11 de novembro de 2013

EQUIPAS DO TOPO LUTAM POR LUGARES NO RANKING DA IRB *

*Ricardo Mouro
Segunda semana de jogos internacionais da janela de Outono completa, onde finalmente Portugal entrou em campo contra as Ilhas Fiji.

Este Sábado, oito das 10 selecções de topo defrontaram-se, excepção feita à Escócia (9) que defrontou o Japão (15) e a Austrália que voltou às vitórias frente à Itália (12).

Os turistas da Nova Zelândia continuam a sua viagem tranquila até Twickenham onde têm contas a ajustar, mas este Sábado trouxe jogos com muita qualidade aos fãs de rugby.





Irlanda 40-9 Samoa
Conhecidos pela sua fisicalidade os samoanos registavam uma agradável 5ª posição no ranking IRB, precisamente à frente da Irlanda.
Foram por isso talvez surpreendidos pela demonstração de força dos irlandeses nas fases estáticas.
Os pilares McGrath e Ross puseram muita pressão na oposição e o pilar direito Mulipola viria a sair a coxear ainda no início da primeira parte, foi substituído por James Johnston que não conseguiu diminuir as vagas de força da primeira linha irlandesa.
O primeiro ensaio viria através de um excelente maul dinâmico dos irlandeses que O'Mahoney finalizou.
Em jogo aberto os samoanos iam conquistando algum terreno e penalidades que Tusi Pisi converteu, falhou uma ao poste que poderia ter deixado a sua equipa a 2 pontos com 11-6 à meia hora.
A Irlanda voltou a estar perto do ensaio nos minutos finais da primeira parte mas o excelente O'Driscoll foi bem contrariado pela defesa em cima da linha de ensaio, na sequência do lance o TMO apanhou George Pisi a fazer um "tip tackle" a Bowe e viu um amarelo, Paddy Jackson fez o 14-6 ao intervalo.
Na segunda parte um turn over resultou num ensaio bem trabalhado de Sean O'Brien, destaque para o passe entre as pernas de O'Driscoll.
Ao fim de 18 meses e muitas lesões, finalmente o regresso do líder Paul O'Connell muito saudado pelas bancadas, depois um choque de cabeças entre dois samoanos parou o jogo com Tusi Pisi e Va'aulu a sairem muito mal tratados do lance.
Os samoanos tiveram que readaptar a sua linha de três-quartos e concentraram o jogo nos avançados, mas quando os irlandeses chegaram aos 22 de Samoa, Rob Kearney assistiu o seu irmão Dave para o ensaio na estreia.
Incapazes de contrariar a organização ofensiva irlandesa os samoanos concederam mais um ensaio, desta vez por McFadden.
Após mais um turnover Dave Kearney terminaria uma estreia de sonho com mais um ensaio para o 40-9 final em que voltou a combinar com o seu irmão na jogada.
Samoa teve que recuperar de um choque inicial a partir da primeira linha, depois reinventar a sua linha atrasada e sobreviver a um amarelo, mas nunca desistiram do jogo.

País de Gales 15-24 África do Sul
Uma lição de cinismo este jogo, os sul-africanos aproveitaram tudo o que os galeses lhes deram e criaram pontos contrariando o fluxo de jogo.
Heynke Meyer, selecionador sul africano, fez regressar algumas das velhas guardas como Du Preez e Fourie de início, e Bakkies Botha envolvido nos trabalhos da equipa.
Um jogo para homens de barba rija este, com sangue derramado, e a reclamar várias vítimas com Liam Williams, Adam Jones, Jon Davies e Morne Steyn a saírem ainda na primeira parte.
Sem Adam Jones a situação nas formações ordenadas viria a tornar-se difícil e já na segunda parte o árbitro Allan Rolland chegou a perder a paciência e a amarelar Jenkins e Oosthuizen logo na primeira melée do sul-africano, e por 10 minutos o jogo foi melées não contestadas.
Mas antes o jogo começou com Halfpenny e Steyn a trocarem pontapés aos postes mas os Springboks não estavam para brincadeiras e marcaram dois ensaios em seis minutos primeiro por De Villiers após excelente offload de Du Plessis e depois Habana viu-se entre um primeira linha e George North, North virou as costas a Habana e quando voltou a procurar pelo sul-africano ele já estava bem dentro de território galês, Du Plessis que vinha no apoio arrastou a bola até à área de validação.
Até sair Davies foi sempre uma ameaça à defesa sul-africana colocando muitas dificuldades a Fourie e Halfpenny ia convertendo em pontos o domínio galês, intervalo 12-17.
Na segunda parte o equilíbrio manteve-se e quando os galeses já estavam a dois pontos apenas (15-17) a África do Sul viria a confirmar a vitória com um ensaio de Du Preez, controverso, com a assistência de Fourie a parecer em avant, final 15-24.

Escócia 42-17 Japão
Não se deixem levar pelo resultado, os japoneses deram bem conta de si contra os escoceses.
Apesar de mais leves no pack, dois neo-zelandeses e um tonganês garantiam experiência e ao leme um formação, Tanaka, que joga super rugby nos Highlanders.
O relvado estava muito suave e logo na primeira melée, colapsada pelos japoneses, foi necessário voltar a colocar o "lençol" no sítio, Laidlaw ignorou este facto para colocar os primeiros pontos no marcador.
Enquanto houve pernas o Japão manteve-se encostado no marcador até cerca dos 50 minutos com 18-17, um amarelo ao Nº 8 Holani foi suficiente para a Escócia meter 12 pontos sem resposta no marcador e com as substituições os japoneses disseram adeus ao resultado após mais dois ensaios dos britânicos, final 42-17.
Agradável surpresa este Japão que apresentou um grande desafio aos escoceses especialmente no alinhamento, onde há influência do ex-capitão inglês Steve Borthwick que no Verão trabalhou com a selecção nipónica.
O ponta Fukuoka (2 ensaios) teve velocidade suficiente para colocar pânico na defesa escocesa.

Inglaterra 31-12 Argentina
Stuart Lancaster teimoso não lê jornais, ou ignora-os.
Os jogadores a semana passada que foram alvos de críticas após o embate com a Austrália vestiram as mesmas camisolas esta semana, Twelvetrees e Ashton.
E perante uma Argentina que foi incapaz de reagir na primeira parte estes jogadores colocaram pontos ao lado dos seus nomes na ficha de jogo, aliás os ingleses resolveram o jogo logo no primeiro parcial sendo que a segunda parte foi um espectáculo mais pobre em que os latinos equilibraram o jogo mas sem brilhantismo.
Primeiro foi Launchbury a esticar-se para validar um ensaio após jogada dos avançados.
Depois Twelvetrees usou o seu poder e abalroou Imhoff para o ensaio, vingando o que Toomua lhe fez a semana passada.
Ashton que beneficiou de uma lesão de Wade à última hora apareceu no ombro do seu abertura, à semelhança do que fazia com Flood, e após o passe de Farrell correu sozinho para o ensaio e o 24-6 ao intervalo.
Jogo muito pobre na segunda parte com muito pontapé para o ar e mais um ensaio inglês por Ben Morgan quando o jogo já estava perto do final, e assim ficou 31-12.

França 19-26 Nova Zelândia
Os All Blacks continuaram o seu caminho até Twickenham após baterem os franceses perante 80.000 espectadores num resultado final de 19-26.
Pitau e Read ensaiaram para os campeões do mundo que já venciam por 12-26 aos 65 minutos, os finalistas do campeonato do mundo ensaiaram por Dulin para dar alguma emoção aos 10 minutos finais.


Itália 20-50 Austrália
A Austrália voltou às vitórias frente à Itália, mas tiveram que recuperar do susto inicial quando os italianos já venciam por 10-0 aos 15 minutos.
Mas a Austrália tinha 7 ensaios guardados para os adversários e acabaram por cima com uma vitória larga por 20-50.

Resultados Tier 2:
Roménia 19-18 Tonga
E.U.A. 19-29 NZ Maori
Geórgia 19-15 Canadá
Chile 3-26 Espanha
Oxford University 15-29 Rússia
Portugal 13-36 Fiji

Próximos jogos:
15 de Novembro
Brasil v Portugal - Arena Barueri, Barueri, São Paulo - 22:00 GMT
French Barbarians v Samoa - Parc des Sports Marcel Michelin, Clermont - 19:00 GMT

16 de Novembro
Itália v Fiji - Stadio Giovanni Zini, Cremona - 14:00 GMT
Inglaterra v Nova Zelândia - Twickenham Stadium, London - 14:30 GMT
País de Gales v Argentina - Millennium Stadium, Cardiff - 14:30 GMT
França v Tonga, Stade Oceane, Le Harve - 17:00 GMT
Irlanda v Austrália - Aviva Stadium, Dublin - 17:45 GMT

Rússia v Japan - Eirias Park, Colwyn Bay (Neutral venue) - 19:30 GMT
Geórgia v USA - Mikheil Meskhi Stadium, Tbilisi - 10:00 GMT
Roménia v Canadá - Stadionul Arcul de Triumf, Bucharest - 16:30 GMT
Uruguai v Espanha - Estadio Charrua, Montevideo - 18:00 GMT

17 de Novembro
Escócia v África do Sul - Murrayfield Stadium, Edinburgh - 15:00 GMT

Foto: www.planetrugby.com

5 comentários:

Anónimo disse...

Ola Ricardo.

A samoa estava na 7ª posição do ranking IRB.

Anónimo disse...

Obrigado,
Toda a razão! Ainda assim estava por cima da Irlanda.

Abraço

Mouro

Anónimo disse...

o ensaio do du preez nao foi controverso pelo passe que foi claramente para tras, mas sim por o fouri parecer estar fora de jogo quando o du preez chutou

Anónimo disse...

de referir tambem que o jogo entre franca e nz foi emotivo ate ao fim, com os franceses a disporem de uma mele a 5m da linha de meta neozelandesa na ultima jogada do encontro, mas na qual fizeram falta

Anónimo disse...

Obrigado pelo reparo!

Nao vi o jogo Fra - NZ apenas sei resultados e marcadores por isso nao entrei em detalhes para nao dar informacao contraditoria.

Obviamente vi o PdG - AS, Irl-Sam, Esc - Jap e nao vi o Ing - Arg completo porque tambem tive jogo nesse dia, mas vi o resumo de uma hora na BBC. Obviamente muito do que escrevo e por memoria do que vi e algumas coisas falham nao sendo eu profissional e escrever apenas no meu tempo livre, e tens razao quanto ao ensaio do Fourie fiquei confuso com alguns jogos LV-Cup.

Abraco