1 de novembro de 2013

SEGUNDONA NO CENTRO/NORTE ARRANCA A MEIO GÁS...*

* José Silva
Começa este fim-de-semana o Campeonato Nacional da 2ª divisão - Zona Centro/Norte, que se espera seja bastante competitivo com, previsivelmente, quatro equipas a tentarem chegar aos dois lugares de acesso à Final Four.

Nem sempre bem jogada, mas sempre muito emotiva, a segundona deverá ser a base da pirâmide do Rugby sério em Portugal.

Apesar do alargamento a 10 + 10 equipas na Honra e 1ª divisão, estariam inscritas para a competição 17 equipas (agora 16 após desistência do Lousada RC - ver nota no final do texto - e que podem vir a ser mais com a inclusão das equipas "B") pelo que estamos a falar de cerca de 500 jogadores/treinadores/dirigentes envolvidos no processo.

Tal como já fazemos para a Divisão de Honra e Primeira Divisão, iremos fazer uma previsão dos jogos da jornada, para a zona Centro/Norte, já que, infelizmente, não foi possível encontrar uma alma interessada em fazer a cobertura da zona Sul/Lisboa


Jogo grande logo a abrir hostilidades.
Estamos em presença de dois dos mais fortes candidatos à passagem à Final Four, pelo que será interessante ver até que ponto os homens de Guimarães, em casa, conseguem inverter a tendência recente de resultados.
De qualquer modo todos os pontos conseguidos perante o Famalicão serão de ouro, pelo que a tentativa de alcançar o ponto bónus será o mínimo.
Nos últimos cinco encontros o Famalicão venceu sempre, incluindo já este ano para a Taça de Portugal
Clara aposta na vitória do Famalicão


A proximidade entre clubes, e a respectiva rivalidade, faz com que a equipa de Aveiro se transcenda perante os Bairradinos.
Os melhores resultados dos Aveirenses são perante a Bairrada, incluindo uma vitória na Fase regular de 2012/13, por 14-12 e este ano uma derrota na Taça por 17-14, muito sofrida para o Bairrada.
Será sempre um jogo de garra para os homens de Aveiro
Apesar de tudo, o Bairrada - como candidato ao Final Four – desde que faça por isso e não julgue que a história ganha jogos, com a melhor preparação e um mais vasto plantel, deverá levar os quatro pontos da vitória.
Apostamos na vitória do Bairrada


A jogar em casa, logo após o jogo da equipa principal do clube contra Montemor, os Garranos, com certeza que desejarão fazer um bom resultado perante os seus adeptos.
Tal como os vizinhos do Minho, temos poucas indicações da preparação dos transmontanos pelo que vamos usar o histórico para apostar na vitória dos Garranos.
De qualquer modo a UTAD terá de fazer um esforço extra se quiser entrar nas contas para a Final Four.

NOTA: Após a verificação da ausência do jogo LOUSADA-BRAGA do quadro de jogos marcados para este fim de semana na página da FPR fomos confirmar junto dos referidos clubes, que sim, senhor, o  Lousada RC desistiu da competição.

Tendo em conta que essa informação, pouco importante para os amantes do rugby em Portugal, não passou para fora da Julieta Ferrão, apresentamos as nossa desculpas pelo artigo anterior onde colocamos o Lousada a competir no Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Zona Norte/Centro.

Não podemos no entanto deixar de referir mais esta falta de informação federativa sobre as coisas do rugby.

Preocupado que está com o rugby internacional, o orgão dirigente da modalidade em Portugal parece esquecido do rugby nacional...

Foto: Mário Pereira/MRCBairrada

3 comentários:

Paulo Fontes disse...

Caro José:

Apesar de já sussurada a desistência do Lousada só foi comunicada oficialmente aos clubes depois da publicação do vosso artigo. Como tal, a não ser que tenham uma bola de Cristal, não poderia ter sido de outra forma.

Anónimo disse...

Olha.. uma que desiste.. um sorteio feito... até parece que alguma equipa livre que não tem campeonato interessada poderia querer ocupar esse lugar.. do género uma equipa no reino das B's... que ate queria jogar...

Anónimo disse...

Crav "B" 8-5 AAUTAD