4 de novembro de 2013

PREMIERSHIP PAUSA, COM SARRACENS NA FRENTE *

*Ricardo Mouro
A sangria que a janela de Outono fez na Premiership fez-se sentir novamente, com benefício para a selecção inglesa que conquistou a Cook Cup no Sábado frente à Austrália.

Duas das equipas mais afectadas com ausências defrontaram-se, Quins e Tigers, o que significava que os outsiders Bath e Exeter tinham oportunidade de se "enterrarem" ainda mais em território de playoff.



Após a destruição dos Saracens os Saints acabaram por perder Foden que foi suplente de Brown em Twickenham e viajaram a Londres onde as luzes da ribalta estavam focadas em James O'Connor, a controversa super-estrela australiana que assinou pelo Irish esta semana.
A Premiership pausa agora por duas semanas com o iníco da LV Cup que normalmente as equipas utilizam para rodar o plantel.

Na Sexta-feira Leonardo Senatore estreou-se pelo Worcester e a armada Argentina estava completa ainda que com Mieres no banco.
Do outro lado o Bath continuava o seu ataque ao topo da tabela e a viagem aos últimos era o ideal.
A chuva nunca parou e o início do jogo ficou marcado pelas penalidades concedidas que Ford transformou em pontos mas Paul Warwick falhou, não ajudou o facto de David Lemi ter saído lesionado aos 20 minutos.
Aos 28 minutos o pilar Perenise recebeu a bola a 5 metros da linha de ensaio após erro no alinhamento do Worcester e dois adversários não tiveram força suficiente para o parar para o primeiro ensaio do jogo para o Bath.
Destaque para Francois Louw que começa a inventar novos adjectivos para descrever as suas exibições, é daqueles jogadores que fazem contornar a regra do "ah não joga super rugby não é escolhido para a selecção!".
E lá tem ido e lá estará novamente em Novembro na digressão Sul Africana.
Rokoduguni pela segunda semana não se deu bem com a chuva e foi substituído por Agulla e o argentino do Bath nem dois minutos levou a encontrar a área de validação deixando os seus compatriotas com um sabor amargo a derrota, final 6-21 e o Bath à condição chegava ao segundo lugar na tabela!

Ainda nesta noite o Exeter continuou a sua lenta mas certa caminhada ao topo da liga.
Viagem até Sale onde a indisciplina dos locais foi paupérrima e resultou numa derrota esperada onde o Exeter só teve que controlar a sua vantagem.
Três amarelos para o Sale na primeira parte dão uma ideia do que foi o resultado final.
Reduzido a 13 por 6 minutos e a 14 durante mais 16 o abertura dos Chiefs Steenson só teve que castigar o Sale.
Seis penalidades derrotaram os tubarões que ainda chegaram ao ensaio por Cueto, 82º na Premiership, que Cipriani converteu da linha lateral para amenizar a derrota, final 16-18.

No Sábado jogaço em Gloucester com a visita dos Wasps, Wade continua a envergonhar adversários e depois da (menos boa) exibição de Ashton frente aos
Wallabies, parece também lançado para a equipa de elite frente à Argentina no Sábado que vem.
O jogo foi disputado até ao cair do pano e infelizmente para o Gloucester, ou felizmente, conseguiram fugir com dois pontos bónus e os Wasps com cinco.
Para o Gloucester ensaiaram Knight, Kalamafoni e Cook por duas vezes, mas do outro lado Wade já tinha feito diabruras a Cook e marcou também dois ensaios, seguido de Nathan Hughes e Guy Thompson.
A diferença veio da bota de Goode que apontou mais uma conversão que o abertura adversário para o final 30-32.
De realçar que o ensaio de Cook que garantiu dois pontos só chegou no final do jogo.

O Sábado terminou com um duelo de campeões, embora fustigados por lesões e internacionais ausentes, os Quins viajaram até Leicester onde encontraram um Welford Road esgotado.
Os Quins gritaram "presente!" e os Tigers saúdam a pausa para a LV Cup durante os próximos dois fins-de-semana.
Quins dominaram em território e posse de bola os Tigers foram calculistas o
suficiente para chegarem à frente do marcador com duas penalidades de Williams, do outro lado Botica depois de falhar uma penalidade entregou as botas de pontapeador a Evans.
O kiwi, resultado das ausências, desceu para defesa com Botica a abertura e a
estreia de Molenaar a centro, e mesmo fora da posição de playmaker viu-lhe negado um ensaio a centímetros por excelente placagem de Morris.
A pressão dos londrinos foi sufocante com os Tigers a ter que placar por 98 vezes só na primeira parte, resultando num amarelo para Salvi (23 placagens). Os Quins aproveitaram a vantagem e Easter, a 2ª linha, arrancou de um ruck para o ensaio que Evans converteu.
Logo no início da segunda parte Lamber, pilar Quin, arrancou campo fora quando foi parado a reciclagem da bola levou o centro Hooper ao ensaio, (muito) questionável se o último passe foi em avant mesmo após confirmação do TMO. Evans converteu para o 6-17, viria a ser suficiente para sobreviver a um ensaio de penalidade nos momentos finais do jogo do Leicester, final 16-23 na fortaleza de um rival é uma lufada de ar fresco para os Quins ainda que ambos se encontrem, para já, fora dos 4 primeiros.

No Domingo entraram em campo as equipas que surpreenderam pela positiva e negativa a jornada passada, Saints e Saracens jogaram em Londres contra o Irish e Newcastle respectivamente.
Os Saints desta vez tiveram que suar e bem para bater um Irish que contou com a
contribuição valiosa de O'Connor, o Wallabie mostrou que quando não está envolto em polémica (e com excesso de álcool) é, de facto, um dos talentos do rugby australiano.
Com a camisola 15, o jovem assistiu Tagicakibau para o ensaio e deu para ver que tecnicamente é mais evoluído que os seus colegas.
Mas antes já Wilson, no lugar de Foden, tinha furado a defesa dos exilados e tanto Myler como Humphreys tinham trocado penalidades para o 11-16 ao intervalo.
Na segunda parte os Saints sobreviveram ao assalto do Irish que chegou a estar a apenas dois pontos mas Myler voltou a repor a vantagem, final 14-19.
O'Connor acabou o jogo com mais metros com a bola na mão, mais defesas batidos e teria certamente sido homem do jogo não fosse a vitória Saint.

Os Saracens receberam uns falcões sem asas para voar.
Os sarracenos feridos ainda viram a gracinha do Newcastle, toma lá a ganhar 3 a zero até aos 27 minutos.
Mas Hodgson que se estreou na posição de abertura meteu 10 pontos no marcador em apenas 7 minutos para o 10-3 ao intervalo.
Na segunda parte foi uma questão de "goodbye Mr Bond!" E depois de Hodgson foram Strettle (2), Jamie George e Alex Goode a encontrar a área de validação para 30 pontos sem resposta e sem história para os Falcons, final 40-3.

No fundo da tabela o Worcester desespera pela adaptação rápida dos argentinos enquando vê os adversários fugir nem que seja com uns pontinhos bónus. Lá em cima os Saracens voltam ao topo onde Bath e Exeter vão durando, mas até quando.
Para a semana o Exeter recebe os Saracens e o Bath vai até ao ninho das vespas onde já caíram boas equipas.


Championship
Os Titans de Rotherham, com Mike Dias suplente, com uma entrada titânica despacharam o Jersey ao marcar 3 ensaios no primeiro parcial do jogo.
O Jersey mantinha-se na corrida com 19-16 ao intervalo, mas ficaram a seco na segunda parte onde Socino marcou 6 pontos.
As fases estáticas foram as armas do Rotherham onde o talonador Tom Cruse esteve em destaque, Dias entrou quando o resultado já estava decidido, final 25-16.
O Rotherham falhou a liderança temporária do campeonato porque o Bristol que também jogou Sábado foi buscar bónus ofensivo a Plymouth num jogo impróprio para cardíacos, ambas as equipas conseguiram bónus ofensivo onde um interessante desafio se disputou nas pontas com Tom Bowen (Plymouth) e George Watkins (Bristol) a trocarem ensaios para um total de seis com dois hattricks.

O Plymouth deixou fugir uma vantagem de 21-5 quando Arnott viu um amarelo, Watkins ensaiou por duas vezes que Robinson converteu, 14 pontos em 2 minutos.
Bowen respondeu a abrir a segunda parte e o Bristol teve que trabalhar horas extra para conseguir virar o jogo, com muitos ex-Premiership nos 14 minutos finais conseguiram 19 pontos e o Plymouth só se safou com mais um ponto bónus defensivo com uma penalidade na bola de jogo, final 31-38.

Já na Sexta-feira os Pirates vão lentamente escalando pela tabela e bateram o London Scottish com dois ensaios do formação Kessell contra apenas um de Mantella, final 16-8.

O Ealing por sua vez continua a "0" e averbou mais uma derrota em casa contra o Moseley que ainda não tinha ganho esta época, final 6-15.

No Domingo, o que se passa com este Bedford?
Nova derrota nos momentos finais do jogo.
Muito bem que o Nottingham não tem estado como em outras épocas mas o azar/indisciplina do Bedford levou-os a ficar no penúltimo lugar da liga, final 26-24 com uma penalidade nos minutos finais da partida.

Os líderes continuam invictos, foram pôr o Leeds à prova e quase que entornavam o caldo!
Por três vezes a liderança do marcador se alterou, mas um parcial de 0-19 nos 25 minutos finais deixou os nortenhos a desesperar.

O Welsh mais experiente não descolou da liderança com o 24-31.

Lá em baixo o Ealing continua a zero com uma média de 10 pontos marcados por jogo, lá em cima a luta está animada com o Welsh, Bristol e Rotherham separados por 3 pontos.
Os Titans e Dias viajam até Leeds na próxima semana no que deverá ser mais um bom jogo.


Coventry RFC
Ainda sem Jacques Le Roux mas com Gere Maree, o Coventry averbou a terceira derrota da época.
Este Coventry não gosta de viajar e agora em Worthing não se deu bem com os ares do litoral sul contra uma equipa que tinha apenas uma vitória.
Os azuis e brancos até começaram bem com um ensaio no primeiro minuto de Ian Clarke, mas do outro lado estava um centro Ollie Richards que rubricou uma exibição de sonho, três ensaios dois deles a interceptar passes algo trapalhões do Coventry e um aos 80 minutos que acabou com qualquer esperança de pontinhos para os adversários.
Apesar de dominar nos 10 minutos finais o Coventry não chegou a um ponto de bónus e só já tinha 14 em campo por amarelo a Tom Poole quando perdia por 25-12.
O Coventry esteve bem longe de algumas exibições que já rubricou esta época, depois de na semana passada ter "espetado" 10 ensaios no Wharfedale.
Gere Maree entrou aos 50 minutos para a terceira linha e rubricou uma exibição satisfatória, acima da que os seus colegas realizaram.
Com esta derrota por 39-12 o Coventry lidera um grupo de três equipas com 30 pontos a 11 do Doncaster que recuperou da derrota da semana passada e venceu em casa o Tynedale por 55-3.


Fotos: www.premiershiprugby.com
Quadros: http://itsrugby.fr

Sem comentários: