6 de novembro de 2013

ETAPA DA LOUSÃ DO INTER REGIONAL DE 7'S BARALHA AS CONTAS NA FRENTE *

*Álvaro Figueiredo 
No passado sábado, 2 de Novembro, o Torneio Inter-Regional (TIR) de Sevens feminino deslocou-se à Lousã, para a realização da 3.ª Etapa. 

Com novo ajuste do quadro competitivo e a admissão de novas equipas no torneio (Caldas e Viseu), a etapa organizada pelo RC da Lousã foi pautada pelo equilíbrio competitivo, recheada de excelentes jogos e algumas surpresas nos resultados.


O modelo competitivo adoptado parece ser o mais ajustado à realidade dos
sevens femininos do Norte e Centro, com dois grupos em cada uma das séries e
a disputa de meias finais na Série 1.

A Série 2 foi disputada em dois grupos, o A com Braga, Famalicão e Caldas e o B com Agrária B, Lousã e Viseu. Dos jogos realizados sobressaíram as exibições do Caldas e do Lousã, cujas equipas se mostraram mais esclarecidas e, consequentemente, foram disputar a final da série, ganha pela equipa de Caldas da Rainha. 

De realçar a evolução do RC Lousã de etapa para etapa, tirando partido deste modelo competitivo para melhorar a qualidade do seu jogo.

Na Série 1, também dividida em dois grupos (Bairrada, Agrária A e Tondela no A e Sport Club do Porto, CRAV e Aveiro no B), CRAV e Agrária apresentaram equipas mais fortes que nas etapas anteriores, fazendo frente ao Sport e à Bairrada, favoritas à partida devido ao desempenho nas duas primeiras etapas.

No Grupo A Bairrada e Agrária superiorizaram-se ao Tondela e no jogo pelo primeiro lugar no grupo a equipa da Moita venceu a de Coimbra. 

No Grupo B, Sport e CRAV não tiveram dificuldade em bater o Aveiro e, no jogo entre as duas, o Sport levou de vencida a equipa dos Arcos. 

Com estes resultados, a Bairrada disputou o acesso à final com o CRAV enquanto o Sport teve que defrontar a Agrária. 

Pelos jogos disputados na fase de grupos percebeu-se que nenhuma das equipas tinha acesso garantido à final.

Nas meias-finais o CRAV superiorizou-se à Bairrada, num jogo inteligente da equipa de Arcos de Valdevez, que soube esconder a bola e conseguiu libertar as suas jogadoras mais rápidas. 

Já o Sport teve que transpirar para bater a Agrária, que impediu as portuenses de circularem a bola. 

Num claro crescendo de forma, a Agrária bateu depois a equipa da Bairrada,
relegando-a para 4º lugar, classificação que não passaria pela cabeça de ninguém no começo da etapa.

Na final, CRAV e Sport reencontraram-se, e depois de uma primeira parte muito física, as equipas estava empatadas. 
Na segunda parte o Sport superiorizou-se, tirando partido de ser mais rápido.

Esta jornada da Lousã baralhou as contas à Bairrada, que vê o Sport adiantar-se na classificação geral e deixa antever uma segunda parte da TIR mais competitiva, com CRAV e Agrária a subirem de forma. 

A próxima etapa será nos Arcos de Valdevez e será fundamental para todas as equipas: ao Sport para consolidar a liderança, ao CRAV e à Agrária para confirmarem as excelentes indicações desta jornada e à Bairrada para diminuir a distância ao Sport e colar-se novamente na liderança.



Veja o quadro dos resultados da etapa da Lousã, e o quadro geral da classificação.
.

     Desempate entre as equipas com o mesmo número de pontos na classificação geral de acordo com o Regulamento

Fotos: Sport Club do Porto, Rugby Clube da Lousã, Rugby Clube de Arcos de Valdevez

Sem comentários: