25 de novembro de 2013

NOVO TORNEIO ANUAL COM ARGENTINA E ILHAS DO PACÍFICO? *

* Paul Tait
A decisão da New Zealand Rugby Union (NZRU) de não enfrentar Fiji, Samoa ou Tonga nos próximos sete anos foi uma facada no coração de Fijianos, Samoanos e Tonganeses.
Sentimentos diversos foram comentados nas mídias sociais a respeito da decisão neozelandesa. 
No mês passado, o presidente da NZRU, Steve Tew, disse que a Nova Zelândia não tem qualquer espaço no calendário para enfrentar qualquer uma das Ilhas do Pacífico.

Os comentários do Sr. Tew foram de grande preocupação não só para os seguidores de rugby das Ilhas do Pacífico, mas para a comunidade global do rugby. 
Isso significava que o NZRU, a Federação no comando da equipa mais poderosa na história do rugby internacional e os actuais campeões do mundo, não deve jogar contra times do Tier 2, seja em seu próprio quintal ou fora de casa.

A região da Oceania é forte dentro do IRB e conta com duas equipas do Tier 1 e três do Tier 2 com Fiji, Samoa e Tonga, todos lutando para ter um número suficiente de testes, enquanto Austrália e Nova Zelândia têm calendários esgotados.

Apesar de ter derrotado Gales para alcançar as quartas de final do Mundial de Rugby de 2007, Fiji não recebeu a Nova Zelândia por 29 anos, enquanto Samoa nem Tonga receberam os All Blacks em nenhuma ocasião. 
A Austrália jogou ainda menos contra essas nações do que a Nova Zelândia, apesar de ter perdido contra Samoa, em Sydney, em 2011. 
Samoa também derrotou o País de Gales em 2012, enquanto Tonga derrotou a França em 2011 e a Escócia em 2012. 
Encontrar uma solução para Fiji, Samoa e Tonga é uma das questões centrais a serem enfrentadas pelas autoridades globais do rugby e essa solução é urgente. 
Samoa tem um time forte e está jogando muito bem nos últimos tempos.

Atualmente Samoa está em oitavo lugar no ranking mundial do IRB e obteve um sorteio favorável para o Mundial 2015, enquanto País de Gales vai enfrentar Austrália e Inglaterra. 
Mas o ranking não significa as mesmas oportunidades no rugby como sabe muito bem a Argentina depois dos Pumas suportarem anos jogando menos do que outros membros do Tier 1.
 Antes de 2012 houve anos que Argentina teve apenas cinco jogos teste.

Com a Argentina actualmente no Rugby Championship, os Sul Americanos agora tem um calendário completo, mas isso não significa que a UAR não vai adicionar mais jogos.

Com a Argentina junto com a Nova Zelândia e Tonga no Grupo C do Mundial de 2015 é certamente do interesse da Argentina jogar partidas contra Fiji, Samoa e Tonga – entre agora e o Mundial.

Castillo confirmou que os rumores de que a Argentina poderia ser uma parte de um novo torneio com Fiji, Samoa e Tonga não são fictícios. 
Caso tal competição seja ciada, então a posição da Argentina, como um exemplo de nação do Tier 1 que ajuda o fortalecimento de outros, sai reforçada, e ainda consolida a sua posição como o país ideal para sediar o Campeonato do Mundo de Rugby de 2023.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ótima notícia!
Muito bem, Argentina!

Anónimo disse...

Para além de jogar na América do Sul e não referindo os jogos na Europa e não só! Um bom exemplo da Argentina!