2 de maio de 2015

TRI-CAMPEÃO, O TOULON É A MELHOR EQUIPA DE SEMPRE NA EUROPA

Indiscutível vitória do Toulon na final da Champions Cup, eleva a equipa à categoria de Melhor de Sempre no Hemisfério Norte, conseguindo o feito inédito de conquistar três títulos europeus consecutivamente.

Batendo o Clermont por 24-18, os toulounnais souberam aguentar a pressão dos jaunards, que começaram melhor e comandaram o marcador até aos 40 minutos de jogo, com a maior diferença a acontecer aos 25 minutos (11-3), mas foi mesmo sobre o apito para o intervalo que o Toulon virou o resultado (11-16), para não mais deixar a liderança.


A segunda parte começou com o aumento da vantagem do Toulon para 11-19, mas o Clermont estava longe de se considerar batido e ripostou primeiro refrescando a equipa com três substituições - entre as quais Julien Bardy, hoje num papel mais ofensivo que habitualmente - e conseguindo aos 63 minutos reduzir para a diferença mínima (18-19).

Mas os ainda bi-campeões europeus aguentaram de forma excepcional a pressão do Clermont e foram mesmo eles a conseguir aumentar a vantagem a 10 minutos do final para 18-24, resultado que não sofreria mais alterações, dando uma vitória justa ao Toulon, que foi, ao longo dos 80 minutos, a melhor equipa em campo.


Sob direcção de Nigel Owens, num estádio com mais de 56 mil espectadores, marcaram pelo Clermont Camille Lopes (2PP, 1PT) e Wesley Fofana (1E), enquanto pelos agora tri-campeões europeus (!!!) marcaram Leigh Halfpenny (3PP, 1PT), Mathieu Bastareaud (1E) e Drew Mitchel (1E) - note-se que Halpenny, com os 11 pontos de hoje ultrapassou a marca dos 100 pontos obtidos na competição, nesta época, fixando a sua contribuição para os sucessos da equipa em 105!

Eis os quadros da Champions devidamente actualizados:




GLOUCESTER VENCE NA CHALLENGE CUP

O Gloucester terminou em beleza a sua participação na Challenge Cup derrotando os escoceses do Edinburgh Rugby por 19-13 e conquistando o seu segundo título, em tantas outras presenças na competição.
Este ano o Gloucester disputou nove jogos na prova e conseguiu vencê-los todos, mostrando claramente a sua superioridade.
A final poderia ter corrido tranquilamente, tendo os ingleses conseguido chegar a uma vantagem de 13 pontos, para, nos últimos 14 minutos, serem assaltados pela indisciplina e sofrerem um amarelo e um vermelho em poucos minutos.
A partir daqui os escoceses souberam aproveitar a vantagem numérica e marcaram um ensaio que levou o resultado a uma diferença inferior a sete pontos, o que aumentou a tensão e o interesse no jogo, mas o Gloucester resistiu e terminou com a vitória e o título.
Na batalha dos médios de formação - e chutadores das duas equipas - Greig Laidlaw levou vantagem
sobre Sam Hidalgo-Clyne, marcando 14 dos 19 pontos da sua equipa, contra oito de Sam, dos 13 do Edinburgh.


Numa partida dirigida pelo francês Jerome Garces, na presença de mais de 14 mil espectadores, os ensaios ficaram por conta de Billy Twelvetrees (para o Gloucester) e de Ross Ford, pelos escoceses.

O Gloucester tem agora a possibilidade de disputar a Champions Cup na próxima época, depois de uma partida de qualificação com uma equipa da PRO12.

Fique com os quadros resumo da prova, devidamente actualizados.


3 comentários:

S disse...

Não sei porque é que diz que é a melhor equipa de sempre na Europa se o Leinster tem os mesmos 3 títulos e o Toulouse tem 4!

Manuel Cabral disse...

S
Todas as apreciações desta natureza são subjectivas e sujeitas a que nem todos concordem com ela.
No entanto a afirmação que faço tem em consideração que o Toulouse precisou de estar em seis finais para vencer quatro, e o Leinster para conseguir três vitórias, embora em três presenças, precisou de quatro anos, enquanto o Toulon para ganhar três vezes, só precisou de três anos e três presenças na final.
Mas se essa é a parte contabilizável, existe uma outra razão: Tive oportunidade de assistir a jogos das três equipas - quando no topo - e na minha opinião nenhuma das outras duas foi tão consistente como o Toulon. E esta razão não se pode medir, pois mesmo que se recorra a estatísticas dos jogos, é preciso pensar que as Leis do Jogo se alteraram, e que decorreram 19 anos entre a primeira vitória do Toulouse e esta do Toulon, e que o rugby mudou imenso nestes anos todos.
Ou seja, é apenas uma opinião, sendo perfeitamente legítimo que haja outras...

Claudio disse...

Hoje as 16h30 de Lisboa : Samuel Marques e Geoffrey Moïse VS Zé Lima na Eurosport francesa !