7 de novembro de 2013

PRIMEIRONA APRESENTA A COMPETITIVIDADE EM ALTA!

Um campeonato que de cinco jogos apresenta pelo menos quatro com enorme interesse desportivo e vencedor incerto, é ou não é uma prova de grande competitividade?

Claro, já se sabe que logo vem uma bateria de comentários a dizer que os jogos são equilibrados, mas as equipas não jogam nada!

Esquecem-se é de dizer que estão a comparar com o rugby que todos vêem, o Super Rugby, a Top-14 e a Premiership, por acaso apenas as três maiores competições do mundo, em que os clubes - e as franquias - tem orçamentos que ultrapassam os 20 milhões de euros - ou seja, 10 vezes o orçamento da FPR para um ano inteiro...



E claro está que o nível técnico, táctico e sobretudo físico da Primeirona é inferior ao que se vê na Divisão de Honra, porque se não fosse, eram estas equipas que estavam na divisão principal e as que lá estão, estariam na 1ª divisão...

Mas sobretudo é preciso que pensem que o rugby em Portugal é essencialmente amador, mesmo que haja alguns semi-profissionais a jogar e treinadores e árbitros sejam, na generalidade, pagos.
E pretender inverter esta situação não passa de uma aventura inconsequente que matará o rugby português.

Mas vamos por partes, a vamos lá ver o que estas equipas que não jogam nada, podem fazer pelo rugby em Portugal - porque muitas surpresas esses arautos da desgraça terão!


Primeiro e segundo da tabela, separados por dois pontos vão encontrar-se na Lousã, e apesar do jogo não ter nada de decisivo, aposto sem medo de errar que o Estádio José Redondo vai encher, que os jogadores envolvidos já não pensam noutra coisa, e que ninguém quer terminar o encontro na condição de vencido...
O histórico entre as duas equipas dá a vantagem aos serranos, mas a vitória no último jogo da época passada pode levar os pelicanos a juntarem esse incentivo aos reforços humanos que receberam esta época, para pregarem a partida e trazerem da viagem a sua primeira vitória sobre a Lousã, na Lousã.
Em Março deste ano o tabú das vitórias serranas sobre os caldenses já fora quebrado, mas nas Caldas, pelo que se mantém a invencibilidade serrana, em casa, contra os pelicanos.
Mas... a Lousã - já o dissemos - está este ano em grande forma e com imensa vontade de fazer bonito, pelo que é favorita para o encontro, e não será fácil ao Caldas trazer de lá algum ponto... a menos que São Mateus esteja de serviço!


Terceiro e quarto no campeonato, separados por dois pontos, e com mais de uma centena de anos de rivalidade entre emblemas, só podem entrar em campo com a firme disposição de vencer!
Um jogo que se vai realizar no Domingo às 11,30, e não no Sábado às 14 horas, como estava marcado há muito, em virtude da marcação - tardia - do Portugal-Fiji para as 15 horas de sábado, e que promete mobilizar o interesse de muitos adeptos dos dois clubes, no reencontro entre as duas equipas depois de meio século de afastamento...
O Benfica tem apresentado um jogo mais organizado, mas o Sporting tem uma equipa mais poderosa, e a juventude das águias pode atrapalhar-se com a maturidade de grande parte dos leões...
Claramente um jogo com dois favoritos e em que se espera - não há motivo para que assim não seja! - que tudo termine em festa e numa lição, para todos os que seguem qualquer desporto em Portugal, de que é possível existir rivalidade, apoio à equipa e muito entusiasmo, com educação, respeito e consideração, quer pelo adversário, quer pelo árbitro.
Uma coisa é certa - todos os olhos vão estar à espreita na esperança de ver acontecer o pior - mas o Mão de Mestre está certo que vamos assistir a um grande jogo de rugby, pleno de emoção e rivalidade, entre duas equipas de gente bem formada!


No único jogo em que os adversários estão separados por mais de dois pontos, porque não experimentam dizer aos cavaleiros que estão condenados a cair às mãos dos chaparros??
O histórico entre as duas equipas é favorável ao Évora, mas o Santarém tem sempre uma atitude de inconformismo que não permite ao adversário baixar os braços a meio do caminho.
O favoritismo pertence por inteiro aos alentejanos, mas os ribatejanos vão lutar até ao último minuto pelo menos pelo ponto de bónus, até porque sabem que provavelmente vão perder o oitavo lugar na tabela classificativa, e tudo o que puderem amealhar vai ser importante na hora de fechar as contas.


Sexto e sétimo classificados separados por dois pontos, um no grupo do play off, o outro do lado de fora, estão reunidas todas as condições para mais um grande encontro de rugby.
Os algarvios carregam consigo o estigma da violência, e têm que demonstrar que essa imagem é do passado, e que depois de uma época de adaptação à Primeirona, estão definitivamente na busca de um sistema de jogo que, sem pôr de lado a entrega e o empenho, deixou de fora alguns vícios que vinham de outros tempos.
Algum favoritismo para os visitantes, mas sem excesso de inclinação, já que é natural que os louletanos se mantenham na casa do ponto de bónus, o que pode virar o marcador a qualquer momento.


Duas equipas que dividem o último lugar da tabela, com um ponto apenas, e a quase certeza de que uma delas vai subir ao oitavo posto classificativo, o que apenas não acontecerá se o jogo der num empate, e o Santarém consiga pelo menos o bónus defensivo em Évora, vai com certeza resultar num desafio de alta voltagem.
Esta é a primeira grande oportunidade para os charruas pontuarem, depois de os seus jovens jogadores terem sofrido as consequências da sua inexperiência nas jornadas anteriores, mas os bulldogs têm o seu treinador de volta, e isso pode dar-lhes o pequeno extra que transforma uma equipa.
Com mais organização e sistema de jogos, o São Miguel é favorito neste embate, mas a Agrária está longe de estar batida, e mesmo o bónus defensivo é importante para o futuro da equipa.


9 comentários:

Anónimo disse...

Grande fim de semana de rugby, ansioso pelos resultados do lousa -caldas e do benfica-sporting

Anónimo disse...

Anónimo das 11:06, concordo plenamente!
Vai ser um grande fim de semana! Não só em Portugal mas em todo o mundo!
Portugal-Fiji, França-Nova Zelândia, Gales-África do Sul, grandes jogos!

Anónimo disse...

Parabéns pela excelente atitude que estamos a presenciar esta semana entre o Benfica e o Sporting a cargo da responsabilidade dos seus directores de equipa Ricardo Rodrigues (SLB) e Rafael Lucas Pereira (SCP). Isto sim é o Rugby.

Amante de Rugby

Anónimo disse...

CRE 65(10 E) - Santatém 10 (1 E)

Anónimo disse...

Como faço pra chegar a sobreda?

Anónimo disse...

Grande jogo na Lousa a nao ficar a devr nada em emocao aos grandes jogos da DH. Jogo extremamente equilibrado, incerteza no resultado ate ao fim, excelente comportamento do publico e jogadores.
Lousa ja mais equipa, mais madura e muito motivada e segura. Caldas com mais tecnica mas equipa menos rotinada. Ensaios a nascerem de erros basicos das duas equipas, duelo entre dois grandes chutadores Ze Miguel e D'Eca, ganhou o da Lousa por um.
Uma coisa e certa se ambas as equipas passarem a eliminatoria da Taca dentro de tres semanas temos outrto grande jogo e aposto que ninguem que viu este jogo poder dizer que no proximo jogo existe algo mais garantido alem de um excelente jogo.
Parabens ao Lousa, parabens ao Caldas, o que se viu foi RUGBY.

Anónimo disse...

Grande resultado do Loulé contra um adeversário direto quase a conquistar o ponto bónus. Já a Lousã a demostrar que é a principal candidata a a subir, na minha opinião.

Anónimo disse...

Vi o jogo na Lousã e concordo plenamente com o comentário das 10h02. Uma bancada cheia, com um publico a respeitar os chutadores e a aplaudir de pé ambas as equipas no final. Qualquer delas podia ter vencido, se bem que nos primeiros 30 minutos o domínio territorial foi maior da parte dos lousanenses. Dá gosto ver jogos destes.

Anónimo disse...

Agrária em vence e convence sobre Sao Miguel apesar de ter adormecido na 2ªparte. Mai uma euipa em subida de forma.