4 de novembro de 2013

ZONA SUL/LISBOA DA SEGUNDONA REGISTA VITÓRIA DO UBUNTU

Numa Zona em que existem três candidatos para dois lugares no apuramento, surge a equipa do Ubuntu para dar um pouco de animação às hostes, e conquista a sua primeira vitória de sempre e com ponto de bónus!

Suspeito que terá havido festa lá para os lados do Cacém...

Quanto ao resto, vitória folgada e esperada do Vila da Moita frente ao Borba, que vai ter que aguentar a pressão de um ano de estreia a doer, e também do Belas que se juntou aos outros vencedores e amealhou também o ponto de bónus.


A jornada ficou ainda marcada pelo adiamento do jogo FCT-Elvas, por motivos que desconhecemos, em especial porque as equipas já jogaram este ano e não se esperava esta situação.


VILA DA MOITA *115-5 BORBA (17-1)
Já fizemos noutro local referência a este resultado, dando o exemplo de uma outra equipa que chegou timidamente à primeirona em 2004, e foi recebida com um rotundo 115-0, mas que hoje está definitivamente nas bocas do mundo e na calha para a discussão do título - o Caldas.
Os jovens borbenses têm que ter paciência e poder de encaixe, porque depois destas porradas, os dias de sol hão-de chegar!
Uma coisa é certa - fizeram melhor que o Caldas, pois marcaram um ensaio!
Quanto ao Vila da Moita, a equipa está obviamente apontada para a classificação para a fase final, como já tinha demonstrado nos jogos a contar para a Taça de Portugal, em que afastou os seus dois principais adversários no Campeonato. (Veja a situação da Taça de Portugal 2013-14, aqui).

UBUNTU *40-5 SOBREDENSE (6-1)
Outra estreia em competições oficiais nacionais, com a presença do Sobredense frente ao Ubuntu (antigo Kellermann).
Duas equipas que estando perto de Lisboa, não são de Lisboa e que têm muita margem de crescimento para se desenvolver, com destaque para os jovens da margem sul, conduzidos pela mão experiente de Vítor Sousa, o antigo internacional português que fez carreira no Benfica, a quem a mesma palavra de paciência e perseverança que endossei ao Borba lhes remeto também.
O Ubuntu, pelo seu lado, tem tido essa paciência, e conseguiu depois de duas épocas inteiras sem uma única vitória, estrear-se a vencer no campeonato nacional, e logo com ponto de bónus!
Vamos ver como se desenvolve o resto da competição.

BELAS 53-15 OEIRAS (8-2)
Depois da pesada derrota frente ao Vila da Moita, a contar para a Taça de Portugal, o Oeiras deslocou-se a Belas para limpar um pouco a sua imagem e tentar acertar agulhas para a época que agora começou.
O Oeiras encarou esta partida com vontade de fazer melhor e mostrar o seu valor
face ao pesado resultado sofrido na 2ª Eliminatória da Taça de Portugal, no entanto os oeirenses começaram mal e sofrem dois ensaios no espaço de cinco minutos, receando-se que a equipa se fosse abaixo, e que a história do jogo da Taça se repetisse.
Só aos 15 minutos os visitantes conseguem aproximar-se dos 22 dos esquilos, mas na resposta são estes que conseguem o terceiro ensaio, não tardando a conseguir mais um ainda nos primeiros 25 minutos.
E o intervalo chegou com um ensombrado 41-0 no marcador.
Na segunda parte a tendência do jogo alterou-se e foi a vez do Oeiras marcar, conseguindo dois ensaios e um excelente pontapé de ressalto (drop kick), antes que o Belas respondesse.
Isso veio a acontecer aos 25 minutos, quando o Belas fez o seu primeiro ensaio do segundo tempo, para fazer ainda mais um antes do final do jogo.
Foram muitas as dificuldades defensivas do Oeiras, e o Belas não perdoou, somando pontos a cada erro adversário.
Muito trabalho pela frente da equipa da Linha, que já esteve mais perto das equipas do topo, enquanto se aguarda a evolução do Belas para disputar um dos lugares da fase final.

Clique no quadro para ver os resultados e o calendário da prova

Fotos: Tânia Garrett

5 comentários:

Anónimo disse...

A destacar a garra e vontade com que os borbenses entraram em campo, e nota maior para os jovens da Moita que revelam enorme evolução, grande caracter e muita vontade de subir a palcos maiores...aliado á experiência de jogadores que representam este ano o Vila da Moita, está o talento e grande trabalho de pré época realizado por toda a equipa...Prometem espetáculo!!

Anónimo disse...

A destacar a ida do Presidente da Moita para vice da fpr.

carrega Moita!

Anónimo disse...

Apenas uma correcção. O Elvas e o FCT ainda não se defrontou esta época.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 15:38
O que se pretendeu dizer é que as duas equipas já tiveram jogos este ano, embora com outros adversário.
O Elvas participou com o Borba num Torneio Transfronteiriço em que participaram os Gladiadores de Merida e o RC Badajoz, e a FCT jogou com o Borba e o Vila da Moita para a Taça de Portugal.
Por isso a estranheza, já que as equipas não estavam paradas...

Anónimo disse...

em primeiro lugar parabens ao ubuntu pela primeira vitoria oficial da sua historia. Muita Garra.

"Fct", Belas e moita a correrem claramente este ano a parte das restantes 5 equipas do grupo sul/lisboa.

Fui assistir ao "classico" Belas-Oeiras e vi um jogo muito aguerrido das duas equipas.
os primeiros 5 minutos de desnorte fizeram com que o oeiras perdesse claramente o jogo. Depois equilibrou mas o belas aproveitou alguns erros basicos.

Oeiras com muitas caras novas claramente a rejuvenescer o plantel e a ter de ter paciência para ver resultados. Sabe-se que alguns ex-jogadores estao agora no Sporting.

Nota: Salva de palmas inicial corredor para as 2 equipas antes e apos o jogo para homenagear um ex jogador do belas actualmente no Oeiras a atravessar uma dura batalha na sua vida.
2 rivais unidos é bonito de se ver.


o Belas com o XV pesadão de sempre mas mais tecnico esta epoca pode ter sem duvida uma palavra a dizer. Vai a meu ver lutar com o moita pelo 1º lugar.

nota para as 3 lesões dos jogadores do belas durante a partida rapidas melhoras.




Belas mais forte, FCT uma incognita ainda não jogaram para o campeonato mas devem continuar com o bom rugby e a ser candidatos.

Super moita com o seu presidente a ingressar a FPR e alguns reforços de peso ex- primeira divisao a fazerem toda a diferença no restante tem uma equipa normalissima mas onde os reforços fazem sem duvida a diferença e o clube esta a aproveitar muito bem os mesmos que são profissionais esta epoca a serem pagos. clara aposta do clube em subir e dotou o recinto e estrutura das devidas condiçoes.


o borba... vai ter de aguentar assim como o sobredense a longa epoca mas so competindo se evolui.

elvas... adiamentos...desistências da taça....uma incógnita....
ou equipa de miudos ou como ha 4 anos juntarem os ex juromanhas espanhois. esperar e ver.

ubuntu como ja referi vao dar trabalho....!

uma nota...as equipas B poderiam dar um brilho e visibilidade muito maior a esta divisao.o que se esta a passar com as Bs é VERGONHOSO!