1 de maio de 2015

LISBOA RECEBE EM JULHO A REPESCAGEM OLÍMPICA DA EUROPA

A World Rugby anunciou hoje mais alguns pormenores do apuramento para os Jogos Olímpicos, revelando que a escolha das equipas europeias que participarão na repescagem final, terá lugar em Lisboa nos dias 18 e 19 de Julho.

Quanto ao torneio final de repescagem, em que participarão equipas das seis regiões da World Rugby, ainda não tem local e data definidos, mas vai acontecer antes do final de Junho de 2016, e será conhecido antes do final do ano de 2015.


O sistema de apuramento é igual tanto para os homens como para as mulheres, e passa pela qualificação das quatro primeiras equipas do Circuito Mundial, a que se juntam os vencedores dos seis campeonatos regionais - África, América do Norte e Caraíbas, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania (Veja o quadro dos torneios no final do texto).

Estes torneios terão lugar a partir do primeiro fim de semana de Junho e até ao último fim de semana de Setembro, sendo então interrompida a sua realização, para apenas voltarem após o Mundial de XV, no princípio de Novembro e até ao final desse mês.

O Brasil, como país organizador está antecipadamente qualificado, e para completar o conjunto das 12 participantes será escolhida então a tal 12ª equipa.

Como na Europa o vencedor do campeonato é encontrado no sistema de circuito - o Grand Prix Séries - e esta competição é disputada apenas pelas melhores equipas, há necessidade de dar às restantes equipas, que disputam as divisões A e B, uma oportunidade de chegar ao Rio de Janeiro.

É aqui que Lisboa entra na organização, sendo palco deste evento que ainda não tem os seus contornos definidos, sabendo-se apenas que participará pelo menos uma equipa proveniente do GPS - o segundo classificado após os torneios que o compõem - e equipas que disputaram as outras divisões.

A data deste qualificativo europeu está também definida, e ocorrerá no fim de semana de 18 e 19 de Julho.


Sem comentários: