27 de novembro de 2013

NAVAL 1º DE MAIO VENCE NA PROVA DE LEIRIA *

* Luis Sabido
Este Domingo assistiu-se no belíssimo cenário do Estádio Doutor Magalhães Pessoa em Leiria ao desenrolar da 2ª Jornada do Circuito Nacional de Equipas Emergentes, tendo a prova decorrido com a participação de 11 equipas, com a saída do Abrantes RC e a entrada do VII's Aldeia do Rugby, equipa constituída por elementos do Moita Rugby Clube da Bairrada, sub 20 e alguns novos na modalidade.

Muitas novidades então para esta prova com Rugby do Oeste a continuar a sua participação, o aparecimento do Sport Club do Porto e esta formação da Aldeia do Rugby de última hora.
Viu-se também a primeira participação deste ano da Naval 1º de Maio e do Santo Amaro.


Dando uma rápida olhadela ao decorrer dos jogos e do dia, temos a assinalar que o Rugby do Oeste envergando o equipamento do Peniche RC manteve a nomenclatura adoptada na prova anterior de Oeste C e Oeste P indicando equipas com participação de jogadores do Caldas RC e do Peniche RC.

Na Série A tivemos em oposição a formação secundária da Naval 1º de Maio, a equipa de Santo Amaro, o Oeste C, vencedor da etapa anterior e a formação secundária da grande novidade do fim de semana, o Sport Club do Porto.
Surpresa logo no jogo inaugural, quando a equipa do Oeste C vacilou contra a formação secundária do Sport Club do Porto, cujos jogadores, apesar da sua juventude, não eram tão inexperientes como se previa, pois de acordo com as informações que recolhemos, alguns dos seus jovens viriam de uma passagem pela formação do CDUP.
Nos outros jogos da Série A o Santo Amaro vence a equipa B da Naval, nos jogos que opõem os vencidos o Oeste C leva também a melhor sobre esta equipa B da Naval, o Santo Amaro conquista o primeiro lugar do grupo e o acesso à Série dos primeiros com uma vitória conquistada na segunda parte do seu jogo contra o Sport Club do Porto B, por 3 ensaios a 1.

Na série B a equipa da casa teve de se confrontar com a Ensiguarda, a formação principal do Sport Club do Porto e a equipa estreante da Aldeia do Rugby.
O primeiro jogo da Série é marcado pela vitória do RC Leiria frente à Aldeia do Rugby levando-os ao confronto pelo primeiro lugar do grupo com o Sport Club do Porto A que bateu a Ensiguarda por somente um ensaio. 
O RC Leiria sai melhor do confronto e segue para a série dos primeiros após a vitória por 2 ensaios a 0.

A Série C foi constituída por Dark Horses, Oeste P e a equipa principal da Naval 1º de Maio que viria a confirmar-se como a favorita do grupo.
O primeiro jogo da série opôs Dark Horses a Oeste P com vitória para a formação lisboeta agora orientada por Maria Heitor - outra das novidades da etapa. 
A Naval A triunfa frente ao Oeste P e também no confronto para a conquista do primeiro lugar frente aos Dark Horses, que, apesar das melhorias, não conseguiram levar de vencida a formação da Naval 1º de Maio que se juntou a RC Leiria e Santo Amaro na série dos primeiros, após vitória de 3 ensaios a 1.

E assim ficamos com as séries da segunda fase definidas, com a Série dos segundos constituída pelas duas formações do Sport Club do Porto e os Dark Horses.
As equipas do Oeste C e P ficaram relegado para a série dos terceiros, juntamente com a Aldeia do Rugby, enquanto que Naval B e Ensiguarda definiram entre si os lugares finais.

Na série dos segundos lugares acaba por se assistir a um jogo de exibição entre as formações do Sport Club do Porto, que se limitaram a deixar correr o tempo alternando a marcação de ensaios e experimentando as suas movimentações, para depois os Dark Horses cederem o 4.º lugar frente à formação do Sport Club do Porto B.

Na série principal a equipa da casa não consegue impor-se frente ao Santo Amaro e à Naval A que acabariam por disputar a final do Torneio já sobre luz artificial, com a Naval A sempre em vantagem, terminando com uma vitória de 4 ensaios a 2 do Santo Amaro e sagrando-se vencedora da etapa.

Na classificação geral o RC Leiria assume a liderança da prova e está só dependente de si para conseguir resistir ao assalto que se espera da Naval A nas últimas duas jornadas planeadas de Inverno.
Leva a vantagem dos pontos bónus de participação na Primeira Jornada.

As duas equipas do Sport Club do Porto terminaram entre os seis primeiros, acumulando pontos, enquanto que o Oeste C e P se ficaram pela acumulação dos pontos de bónus de participação na jornada.

A Naval 1.º de Maio entra directamente para a 3ª posição, empatada com os Dark Horses, ambas as formações com possibilidades de assaltar o primeiro lugar na próxima jornada que será no dia 15 de Dezembro, em Abrantes.

Seguiu-se a habitual entrega de prémios e terceira parte do Torneio que, sempre que possível, é organizada pela equipa da casa mantendo-se assim esta tradição do Rugby viva e de boa saúde.

Veja o quadro dos jogos e resultados da etapa de Leiria, e a classificação geral do circuito de Emergentes.



2 comentários:

Anónimo disse...

Para quem tentava boicotar este tipo de torneios com equipas emergentes (recordo direcções anteriores da Federação) aí está a resposta a ser dada com um entusiasmo que me apraz registar.
Parabéns a todos os clubes participantes, alguns deles que certamente em breve farão parte da grande família das equipas que disputam campeonatos.

Anónimo disse...

À atenção da Federação. Apostem forte neste tipo de torneios e de apoios aos clubes emergentes. Os vindouros agradecerão e mesmo não indo aos mundiais fica uma imagem de marca vossa. Dêem qualidade e prestígio a estes novos e velhos atletas que se juntam para divulgar o rugby. Peçam apoio a empresas que com meia dúzia de tostões tornam o convivio desses clubes mais agradáveis.