15 de março de 2014

PORTUGAL-ESPANHA MAIS ANTIGO DERBI PALCO PARA ADEUS

Depois de ter vestido a camisola das quinas por mais de 15 anos, António Aguilar festejou as 80 internacionalizações no último Bélgica-Portugal, número que João Correia atingiu duas partidas depois, contra a Rússia, no dia em que completou exactos 11 anos desde que se estreou na equipa nacional no dia 8 de Março de 2003, contra a República Checa, em Lisboa.

Aguilar e Correia juntam-se, no conjunto dos internacionais portugueses com mais de 80 internacionalizações, a Joaquim Ferreira (87 entre 1993 e 2007) e Vasco Uva que já vai nas 93 (desde 2003) e tudo leva a crer que não vai ficar por aqui!
"Se conseguirmos a qualificação para o Mundial, continuarei com certeza. Caso isso não venha a acontecer é natural que tenha que repensar o futuro" disse-nos o capitão da nossa selecção em Novembro passado, quando conversámos com ele em São Paulo, após o jogo Brasil-Portugal.

E foi o que os dois Lobos fizeram, depois de duas carreiras excepcionais que os levaram, em 2007, ao Mundial de França, momento mais alto da sua vida como jogadores de rugby. E decidiram que chegou o momento de dar o lugar a outros jogadores, mais novos, que esperamos se venham a mostrar tão importantes para as cores nacionais como eles foram.

Obrigado pela forma como nos honraram ao longo de todos estes anos, João Correia e António Aguilar!

ANTÓNIO AGUILAR
(06/07/1978)
82 internacionalizações
Estreia: Holanda em 06/03/1999
Posição: Defesa, ponta
Clube: Grupo Desportivo de Direito
JOÃO CORREIA
(19/08/1979)
80 internacionalizações
Estreia: República Checa em 08/03/2003
Posição: Talonador, pilar
Clube: Grupo Desportivo de Direito


34º PORTUGAL-ESPANHA
O jogo de hoje é o 34º entre as duas equipas, e nos 33 anteriores a Espanha leva vantagem com 21 vitórias, tendo-se registado dois empates e 10 vitórias de Portugal.

O primeiro encontro entre as duas equipas foi em Abril de 1935, em Lisboa – faz 79 anos no próximo mês! – e foram precisos 31 anos e quatro derrotas, até que os portugueses conseguiram a sua primeira vitória em 1966, curiosamente em Madrid.

Mas a superioridade dos espanhóis terminou com a vitória no jogo decisivo do apuramento para o Mundial de 1999 (21-17), realizado em Murrayfield em Dezembro de 1998.

E se nos 20 jogos disputados até essa data os nuestros hermanos apenas não venceram em três ocasiões (um empate em 1984 e duas vitórias lusas em 1966 e 1967), nos restantes 13 encontros foi Portugal que tomou a dianteira e venceu oito, empatou uma e perdeu apenas em quatro partidas.

Hoje, o jogo pode não valer nada em termos de classificação para o Mundial de 2015, nem para o rebaixamento à divisão 1B do Europeu das Nações, mas uma coisa é certa – no campo vão estar 30 jogadores e nenhum deles quer voltar para casa sem o prazer de vencer o seu rival ibérico!

Nós apostamos na vitória de Portugal, e na continuação do nosso domínio sobre os castelhanos!



6 comentários:

Anónimo disse...

Somos os maiores, só não ficámos em último porque há a Bélgica.

Os jogadores não têm culpa.

Anónimo disse...

Obrigado ao Aguilar e ao Pipas por tudo o que deram aos Lobos nos últimos anos, simbolizam bem o fim de uma geração, a melhor de sempre, do Rugby português, que tanto nos orgulhou naquele mundial e vitória no 6 Nações B. Relativamente á exibição de hoje, é lamentável ver tão pouca alma numa seleção portuguesa, mas enfim, está de acordo com o presidente e treinador da FPR. O mais ridiculo de hoje nem foi isto, foi haver bilhetes á venda, e ao lado estarem a dar bilhetes. Parvos são os que compram, que foi o meu caso. Como muito pena minha, porque não me importo de pagar, a FPR não leva nem mais um € do meu bolso, nunca me senti tão enganado na vida, devia ser a única pessoa naquela bancada que pagou bilhete, para ver aquele triste espétaculo. Aguardamos com naturalidade que o presidente cumpra a sua palavra e se demita.

Anónimo disse...

Durámos enquanto houve pulmão e Bardy.......

Anónimo disse...

É pena , podia ter sido melhor, mas com a quantidade de erros de planeamento, e de gestão o final só podia ser este, e não vale a desculpa de só termos 14 jogadores pois foi aí que marcamos os nossos ensaios.
Agora que tudo acabou, esperamos que o Sr Julita Ferrão se vá embora como o prometeu (a quem diga que ele não disse isso), e leve o sr FSousa, T Morais, J P Bessa, entre outros.

Anónimo disse...

Parabéns ao Pipas e Aguilar por este percurso no Rubgy Português, por tudo aquilo que deram de si a esta modalidade e em particular à Seleção Nacional.
A vossa participação na divulgação da modalidade tanto ao nível desportivo como mediático, aquém e além fronteiras, foi enorme e deve fazer de todos nós adeptos reconhecidos.
Obrigado! Conto continuar a ver-vos por esses campos como grandes apaixonados da modalidade que são.

Anónimo disse...

Grande Pipas merecias a vitória nesta despedida, grande jogo que fizeste!