7 de novembro de 2013

FIJI - CONHEÇA O ADVERSÁRIO DE PORTUGAL E RECORDE 2005

Espalhada pelo Pacífico Sul e composta de 322 ilhas, das quais um terço é desabitado, a República de Fiji é independente desde 1970, ano em que se libertou do elo colonizador que a ligava ao Reino Unido desde 1874, mas com quem manteve uma estreita relação no âmbito da Comunidade (Britânica) das Nações, da qual foi expulsa em 2009, na sequência do golpe militar (mais um...) de 2006.

Apesar desse afastamento Fiji nunca deixou de ter contactos de rugby com os países do Tier 1 e do Tier 2, enfrentando nesta janela de Outono, além de Portugal (9/Nov, EUL, 22ª do ranking IRB), a Itália (16/Nov, Cremona, 12ª do ranking), a Roménia (23/Nov, Bucareste, 17ª do ranking) e os Barbarians (30/Nov, Twickenham).



Com uma população de menos de 900 mil habitantes, os fijianos são uma das grandes potências dos sevens mundiais e mantém uma boa posição no ranking
da IRb para o rugby de XV, ocupando presentemente a 13ª posição atrás da Itália e à frente do Canadá.

Nos últimos três anos Fiji disputou 25 jogos internacionais, dos quais 18 contra equipas com melhor posição do que a sua no referido ranking da IRB, tendo conseguido três vitórias contra Tonga (11ª no ranking), duas contra Samoa (7ª no ranking) e um empate contra o País de Gales (6ª no ranking IRB).
De resto, só derrotas - duas contra Tonga, duas contra Samoa, e uma conta Inglaterra, França, Irlanda XV, Itália, Nova Zelândia, Escócia, África do Sul e País de Gales.

Os restantes sete encontros foram com equipa com pior classificação no ranking IRb, e neles perdeu duas vezes, uma contra o Canadá (18-20) e outra contra o Japão (15ª no ranking, por 13-24), mas a quem venceram por duas vezes (25-19 e 22-8), tendo ainda vencido a Geórgia (24-19), a Namíbia (49-25) e os Estados Unidos (35-10).

Ou seja, façam o favor de olhar para o nosso adversário de sábado com o respeito que ele merece...

FIJI E PORTUGAL 2005
As duas equipas encontraram-se por uma única vez, oito anos atrás, e apesar da resistência, Fiji venceu em Lisboa.


Jogaram por Portugal:
Rui Cordeiro, João Correia, Joaquim Ferreira – Marcelo d’Orey, Gonçalo Uva –
Diogo Coutinho, João Uva (c), Vasco Uva – José Pinto, Duarte Cardoso Pinto – Diogo Mateus, Miguel Portela – Frederico Sousa, António Aguilar e Pedro Leal.
No banco ainda estiveram Pedro Fonseca, Arnaud Ferreira, Rodrigo Aguiar, David Penalva, Luis Pissarra, Felipe Grenho e Pedro Cabral.
Marcaram por Portugal António Aguilar (E), Joaquim Ferreira (E) e Duarte Cardoso Pinto (2T, 1P).

Nesse dia, no Universitário Portugal fez uma grande exibição, e foi a primeira equipa a marcar através de uma intercepção de António Aguilar com
transformação de Duarte Cardoso Pinto.
Os fijianos empataram a sete, mas uma penalidade convertida ainda voltou a colocar Portugal à frente (10-7), mas o intervalo chegou com Fiji na dianteira por 10-19.
Portugal ainda voltaria a marcar através de Joaquim Ferreira na conclusão de um movimento dos nossos avançados, com mais uma transformação de Cardoso Pinto, mas com um ensaio mesmo no final a vitória foi para Fiji por 26-17.

Dos que estiveram presentes no jogo de 2005 estarão provavelmente este sábado no Estádio Universitário, Frederico Sousa e João Uva (na equipa técnica), João Correia, Gonçalo Uva, Vasco Uva e Pedro Leal, como jogadores.

Voltaremos ao jogo de sábado quando for conhecido o XV de Portugal.


Fotos: António Lamas e Paulo Silva

2 comentários:

Anónimo disse...

Fabuloso, Que grande jogo esse, que de o mote para o jogo de sábado.

Anónimo disse...

Que grande equipa esta de Portugal!