11 de novembro de 2013

LOUSÃ VENCE E ISOLA-SE AINDA MAIS NO COMANDO

Com seis pontos sobre a concorrência a Lousã dobra a metade da primeira volta confortavelmente sentada na liderança da Primeirona, mas Caldas e Benfica - que dividem o segundo posto - estão com certeza na mesma corrida.

Enquanto o Évora segue na quarta posição isolado, Sporting e Loulé ocupam os dois últimos degraus do play off com o Vitória de Setúbal apenas a dois pontos de distância.

Na cauda do pelotão a Agrária distanciou-se da dupla Santarém e São Miguel, que ainda não venceram, mas com 13 jornadas por disputar, o tempo de fazer as contas está ainda longe de chegar.



Depois desta jornada as equipas vão fazer uma folga, para no dia 23 e 24 deste mês terem a sua estreia na 4ª eliminatória da Taça de Portugal, e só regressam ao Campeonato Nacional a 14 e 15 de Dezembro, o que pode trazer alterações na forma de cada uma delas, e novidades maiores na tabela classificativa..

Num campo de bancada cheia, as duas melhores equipas da Primeirona encontraram-se num desafio disputado com grande intensidade mas dentro do espírito do jogo, para o que poderá ter ajudado os dois cartões amarelos mostrados pelo árbitro logo aos 10 minutos de jogo - um pára cada lado.
As equipas entenderam a mensagem e daí para a frente apenas se importaram com aquilo que verdadeiramente importava - o jogo.
Um ensaio para cada lado e o resto ficou por conta dos pés mais ou menos afinados dos chutadores, com vantagem para o serrano que conseguiu mais dois bem sucedidos que o pelicano.
Uma coisa ficou clara neste encontro - qualquer destas equipas está a um passo de garantir o lugar no play off, e pelo que têm mostrado, reúnem todas as condições para discutirem um lugar na final.


Desoladora a moldura humana para assistir a um reencontro com mais de quatro décadas de espera - tentámos encontrar o rasto do último encontro entre os dois emblemas, mas sem sucesso, apesar da memória nos dizer que deverá ter acontecido antes de 1964, e agradecemos a quem nos possa dar a data exacta desse encontro, e eventualmente o resultado do desafio  - que acabou por pender para a equipa mais experiente fora de campo, e mais cumpridora dentro das quatro linhas. 
O Sporting, a par do Évora e do Loulé em número de vitórias (três em cinco jogos), já deu provas de que está decidido a lutar por um lugar ao sol, mas a verdade é que ainda não apresenta a maturidade que se requer para chegar aos lugares da frente.
O Benfica, com o mesmo número de vitórias do que o Caldas e com o mesmo número de pontos dos representantes do Oeste, chegou à Primeirona desmoralizado por uma época tenebrosa na Divisão de Honra, mas soube enfrentar a situação e hoje é decididamente uma das apostas mais certas para ocupar um dos lugares cimeiros da tabela.

Jogada tranquila para os chaparros que dominaram claramente os cavaleiros que não viajaram bem ao interior alentejano, num jogo de sentido único e sem grande história para contar - os 10 ensaios do Évora contam  o que se passou no Inferno dos Canaviais, e demonstram a diferença actual entre as duas equipas.
A equipa alentejana já defrontou os dois primeiros da tabela, mas vai defrontar ainda em 2013 duas equipas com perfis semelhantes - Setúbal (fora) e Sporting - podendo consolidar a sua posição na tabela classificativa e abrir o fosso para a concorrência, enquanto o Santarém tem um calendário mais difícil até ao final da primeira volta, com encontros marcados com a Lousã (ainda em 2013) e o Caldas - e vai ter que visitar o seu concorrente directo, a Agrária, antes do Natal.

No jogo que decidia - embora, claro, sem carácter definitivo - quem seria a última equipa no grupo do play off, os algarvios excederam todas as expectativas e conseguiram uma vitória por números avantajados e com a marcação de três
ensaios, mas falhando a obtenção de um ponto bónus. Os setubalenses não só consentiram a primeira vitória dos louletanos em encontros entre as duas equipas, como não foram capazes de garantir sequer o bónus defensivo, e viram-se atirados para fora da zona de conforto.
O Vitória de Setúbal ainda vai defrontar os dois primeiros antes do final do ano, o que pode aumentar a distância para o Loulé, que já defrontou o Caldas e a Lousã, e vai defrontar em Dezembro, o Sporting em Lisboa, e o Benfica no Algarve.

Importante vitória da Agrária frente ao São Miguel, duas equipas que vão discutir durante muito tempo - com o Santarém e eventualmente mais uma equipa - a fuga à despromoção, e onde todos os pequenos detalhes contam.
Nesse sentido os buldogues conseguiram um precisos ponto de bónus, que mantém os charruas apenas a três pontos de distância, e garante a igualdade com os cavaleiros.
Ou seja, destas equipas - para já - vai ter vantagem a que souber ter mais calma e conseguir superar os momentos difíceis por que vão passar.
Não vale a pena entrar em desespero, pois com 13 jornada pela frente muita coisa vai acontecer, e a caminhada, sendo certamente árdua, ainda está muito longe de estar decidida.

Foto: Tonico Fernandes, António Simões dos Santos

8 comentários:

Anónimo disse...

Grande fim-de-semana de primeirona!

Vê-se claramente a igualdade entre lousã e caldas e jogos entre estas duas equipas podem pender para qq um dos lados! Vai ser uma luta interessante!
Não esperava vitórias do Loulé e da Agrária (não querendo tirar mérito as duas equipas) principalmente da segunda devido ao que o S. Miguel fez contra o Sporting.
Quanto ao derby, vitória justa do Benfica, mas os números talvez não transpareçam o que se passou em campo...
Primeirona ao rubro! Grande competitividade neste campeonato, bateu todas as minhas expectativas! E venhas mais fds como este!

Queria deixar também uma palavra de agradecimento a este grande blog que nos mantem a par do que se passa no rugby nacional semana após semana!

Obrigado MdM

Anónimo disse...

o Loulé defrontou a Lousã na primeira jornada...

Anónimo disse...

Nao entendo o que significa mais experiente fora de campo quando fala do Benfica, gostava que me esclarecesse...um obrigado. Cumprimentos Francisco de Mello

Anónimo disse...

Parece-me que se refere á maior experiência da equipa técnica do Benfica e ao acerto nas substituições e timings destas. Quem viu o jogo sabe que as substituições no Benfica foram muito bem feitas com três ensaios marcados por esses jogadores.
O Sporting quebrou na Segunda Parte depois de ter carregado bastante, sinal que não geriu bem o ritmo do jogo nem tinha banco para manter esse ritmo.

Anónimo disse...

3 ensaios? Só houve um ensaio dessas substituições, os outros jogadores que marcaram ja estavam em campo. Percebo que tenham trazido outro fulgor a equipa e nisso concordo

Jojo disse...

Está de facto a dar razão a quem optou pelo aumento de equipas, lamentavelmente o meu São Miguel continua sem ganhar, espero que o futuro traga umas vitórias!!! Os meus parabéns ao Agrária, já em tempos "comandados" pelo Rui Carvoeira, ... tive o prazer de me encontrar com os seus veteranos num torneio na Anadia e foram de um desportivismo de louvar!!! Um forte abraço aos atletas do Agrária, espero que fiquemos ambos na 1ª Divisão!

Anónimo disse...

Grande jogo entre Lousã e Caldas! Muito bom mesmo! Estive na bancada a ver e a apreciar o jogo e de facto gostei bastante!
A Lousã mais em equipa que o Caldas, que pelo facto de ter muitos jogadores novos na equipa jogou mais na base da individualidade, mas foi de facto bom!
O 15 do Caldas mostrou-se uma surpresa para os desconhecidos, e o Melim e o Bernardo d'Eça mostraram bem que são bons. A Lousã conseguiu anular bem David Mateus.

Anónimo disse...

Grande jogo entre Lousã e Caldas! Muito bom mesmo! Estive na bancada a ver e a apreciar o jogo e de facto gostei bastante!
A Lousã mais em equipa que o Caldas, que pelo facto de ter muitos jogadores novos na equipa jogou mais na base da individualidade, mas foi de facto bom!
O 15 do Caldas mostrou-se uma surpresa para os desconhecidos, e o Melim e o Bernardo d'Eça mostraram bem que são bons. A Lousã conseguiu anular bem David Mateus.