25 de maio de 2015

MISTÉRIO DA QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA É REVELADO AOS POUCOS

Por motivos que não descortinamos, continua envolta em neblina a fórmula de apuramento olímpico, embora já tenha sido tornado público a maior parte dos seus pormenores, faltando no entanto o total esclarecimento quanto ao processo que levará à qualificação do 12º participante no grande evento, através de um torneio de repescagem final que terá lugar apenas no próximo ano.

Apesar da natural reserva que o mistério da World Rugby impõe, o Mão de Mestre pensa estar em condições de revelar a contribuição europeia para esse torneio final, que será disputado por 12 equipas, em local ainda não conhecido.


Assim, a Europa vai ter quatro representantes nessa repescagem final, que serão encontrados por duas vias: a primeira será pelo próprio Grand Prix Sevens (circuito em três torneios) que vai dar a conhecer o representante europeu nos Jogos Olímpicos (o vencedor do GPS) mas também um participante do tal torneio-repescagem-final (o segundo classificado final do GPS).

E aqui surge a novidade que o Mão de Mestre revela hoje: todos os restantes participantes no GPS qualificáveis, mas não qualificados ainda para os Jogos do Rio de Janeiro, estarão em Lisboa nos dias 18 e 19 de Julho, para discutir as três vagas que ainda cabem à Europa no torneio final de repescagem.

Assim, do GPS teremos em Lisboa oito equipas, já que das 12 participantes no Circuito o vencedor já está apurado directamente para os Jogos Olímpicos, o segundo classificado apurado também directamente para a repescagem final, e as equipas da Inglaterra e do País de Gales não são qualificáveis, já que a equipa da Grã-Bretanha foi apurada através do Circuito Mundial de Sevens, e a Escócia afastou-se voluntariamente do campeonato da Europa.

Faltam então saber de onde surgem as restantes quatro equipas, para completar o lote das 12 de Lisboa, e elas virão das divisões inferiores da Europe Rugby da seguinte forma:
A Divisão C será disputada na Bósnia-Herzegovina com a participação de 12 equipas, entre as quais a Irlanda, e as cinco melhores são apuradas para disputar a Divisão B. E da Divisão B, o vencedor entra na repescagem de Lisboa.
Com esta equipa temos já nove apurados para Lisboa, e os restantes três virão da Divisão A, que será disputada por 10 equipas.

Depois como dissemos acima, as três melhores do torneio de Lisboa seguem para a repescagem final, a disputar em local e data a determinar pela World Rugby, e que definirá então o 12º participante nos Jogos Olímpicos de 2016.

Embora o Mão de Mestre tenha tido conhecimento deste percurso por intermédio de fonte confiável, não pode garantir a sua completa veracidade antes de ter uma confirmação oficial com origem na Europe Rugby, na World Rugby ou mesmo na FPR.
Quanto ao feminino, infelizmente não temos qualquer informação.

Sem comentários: