10 de novembro de 2013

EQUIPA COM MUITAS NOVIDADES RESISTE QUANTO PODE

A inclusão de um lote alargado de jogadores sem prévia passagem pela equipa dos Lobos, causou alguma surpresa e apreensão, sobretudo no que respeitava aos cinco avançados - dos quais quatro com idade para jogarem nos sub-23 - dada a conhecida fisicalidade dos fijianos, mesmo considerando que o seu ponto forte são as linhas atrasadas.

Mas a verdade é que a equipa teve um excelente comportamento no embate inicial, e mesmo durante todo o primeiro tempo, deixando apenas para a segunda parte uma certa quebra que não se estranha de todo.



Quatro jogadores da primeira linha - Bruno Medeiros (de início), Bruno Rocha, João Almeida e Francisco Tavares - e um da segunda linha (Rafael Simões, que teve uma passagem pela selecção de sevens no Mundial 21013 em Moscovo), foram os estreantes de um pack avançado que deu muito boa conta do recado.

Quanto aos outros cinco debutantes, a conversa é outra, pois se Miguel Leal e Luis Salema nunca andaram nestas andanças, o mesmo não se pode dizer de
Francisco Vieira de Almeida, Pedro Bettencourt e Duarte Moreira, que pegaram de estaca nos Linces e levam já, respectivamente, 22 torneios internacionais, com estreia em Hong Kong 2012, 11 torneios desde Safaricom 2012 e 38 torneios com inicio em Hong Kong 2006.

E sendo embora dois ambientes e duas versões diferentes do mesmo jogo, a verdade é que para nenhum destes jogadores foi surpresa vestir a camisola das quinas e enfrentar de igual para igual adversários, à partida muito mais cotados - esta vivência nos sevens acabou por se provar fundamental para o lançamento destes jogadores sem que houvesse qualquer perturbação na equipa.

Quanto ao jogo Portugal entrou muito bem e conseguiu não só ser a equipa mais ofensiva durante a primeira metade do primeiro tempo, como se superiorizou ao adversário no choque dos avançados, o que constituiu alguma - agradável -surpresa.

O segundo tempo seria diferente e os fijianos começaram logo por alargar a vantagem que traziam do intervalo (6-14) para não mais largarem as rédeas do jogo, e os portugueses apenas por uma vez conseguiram criar perigo real, e transformá-lo em pontos, num excelente ensaio que começou nas mãos de Pinto de Magalhães, que marcou rapidamente uma penalidade, e que culminou num ensaio de Frederico Oliveira, num excelente passe de Gonçalo Foro - Pedro Leal converteu, como faria em outras duas ocasiões, de penalidade.

Apesar da superioridade dos visitantes durante quase toda a partida, Portugal
teve um excelente comportamento e aguarda-se com curiosidade a constituição da comitiva para o Brasil - a equipa sai hoje, domingo, de Lisboa, mas ainda não foi divulgada a lista dos envolvidos - e o seu comportamento em São Paulo, para se tentar começar a ter uma ideia sobre o que se passa na cabeça de Frederico de Sousa sobre eventuais mais experiências e quando teremos o esqueleto da equipa pronto, para os decisivos jogos de Fevereiro e Março de 2014.

Fique com o possível Boletim de Jogo:


Fotos: António Simões dos Santos/Rugby Photo Store

20 comentários:

Anónimo disse...

Grande jogo do P Avila, F.V. Almeida, Bruno Medeiros, entre outros. Portugal esteve bem na defesa ( defesa a Pico ). Ainda nos falta um pouco de velocidade e... tudo será possível. Ponto negativo alguns jogadores em baixo de forma, uns por virem de lesões e outro por esta época ainda não ter jogado nenhum jogo em França, não foi bom para a equipa nem para Portugal ver um excelente jogador jogar assim, mas a equipa técnica devera ter os seu motivos "desportivos" , esperamos nos

Anónimo disse...

Parabéns pelo comentário. De como, com poucas palavras, se faz um bom retrato da partida.

Só uma achega. o ensaio de Portugal começa, de facto em P Magalhães, mas passa pelo Salema, Bardy e finalmente Frederico Oliveira que faz o ensaio. Numa jogada de 3/4 com um 3ª linha ( Bardy )a desequilibrar.

Joao Santos disse...

Grande jogo!!! Igualdade de equipas! Memoravel ensaio às Fiji.
Apesar de tudo bom resultado. Pena 2 penalidades à priori faceis falhadas. Ficará concerteza para a proxima.Afinal como otreinador disse e muito bem, sofremos ensaios por erros basicos e não por inferioridade de competencia. Como sempre assistencia demasiadamente contida com notoria falta de apoio a Portugal. Soltemo-nos carago!!!! PARABENS PORTUGAL!!!

Anónimo disse...

Não pude ver o jogo, infelizmente. Alguém sabe por que é que o Pedro Cabral não jogou?

Anónimo disse...

É engraçado saber que há uns anos os selecionadores não a proveitaram jogadores por dizerem que não tinham porte físico, e actualmente existirem jogadores sem o tal "porte" físico, filhos e enteados.
De qualquer forma muitos parabéns aos jogadores pelo jogo realizado ontem, dedicação e empenho durante os 80minutos.
Boa viagem e boa estadia em terras paulistas.

Anónimo disse...

Fraquinho...continuamos a nao ter atletas que façam a diferença em campo. Falta força e inteligencia. O seleccionador deve pensar muito bem se é este o caminho. Continuamos com vitorias morais, nos XV, sevens e até agora até sub19.Eu não entendo o que se está a passar (pode ser o porte atletico, ou não...)... enfim, vamos esperar por melhores dias.

Anónimo disse...

Temos de ser realistas, não se pode querer uma seleção de alto nível, com o nível de rugby que temos em Portugal. A Fpr não pode querer um telhado deste tamanho quando tudo o que está por baixo não tem suporte suficiente. Acho que primeiro deveria ser tratado do problema interno que existe, e só depois partir para o alto nível da seleção, ou então façam uma seleção de lusos-franceses, etc.....e desse modo acabamos de vez com o rugby interno, pois com o tempo e os jogadores não tendo objectivos acabará por morrer, aliás como já tem vindo a aconteçer em alguns clubes que pro falta de apoios da FPR e das próprias autarquias estão pelas ruas das amarguras.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 08:29
Um caminho feio que alguns aqui utilizam e que geralmente eu corto, é o da insinuação - ligeira umas vezes, mais directa e pesada de outras vezes.
Como o teu comentário.
Não tenho nenhuma procuração da equipa técnica, mas não será difícil compreender que um jogador como o Gonçalo Uva faz falta à nossa equipa. E quando por qualquer motivo, ele não está a jogar no seu clube, não me ofende minimamente que estes jogos sirvam para lhe dar minutos nas pernas.
Por isso, a menos que tu tenhas por aí um ou mais jogadores com a experiência e a envergadura física do Gonçalo, mete a viola no saco e reza para que resulte!

Anónimo disse...

A equipa revelou muitos aspectos positivos, nao obstante a apreensão inicial, como referiu MdM. Existe contudo um aspecto preocupante e que e a formação ordenada. Se o alinhamento funcionou perfeitamente e revelou ter sido feito muito trabalho para melhorar esta área que tinha sido negligenciada por Errol Brain, a formação ordenada revelou fragilidades enormes. Nao vai ser possível competir com a Geórgia ou a Roménia com esta formação ordenada!

Manuel Cabral disse...

Henrique Vaz Pinto
Quando quiseres mandar uma mensagem para mim utiliza a nossa página de contactos http://www.maodemestre.com/p/contacte-nos.html
e deixa este espaço para quem tem alguma coisa interessante para dizer, em relação ao assunto em discussão.

Anónimo disse...

Pareceu-me que o Seleccionador fez uma boa análise no final do jogo. Lançou muitos jogadores com nenhuma ou pouca experiência e o resultado final, nem que seja em termos de resultado, foi pelo menos igual aos que registaríamos com recurso a estrangeiros que parece não terem "vontade para representar Portugal". O Seleccionador começa um caminho longo, mas que terá um final feliz; e sinceramente, é o único possível: apostar em jogadores nacionais, que tenham vontade de se superar com a camisola da Selecção, com alguns estrangeiros com carácter.

Interessante ainda que o Frederico Sousa tenha também referido que o nível do campeonato interno é baixo, com reflexo na performance da selecção. Uma afirmação óbvia, mas a que poderá corresponder uma nova filosofia na FPR.

Se a FPR valorizar as competições internas (com bons regulamentos, árbitros, apoio material) e souber ser plataforma de fomento da qualidade do treino entre nós (cursos de formação exigentes e evoluídos, workshops e acompanhamento directo nos clubes), talvez possamos registar uma evolução significativa na qualidade geral do jogador nacional.

Pelo menos o Frederico Sousa parece ter ideias concretas e coerentes sobre o tema, o que me parece ser a melhor notícia dos últimos anos.

Anónimo disse...

Portaram-se bem, mas os fidji foram meiguinhos, jogaram a ritomo de treino, principalmente na 1ª 1/2 hora. Mas uma selecção que tem titulares como o M. Leal, V. Almeida (a abertura), L. Salema não pode ir longe...

Anónimo disse...

ao anónimo da 09:56, são fracos esses jogadores? talvez mas diz-me se ha melhores para lá por no lugar deles e quais são porque eu vejo muitos jogos e não os vejo em lado nenhum

Anónimo disse...

Bom jogo... pena termos falhado duas penalidades supostamente fáceis... e oferecido um ensaio!!! Seria logo um valor diferente em termos de pontos! Mas gostei de ver os Lobos a baterem-se bem, é claro que uma equipa amadora na sua quase globalidade tem sempre dificuldades contra uma equipa 100% profissional e cujos jogadores devem nascer com o "melão" no berço!! Vá que as Fiji tem por umas das características um certo descontrolo, apesar da excelente técnica individual de todos os seus atletas!!!

Anónimo disse...

Anónimo de 11 de Novembro de 2013 às 09:56,

Eu não acho que eles sejam fracos, mas a sua pergunta no que respeita ao V. Almeida A ABERTURA e ao Salema tem uma resposta que me parece óbvia: Pedro Cabral.

E é muitíssimo arriscado jogarmos só com um chutador nos 23. Se ele está em dia não, como aconteceu com o Leal, ou se lesiona, quem chuta? Não percebo.

Anónimo disse...

oh meus gandas bananas, o Bettencourt chuta!!

Anónimo disse...

O Pedro Bettencourt chuta! Informem-se antes de atirarem postas sff... Finalmente juntou-se gente competente e boa (!!!), vêm coisas boas dali, saibamos apoiar e dar o méritoo a quem o tem!

Anónimo disse...

Agradeço a informação sobre as capacidades do Bettencourt como chutador. Pensava que não chutava porque, pelo que me disseram (não pude ver o jogo, depois do Leal falhar 2 penalidades fáceis, foi ele que continuou a chutar aos postes.

Não vale a pena insultar, nem querer ler mais nos posts dos outros do que aquilo que lá está escrito.

E se alguém me puder responder sobre a não convocação do Cabral agradeço, porque eu não faço ideia qual seja essa razão.

Anónimo disse...

Alguém sabe qual a comitiva da FPR que se deslocou ao Brasil

A Voz disse...

Eu acho que há aqui pessoal que esta bebado de certeza! Fraquinho, o jogo? Queriam mais?

Ora passo a citar o XV fijiano:

15 - Timoci Nagusa - Titularissimo no Montpellier
14 - Napolioni Nalaga - Western Force e Clermont, tendo sido varias vezes melhor marcador do top14
13 - Nemani Nadolo - Contratado pelos Crusaders para 2014
12 - Seremaia Bai - Ex Clermont, actual Castres, titular habitual nas fiji
11 - Asaeli Tikoirotuma - Vencedor do Super XV como titular habitual nos Chiefs
10 - Waisea Luveniyali - Harlequins
9 - Nikola Matawalu - Glasgow Warriors
8 - Sisa Koyamaibole - Brive
7 - Akapusi Qera - Gloucester
6 - Api Naikatini - Wellington Lions (ITM Cup)
5 - Wame Lewaravu - Sale Sharks
4 - Api Ratunyiarawa - Béziers (Pro D2)
3 - Setefano Somoca - Fiji?
2 - Vili Veikoso - ?
1 - Jerry Yanuyanutawa - Glasgow Warriors

O anonimo que comentou "fraquinho" tem toda a razao! Como e que nao demos um cabaz a estes mancos?!?!? Estes 5 "de tras" julgam que sao de classe mundial, mas a minha avo joga melhor! Pa, acorda homem! Mesmo em ritmo de passeio (e quem viu o jogo sabe que nao foi tao passeio quanto isso), foi um excelente resultado