14 de maio de 2015

PARTIDA DADA PARA O MUNDIAL DE RUGBY DE 2023

A World Rugby deu hoje oficialmente início ao Mundial de Rugby de 2023, ao anunciar a abertura do processo de selecção das candidaturas à organização do evento, quando se sabe existirem desde já quatro interessados naquela organização.

A selecção começa com a aceitação formal das candidaturas, e as federações interessadas deverão proceder à manifestação do seu interesse até ao próximo dia 15 de Junho, seguindo-se um processo selectivo faseado, conduzido pela própria World Rugby.


Como anunciado em Março deste ano, a escolha final acontecerá em Maio de 2017, tendo então a escolhida seis anos para trabalhar com a entidade dirigente do rugby mundial no sentido da respectiva organização.

Até este momento quatro federações demonstraram de uma forma ou de outra o seu interesse - Irlanda, África do Sul, Itália e França - e espera-se que haja ainda outras candidaturas, entre as quais a mais aguardada é a da Argentina.

O presidente da World Rugby, Bernard Lapasset disse que "estamos muito satisfeitos com o grande interesse por parte de federações e governos, nesta fase inicial, que revela a cobiça que a organização do evento desperta no mercado desportivo mundial e esperamos de braços abertos que surjam mais interessados durante os próximos 30 dias".

MUNDIAL DE SUB-20 NA GEÓRGIA EM 2017
Simultaneamente a World Rugby anunciou que o Campeonato do Mundo de Sub-20 de 2017 terá lugar na Geórgia, nas cidades de Tbilissi e Kutaisi, numa decisão algo surpreendente se tivermos em conta que os lelitos nunca conseguiram qualificar-se para a competição, desde o seu início em 2008.

Desta forma, e caso a Geórgia não consiga o seu apuramento para a competição em 2017 - que se deve dar através da conquista do título no Sub-20 World Trophy em 2016 - vamos ter uma situação estranha, já que nas sete edições da prova já realizadas, a respectiva organização foi sempre entregue a uma federação participante na competição.

Participam no Campeonato do Mundo da categoria - pelo menos até agora -  as 11 primeiras das 12 participantes no ano anterior, a que se junta a vencedora do Trophy, do ano anterior também.

Então, a indicação de uma nação até agora estranha à prova - e sabendo-se que a World Rugby não costuma dar ponto sem nó -  pode indicar que se vai dar uma volta no processo de qualificação para o evento, que pode muito bem passar a ter um lugar em aberto para um qualquer país organizador, como acontece agora no Trophy.

Quem sabe se desta vez a Worl Rugby resolve acabar com os lugares cativos na presença em grandes competições mundiais...

De outra maneira será difícil explicar a inclusão de uma equipa que eventualmente não se qualifique, mas neste momento tudo não passa de especulação - que se sabe é que em 2017 o Mundial de 2017 será na Geórgia..

Com World Rugby

Sem comentários: