24 de maio de 2015

VITÓRIA NA TAÇA DE PORTUGAL SALVA ÉPOCA DO CDUL

Uma vitória bastante contestada no quarto de hora final deu o oitavo título da Taça de Portugal ao CDUL, que iguala assim o Direito, ficando os dois clubes a uma vitória apenas da dupla Agronomia e Benfica, que lideram a tabela com nove conquistas cada um.

Ontem no Jamor os Universitários de Lisboa estiveram melhor durante quase todo o jogo que venceram perante o Cascais por 20-17, ma as forte reacção da equipa cascalense no derradeiro quarto de hora do jogo quase virava o resultado, mas a boa organização defensiva dos lisboetas no minutos finais - e uma última má decisão da equipa da Linha - segurou a escassa vantagem e a garantia do título.


No primeiro tempo o CDUL chegou aos 13-3 graças a duas penalidades de Pedro Cabral e um ensaio de Tomás Noronha - que merece o galardão de Homem do Jogo - contra uma única penalidade do Cascais através de Francisco Guerra, mas ficam na memória as outras três penalidades tentadas e falhadas pela equipa, que se tivessem tido o sucesso que se exige num jogo desta natureza, teria levado o resultado ao intervalo para um equilíbrio bem mais acentuado.

O segundo tempo mostrou um CDUL mais disciplinado tacticamente, concentrando o jogo nos avançados, onde exerceu algum domínio, mas foi de novo Tomás Noronha a aproveitar um movimento ofensivo da equipa, a aproveitar a sua velocidade e a marcar o segundo ensaio com a sua chancela e a colocar o marcador em 20-3, que se viria a revelar decisivo para a vitória final.

E foi apenas nos últimos 15 minutos que o Cascais apareceu a marcar - e logo dois ensaios! - primeiro pelo asa João Pedro Cabaço aos 65 minutos, e depois já a menos de sete minutos do final por David Mateus, ambos com transformação de Bernardo d'Eça.

Os últimos minutos foram de aflitos para o CDUL, com o Cascais a beneficiar mesmo sobre o apito final de um alinhamento perto da área dos universitários, que tentaram jogar pelo corredor dos cinco metros, mas que os cdulistas pararam bem, e que terminou com uma falta ofensiva, garantindo o título ao CDUL.

Foi um jogo bastante equilibrado, com o Cascais mais activo com uma boa atitude e entrega, mas com o CDUL a fazer valer a sua maior experiência, e a velocidade de Tomás Noronha.









Consultem o Histórico do Mão de Mestre para conhecerem a história da Taça de Portugal

Fotos: Miguel Rodrigues e Luis Cabelo, ambos na Rugby Photo Store

Sem comentários: