envolvimentos nos campeonatos nacionais - lhes permitem apresentar atletas com uma desenvoltura diferente.

Os restantes resultados eram esperados dado as anteriores participações das equipas no Circuito.

Chegando às meias-finais, as duas equipas do Oeste acabaram por se enfrentar, tendo a equipa Oeste C saído vitoriosa.

Além deste jogo, também a equipa de Leiria e os Dark Horses, uma equipa de Lisboa, disputaram uma meia-final, com a equipa de Leiria a sair vencedora.

No jogo que consagrava o 5º e 6º lugar a equipa de Abrantes acabou por ser superior à equipa destemida e organizada da Guarda, acabando por vencer num jogo bastante equilibrado.

Relativamente à disputa pelo 3º e 4º lugar, a equipa do Oeste P defrontou os Dark Horses, verificando-se um empate no tempo regulamentar.

O jogo teve assim, de ir para prolongamento, onde a equipa dos Dark Horses acabou por beneficiar do cansaço dos jogadores do Oeste P, marcando um ensaio, que lhes deu o 3º lugar.

Para disputar a grande final, a equipa do Oeste C defrontou a equipa de Leiria, e, numa primeira parte equilibrada, a equipa do Oeste C acabou por sair em vantagem para o intervalo.

Já na segunda parte aproveitando a sua maior qualidade de jogo, a equipa do Oeste C acabou por chegar aos 20-5, resultado que não se alterou até ao fim do jogo.

De salientar que nesta prova houve também a participação de três equipas femininas que jogaram todas entre si, Peniche, Caldas e Galiza, espera-se que sejam participações a repetir.

A próxima etapa do Campeonato de Emergentes terá lugar no próximo dia 24 de Novembro, em Leiria, no Estádio Magalhães Pessoa e espera-se "casa cheia" no que toca à participação das equipas.

Fique com os resultados da etapa e a classificação geral, incluindo dos jogos entre equipas femininas.




Fotos: Facebook/RugbyLeiriaFacebook/darkhorsesrugbywww.caldasrugby.com
Texto (extractos): www.caldasrugby.com
Conheça melhor as equipas participantes:
RC Leiria
Dark Horses
Abrantes RC
RC Peniche
Caldas RC
Ensiguarda
Escolinha da Galiza

5 comentários:

Anónimo disse...

Só descansaremos quando tivermos também um Oeste M (Marinha),Oeste B (Bombarral)e um Oeste L (Lourinhã).
Vamos fazer de Caldas a Cidade do Rugby e do Oeste a Região do Rugby.

Anónimo disse...

Em que modalidade se joga ? Rugby de 7, de 10 ou outra ?

António disse...

Alegra-me que haja ainda mais clubes de râguebi pelo país. Que evoluam cada vez mais para poderem integrar nas 3 divisões nacionais de râguebi de Portugal.
Quantos mais clubes houver, melhor é a festa. Viva o râguebi e todos aqueles que lutam para ele existir nas suas aldeias, vilas ou cidades.

Anónimo disse...

O artigo diz que é rugby de VII

Anónimo disse...

Pena é que a nossa federação não dê a devida importância a este projecto, que tem feito surgir algumas equipas para competições nacionais. Neste momento a retirada do apoio ao Comité está a manietar este importante trabalho.