No mês anterior olhamos de relance para o início do Circuito Nacional de Equipas Emergentes que neste fim de semana tem a sua 2.ª Jornada.
Olhámos para o que é e como tem corrido, na generalidade, nestes últimos dois anos, mas descuidámos de referir o que é o ambiente e o bem estar que se sente ao fazer parte desta competição.
De facto, e apesar da competição ter vindo a subir no Circuito, é uma prova onde as equipas têm hipótese de interagir com algum à vontade e fair play à volta da paixão por este desporto da bola oval ao qual todos nos afeiçoamos.

Apesar do frio que estes meses de inverno nos fazem sentir, as equipas em competição irão apresentar-se com toda a certeza com vontade de dar o seu melhor, com o início da prova marcado para as 11:00 horas e o encerramento previsível para as 18:00 horas, temos muitos candidatos ao primeiro lugar e mais novidades no Circuito!
As equipas em competição serão - até alteração em contrário - as seguintes:
RC Leiria
A equipa da casa vem de um segundo lugar na Jornada inaugural o que lhe dá agora a vantagem da casa para conseguir segurar mais alguns pontos frente ao seu público!
No entanto, dado o historial e as restantes equipas que se apresentam em competição terá de se aplicar bastante para o conseguir !

Abrantes RC
O Abrantes RC na época de 2011/2012 foi uma das equipas no topo da competição de emergentes, e essa tendência só não se manteve em 2012/2013 por alguma falta de regularidade de participação, mas é um conjunto que sempre foi perigoso, com um ataque rapidíssimo.Sendo esta a segunda jornada seguida espera-se que mantenham a sua participação nas próximas etapas, regressando ao nível de há dois anos.
Santo Amaro
Actual detentor dos títulos da fase de Inverno e de Primavera da época anterior o Santo Amaro é uma equipa formada pelo RC Oeiras para participar nesta prova. O ritmo de treino mais regular dos atletas que integram a equipa do Santo Amaro, dado a participação do RC Oeiras no CN 2ª Divisão, dá uma certa vantagem competitiva a esta formação que nem por isso tem tido uma vida facilitada na prova.
Com uma falta na 1ª Jornada resta saber com que regularidade o Santo Amaro irá participar este ano no Circuito.

Dark Horses Rugby
Formação de Lisboa já regular na prova e que tem vindo a subir a sua competitividade melhorando visivelmente de ano para ano.Teve uma quebra na participação na fase de Verão do ano anterior após ter conseguido um Terceiro lugar na fase de Inverno, o 3.º Lugar na 1ª Jornada mostra que estão cá para jogar.
Mas este Torneio de Leiria promete pôr muita coisa à prova !
Naval 1.º de Maio, A e B
A Naval 1.º de Maio que deu os primeiros trôpegos passos na época de 2011/2012 surgiu o ano passado para estar sempre presente na luta pelo pódio da prova!
Entretanto veio o apadrinhamento pela Agrária de Coimbra que permitiu aos seus atletas elevarem os seus níveis competitivos e qualidade técnica.
Uma prova que estes Emergentes podem ajudar novas equipas a dar passadas importantes no seu desenvolvimento!
A sua ausência na 1ª Jornada não deverá ser para já sinal de algum baixar das capacidades mostradas na época anterior.

Sport Clube do Porto, A e B
A aparição de um Sport Club do Porto, e logo com duas equipas!, é para qualquer amante do Rugby um bom sinal e é a novidade desta jornada!A sua participação deixa uma nota bem positiva, apesar da óbvia inexperiência dos seus jogadores, que estamos certos serão muito bem recebidos pelas restantes equipas!
Esta é uma das funções destas provas para emergentes - dar a possibilidade a equipas em formação, de novos ou menos novos clubes, de se iniciarem na competição e no contacto saudável com jogadores e equipas de todo o país.
Ensiguarda
Uma das equipas com formação mais jovem na competição, esta equipa da Guarda persiste numa zona do país onde historicamente o Rugby tem uma expressão muito reduzida, por isso uma palavra especial de homenagem pelo que tem feito na divulgação do Rugby!
Esperemos que possam crescer e tornar-se um exemplo para o interior!
Por agora, a juventude dos seus atletas não lhes tem valido de muito em termos de conquista pontual mas é sempre bom poder ver a Ensiguarda a participar.
O Rugby do Oeste, as equipas apadrinhadas pelo Caldas RC e o seu projeto voltam à competição!
Até mais ver sem forma de as distinguir, o Oeste A teve uma clara e definitiva participação na 1ª Jornada levando de vencida a competição e espera-se que seja das equipas com mais índice competitivo na edição deste ano do Circuito.
São estes os participantes na Jornada, e aproveitámos a ocasião para fazer uma introdução pessoal a uma grande parte das equipas que integram esta família de emergentes!
Se tiver hipótese não deixe de ir dar uma espreitadela a esta prova e passar um dia descontraído a assistir a estas equipas que, a brincar, a brincar, lá vão jogando e levando o Rugby por Portugal inteiro!
Dado ainda não ter sido divulgado o quadro dos jogos, trataremos de o acrescentar aqui mesmo quando for tornado público.
Acabamos de receber o quadro que publicamos tal e qual.
NOTA: Pelo calendário de jogos apresentado, notamos a saída da equipa de Abrantes e a entrada de uma equipa denominada Vila do Rugby, que não sabemos quem seja.
3 comentários:
Gostaria de saber onde podemos ver o calendário anual da competição
Tirado do Regulamento do Circuito Nacional para 2013/2014 que parece não estar disponível no site da FPR.
CALENDÁRIO
Torneio de Inverno
1ª Jornada – 3 de novembro de 2013 – Peniche
2ª Jornada – 24 de novembro de 2013 – Leiria
3ª Jornada – 15 de dezembro de 2013 – Local a designar
4ª Jornada – 18 de janeiro de 2014 – Local a designar
Torneio da Primavera
1ª Jornada – 8/9 de fevereiro de 2014 – Local a designar
2ª Jornada – 1 de março de 2014 – Local a designar
3ª Jornada – 5 de abril de 2014 – Local a designar
4ª Jornada – 17 de maio de 2014 – Local a designar
5ª Jornada – 21 de junho de 2014 – Figueira da Foz
Gostava de saber com o correu o Torneio dos Emergentes.
Enviar um comentário