17 de novembro de 2013

DIREITO PROSSEGUE INVENCÍVEL E AGARRA LIDERANÇA DA DIVISÃO DE HONRA *

* António Henriques
Foi pena que o jogo em atraso da 2.ª jornada da Divisão de Honra (que era para ter sido realizado a 28 de Setembro, no mesmo dia da Supertaça disputada entre os dois clubes), entre os candidatos Direito e CDUL, tivesse sido agendado precisamente para o fim-de-semana da deslocação de Portugal a São Paulo para defrontar o Brasil.
Mas os jogadores disponíveis, numa mistura de veterania e juventude, mostraram-se apostados em provar que representam duas grandes equipas, independentemente de quem por elas alinhe no momento, e proporcionaram um belo e emotivo espectáculo em Monsanto, terminado com a vitória justa dos advogados por 20-16.


Assim, a equipa de Martim Aguiar conservou a sua invencibilidade ao fim de sete jogos, e ultrapassou o Técnico no comando antes da interrupção de três semanas da prova.
Já os universitários somaram a sua terceira derrota na 1.ª volta da DH (que já concluíram, pois vão ficar isentos na próxima jornada). Mais do que na época passada, na qual só foram derrotados por duas vezes na fase inicial…

Mesmo registando-se a falta de oito habituais titulares em ambas as equipas por mor dos compromissos da seleção nacional e também devido a castigos (Seti Filo e Nuno Penha e Costa terminaram o seu castigo de três semanas), a partida – repetição da final do campeonato passado e da Supertaça deste ano, o que
significa que este foi o terceiro triunfo seguido de Direito sobre o rival – foi rijamente disputada e teve momentos muito bons, para lá de diversos destaques individuais.

O CDUL entrou melhor e aos 8’ fez o primeiro ensaio, junto ao canto, por Tomás Noronha (5-0), o seu 11.º da época, alargando a vantagem no topo dos marcadores de ensaios da DH. Mas a partida prosseguiria equilibrada – e mesmo em todos os aspectos.

Primeiro foi a distribuição de amarelos para Salvador Palha e logo a seguir, compensando, para Pedro Cabral; e uma penalidade convertida por Gonçalo Malheiro seria, no minuto seguinte, imitada por Tomás Noronha (8-3).

À meia-hora Malheiro, que esteve com pés bem afinados, acertou pela segunda vez um pontapé.

E como Cabral falharia uma fácil tentativa em cima do intervalo, as equipas foram para os balneários com o resultado a assinalar 8-6 para os visitantes.

O CDUL regressou com a mesma disposição da 1.ª parte e logo aos 50’, Noronha alargou para 11-6. Mas esse pontapé como que despertou o quinze da casa para dar início a um belo período de intenso domínio, com os advogados a tomarem
conta do jogo, muito graças ao labor da sua 3.ª linha (inicialmente formada por Alvim, Palha e Vasco Fragoso Mendes e depois com Coutinho e Luís Portela e o jovem Mourão) .

E por largos minutos só iria dar mesmo Direito!

Aos 55’ Rui d’Orey fez o primeiro ensaio dos da casa e aos 63’, uma poderosa saída de 3.ª linha do n.º 8 Fragoso Mendes (abrilhantada por valente nó cego a um defesa adversário) – com fantástica conversão, colada à lateral, de Malheiro – virava o resultado de pantanas para 20-11.

O CDUL bem tentava voltar ao comando das operações, mas já era demasiado tarde e os advogados mantiveram-se por cima com belas arrancadas das suas linhas atrasadas, onde os centros António Ferrador e Manuel Vilela e o ponta Vaz Antunes deram água pela barba aos adversários, que tiveram nos dois Tomás dos três-quartos, Appleton e Noronha, dois dos seus principais destaques.

E seria já em período de compensação para lá dos 80’ que Pedro Cabral conseguiria o ensaio que, do mal o menos, proporcionou o ponto de bónus defensivo à sua equipa, à semelhança aliás do que aconteceu nos dois anteriores desaires.

E agora a DH é interrompida por três semanas, só regressando com a realização da 9.ª jornada, a 14 de Dezembro.

Fique com a classificação actualizada à 8ª jornada, e clicando na imagem acompanhe todos os resultados da prova:

4 comentários:

Anónimo disse...

Ainda faltam duas jornadas e não uma como se diz no texto.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 20:29
Embora formalmente isso seja verdade, após a próxima jornada TODAS as equipas estarão com o mesmo número de jogos realizados (8), sendo uma das poucas oportunidades para se poder fazer uma avaliação correcta da situação, já que na 10ª jornada voltamos a ter oito equipas com mais jogos do que as outras duas (CRAV e Agronomia...)

Anónimo disse...

Isto é um campeonato sui-generis em que o CDUL, por exemplo e ao contrário do que é dito na crónica (Já os universitários somaram a sua terceira derrota na 1.ª volta da DH (que já concluíram, pois vão ficar isentos na próxima jornada).) não terminou ainda a 1ªvolta pois ainda não defrontou o Cascais o que só acontecerá depois de efectuadas 3 (!!!) jornadas já respeitantes à "segunda volta" ! Uma aberração ! Mais: reparem que o próximo jogo do CDUL para o Campeonato é com o.........Direito ! Reparem ainda que a posição do CDUL poderá ficar definida nas 3 jornadas que se seguem: Direito (casa(, Belenenses (casa) e Agronomia (fora).
Quanto à crónica do António Henriques devo dizer que já li crónicas muito boas dele mas esta acho-a muito superficial para tudo aquilo que se viu em Monsanto...

Anónimo disse...

um jogo interessante de seguir! Uma 1ªparte mais equilibrada com boa atitude defensiva do cdul e uma 2ªparte totalmente comandada pelo direito com excelentes momentos de rugby.

jogadores em evidência cdul:
Villax
Georgie
Sampaio Nunes
T.Appleton
T.Noronha

jogadores em evidência direito:
bruno raposo
rui d'orey
vasco fragoso
luis portela
malheiro
vilela
ferrador