22 de novembro de 2013

EMERGENTES UMA FESTA DO RUGBY NACIONAL * (com quadro de jogos)

* Luis Sabido
No mês anterior olhamos de relance para o início do Circuito Nacional de Equipas Emergentes que neste fim de semana tem a sua 2.ª Jornada.

Olhámos para o que é e como tem corrido, na generalidade, nestes últimos dois anos, mas descuidámos de referir o que é o ambiente e o bem estar que se sente ao fazer parte desta competição.
De facto, e apesar da competição ter vindo a subir no Circuito, é uma prova onde as equipas têm hipótese de interagir com algum à vontade e fair play à volta da paixão por este desporto da bola oval ao qual todos nos afeiçoamos.


A localização em Leiria, perto do centro do nosso país, juntamente com a possibilidade de utilizar o Estádio Dr. Magalhães Pessoa fazem talvez desta prova de Leiria uma das mais apetecíveis às equipas tanto do Norte como do Sul do país e será talvez uma das razões para que neste Domingo vejamos o Estádio povoado com 11 equipas!

Apesar do frio que estes meses de inverno nos fazem sentir, as equipas em competição irão apresentar-se com toda a certeza com vontade de dar o seu melhor, com o início da prova marcado para as 11:00 horas e o encerramento previsível para as 18:00 horas, temos muitos candidatos ao primeiro lugar e mais novidades no Circuito!

As equipas em competição serão - até alteração em contrário - as seguintes:


RC Leiria
A equipa da casa vem de um segundo lugar na Jornada inaugural o que lhe dá agora a vantagem da casa para conseguir segurar mais alguns pontos frente ao seu público!
No entanto, dado o historial e as restantes equipas que se apresentam em competição terá de se aplicar bastante para o conseguir !


Abrantes RC
O Abrantes RC na época de 2011/2012 foi uma das equipas no topo da competição de emergentes, e essa tendência só não se manteve em 2012/2013 por alguma falta de regularidade de participação, mas é um conjunto que sempre foi perigoso, com um ataque rapidíssimo.
Sendo esta a segunda jornada seguida espera-se que mantenham a sua participação nas próximas etapas, regressando ao nível de há dois anos.

Santo Amaro
Actual detentor dos títulos da fase de Inverno e de Primavera da época anterior o Santo Amaro é uma equipa formada pelo RC Oeiras para participar nesta prova. O ritmo de treino mais regular dos atletas que integram a equipa do Santo Amaro, dado a participação do RC Oeiras no CN 2ª Divisão, dá uma certa vantagem competitiva a esta formação que nem por isso tem tido uma vida facilitada na prova.
Com uma falta na 1ª Jornada resta saber com que regularidade o Santo Amaro irá participar este ano no Circuito.


Dark Horses Rugby
Formação de Lisboa já regular na prova e que tem vindo a subir a sua competitividade melhorando visivelmente de ano para ano.
Teve uma quebra na participação na fase de Verão do ano anterior após ter conseguido um Terceiro lugar na fase de Inverno, o 3.º Lugar na 1ª Jornada mostra que estão cá para jogar.
Mas este Torneio de Leiria promete pôr muita coisa à prova !

Naval 1.º de Maio, A e B
A Naval 1.º de Maio que deu os primeiros trôpegos passos na época de 2011/2012 surgiu o ano passado para estar sempre presente na luta pelo pódio da prova!
Entretanto veio o apadrinhamento pela Agrária de Coimbra que permitiu aos seus atletas elevarem os seus níveis competitivos e qualidade técnica.
Uma prova que estes Emergentes podem ajudar novas equipas a dar passadas importantes no seu desenvolvimento!
A sua ausência na 1ª Jornada não deverá ser para já sinal de algum baixar das capacidades mostradas na época anterior.


Sport Clube do Porto, A e B
A aparição de um Sport Club do Porto, e logo com duas equipas!, é para qualquer amante do Rugby um bom sinal e é a novidade desta jornada!
A sua participação deixa uma nota bem positiva, apesar da óbvia inexperiência dos seus jogadores, que estamos certos serão muito bem recebidos pelas restantes equipas!
Esta é uma das funções destas provas para emergentes - dar a possibilidade a equipas em formação, de novos ou menos novos clubes, de se iniciarem na competição e no contacto saudável com jogadores e equipas de todo o país.

Ensiguarda
Uma das equipas com formação mais jovem na competição, esta equipa da Guarda persiste numa zona do país onde historicamente o Rugby tem uma expressão muito reduzida, por isso uma palavra especial de homenagem pelo que tem feito na divulgação do Rugby!
Esperemos que possam crescer e tornar-se um exemplo para o interior!
Por agora, a juventude dos seus atletas não lhes tem valido de muito em termos de conquista pontual mas é sempre bom poder ver a Ensiguarda a participar.

Rugby do Oeste, A e B
O Rugby do Oeste, as equipas apadrinhadas pelo Caldas RC e o seu projeto voltam à competição!
Até mais ver sem forma de as distinguir, o Oeste A teve uma clara e definitiva participação na 1ª Jornada levando de vencida a competição e espera-se que seja das equipas com mais índice competitivo na edição deste ano do Circuito.


São estes os participantes na Jornada, e aproveitámos a ocasião para fazer uma introdução pessoal a uma grande parte das equipas que integram esta família de emergentes!

Se tiver hipótese não deixe de ir dar uma espreitadela a esta prova e passar um dia descontraído a assistir a estas equipas que, a brincar, a brincar, lá vão jogando e levando o Rugby por Portugal inteiro!

Dado ainda não ter sido divulgado o quadro dos jogos, trataremos de o acrescentar aqui mesmo quando for tornado público.

Acabamos de receber o quadro que publicamos tal e qual.


NOTA: Pelo calendário de jogos apresentado, notamos a saída da equipa de Abrantes e a entrada de uma equipa denominada Vila do Rugby, que não sabemos quem seja.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de saber onde podemos ver o calendário anual da competição

Anónimo disse...

Tirado do Regulamento do Circuito Nacional para 2013/2014 que parece não estar disponível no site da FPR.


CALENDÁRIO

Torneio de Inverno

1ª Jornada – 3 de novembro de 2013 – Peniche
2ª Jornada – 24 de novembro de 2013 – Leiria
3ª Jornada – 15 de dezembro de 2013 – Local a designar
4ª Jornada – 18 de janeiro de 2014 – Local a designar

Torneio da Primavera

1ª Jornada – 8/9 de fevereiro de 2014 – Local a designar
2ª Jornada – 1 de março de 2014 – Local a designar
3ª Jornada – 5 de abril de 2014 – Local a designar
4ª Jornada – 17 de maio de 2014 – Local a designar
5ª Jornada – 21 de junho de 2014 – Figueira da Foz

Anónimo disse...

Gostava de saber com o correu o Torneio dos Emergentes.