20 de maio de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - INGLATERRA *

O Mão de Mestre começa hoje a sua cobertura do Campeonato do Mundo de 2015, para o que reuniu um conjunto de comentadores que você vai conhecer conforme o Mundial se vai aproximando, mas fique já a saber que vamos acompanhar as diversas áreas do Mundial, jogos, técnicas e tácticas, arbitragem...

Começamos hoje com uma série de artigos assinados pelo nosso comentador Paul Tait, que vai fazer a apresentação das 20 equipas que disputam a prova, começando pela equipa anfitriã, a Inglaterra.


* Paul Tait
Informações do País
Localizada no noroeste de Europa, a Inglaterra não é um país oficial mas um país constituinte do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte. 
Mesmo assim o Reino Unido está divido para competições internacionais de desportos, como é o caso do rugby. 
No futebol são cinco - Inglaterra, Escócia, País de Gales, Republica de Irlanda e Irlanda do Norte - mas no rugby o número é de quatro porque a ilha da Irlanda joga como se estivesse unificada. 
A Republica da Irlanda é um país separado do Reino Unido.


A Inglaterra é um dos maiores países europeus em termas de população. 
Com 53 milhões de habitantes fica em sexto lugar depois de Rússia, Alemanha, Turquia (que tem parte do seu território na Ásia), França e Itália. 
Juntando o resto do Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte a população total de 64,9 milhões é maior do que a da França. 
A capital inglesa, Londres, é a principal economia europeia, e a Inglaterra ocupa o quarto lugar na Europa.

2015 será a terceira vez que Inglaterra recebe jogos do Campeonato do Mundo e a segunda em que é o anfitrião oficial. 
A Inglaterra foi escolhida para organizar o Mundial de 2015 em preferência à Itália e à África do Sul enquanto o Japão foi escolhido para receber o evento em 2019. 
Como em 1991, 1999 e 2007 o Campeonato do Mundo deste ano terá jogos fora do país organizador com a cidade de Cardiff recebendo oito jogos.

A Selecção Sugerida
A RFU não permite que o treinador, Stuart Lancaster, convide jogadores que actuam fora da Inglaterra.
Assim só jogadores cujas equipas disputam a Aviva Premiership serão chamado por Lancaster. Grandes jogadores do momento como Nick Abendanon (Clermont), Steffon Armitage (Toulon) e Toby Flood (Toulouse) não vão jogar no mundial mesmo que no caso de Armitage exista um argumento convincente que ele é o melhor jogador, e está jogando melhor, do que aqueles escolhidos na posição dele até agora em 2015.

A única chance de um deles ser convocado é por lesão.
Para isso acontecer seria necessário que a Inglaterra enfrentasse uma crise na posição. 
Em outras palavras, todos realmente serão jogadores do Premiership. 
Para o Mundial de 2011 o treinador Martin Johnson convocou quatro jogadores baseados fora da Inglaterra - James Haskell (Ricoh Black Rams), Tom Palmer (Stade Français), Simon Shaw (Toulon) e Jonny Wilkinson (Toulon).

Mesmo que todos sendo jogadores baseados na Inglaterra, vários clubes do Premiership podem não ter qualquer jogador convocado por Lancaster. 
Uma curiosidade é que três dos semi finalistas do Premiership nos últimos cinco anos são os mesmos: o Leicester Tigers, Northampton Saints e Saracens. 
Com isso vem uma concentração de mais jogadores da elite em menos clubes.

A selecção provavelmente contará com muitos jogadores dessas três equipas e o outro semi finalista, Bath, também terá uma boa representação. 
O Exeter Chief e Wasps também se classificaram para a European Champions Cup de 2015-2016 e também deveriam ter uma quantidade notável de jogadores convocados. 
Além deles Harlequins e Gloucester provavelmente terão jogadores mas o Sale Sharks, London Irish, Newcastle e London Welsh podem ter apenas um ou nenhum jogador.

A Previsão
Como país anfitrião de quarenta das quarenta-e-oito partidas do Mundial há uma pressão enorme para que a Inglaterra jogue bem e vença. 
A tarefa será muito complicada pelo facto que a equipa de casa terá que jogar no grupo da morte que conta com Austrália, Fiji, País de Gales e Uruguai.

A Inglaterra começa contra as Fiji e deverá vencer o jogo com tranquilidade. A partido mais recente entre eles foi em 2012 com a Inglaterra vencendo por 54-12 em Twickenham. 
O jogo será uma preparação para os dois jogos a seguir. 
A Inglaterra terá que enfrentar o País de Gales e a Austrália em Twickenham, dois jogos complicados, mas deverá conseguir os pontos necessários ao apuramento.
Em Novembro passado a Inglaterra venceu a Austrália no mesmo estádio por 26-17 e venceu em Cardiff por 21-16 no Seis Nações de 2015. 
Para completar o grupo a Inglaterra jogará na cidade de Manchester contra o Uruguai, uma equipa que a Inglaterra só enfrentou uma vez e venceu por 111-13 no Campeonato do Mundo de 2003. 
Para avançar para os jogos eliminatórios a Inglaterra terá que vencer três dos seus quatro jogos e é provável que isso aconteça.

O vencedor do grupo jogará contra o segundo colocado de Grupo B e o vencedor do Grupo B enfrentará o segundo colocado de Grupo A. 
Assim o prêmio para o vencedor do grupo A é substancial porque o grupo B conta com África do Sul, Escócia, Estados Unidos, Japão e Escócia. 
Um quarto de final contra a África do Sul seria muito mais difícil do que contra qualquer um dos quatro outros. 
Ou seja o vencedor do grupo provavelmente chegará às meias finais que também não será contra a África do Sul ou a Nova Zelândia.



Sem comentários: