28 de novembro de 2013

DUBAI A BUSCA POR UM LUGAR AO SOL

Depois do aperitivo da Austrália, regressam os sevens da IRB, com a dupla jornada do Dubai e Port Elizabeth, onde as posições se vão começar a definir, sabendo-se já que no final deste ano não haverá torneio de competência entre as últimas equipas residentes e as melhores das candidatas a um lugar ao sol, mas teremos sim o rebaixamento automático da pior das 15 residentes, substituído pela melhor das candidatas.

Nunca é demais lembrar que a participação no Circuito Mundial é - na prática - uma obrigação para as equipas que ambicionam estar no Rio de Janeiro em 2016, onde apenas 11 equipas (mais o Brasil) terão lugar, apesar de ainda não ser conhecida a forma final do apuramento para os Jogos Olímpicos.



Os torneios das Séries Mundiais são hoje o melhor - podemos dizer, o único - meio para as equipas evoluírem e a verdade é que as não residentes cada vez ficam mais distantes deste conjunto de privilegiadas, e daí a grande importância de não ser posto fora do barco...

É neste contexto que o comportamento da nossa equipa nacional deve ser avaliado, tendo ainda em consideração as limitações impostas pela política federativa ao priorizar a campanha da selecção de XV, na tentativa de conseguir um lugar no Mundial de 2015.

Recorde-se que em Gold Coast, em Outubro, Portugal ficou na 14ª posição, com um ponto de vantagem sobre a Espanha, última das residentes, e que para  garantir uma posição mais tranquila, Portugal deve garantir que fica numa melhor posição que a Espanha, e que, pelo menos se qualifique para disputar a final da Bowl, o que lhe dará oito ou sete pontos no ranking, o que será uma classificação que podemos considerar boa.

Melhor do que isso seria uma maravilha, com o apuramento para a Cup, o que
traria pelo menos 10 pontos para a classificação, enquanto o apuramento para a Bowl sem passagem à final será apenas razoável, e ser relegado para a Shield será de medíocre a mau...

Não vale a pena virem os capetas de serviço reclamar que não se pode exigir nada, que os nossos jogadores são amadores e os outros profissionais - todos nós sabíamos isso ANTES da prova começar.
Agora temos que utilizar as nossas armas da melhor forma e ou conseguimos ficar entre as 12 primeiras, e podemos dizer que o resultado é de razoável para cima, ou ficamos nos quatro últimos e então o resultado final será de medíocre para baixo...

O PASSADO RECENTE
No ano passado Portugal conseguiu no Dubai uma das suas melhores classificação de toda a época, tendo conquistado o direito de participar na Cup, e portanto um lugar entre as oito melhores equipas da prova, frente à África do Sul, Samoa e Inglaterra.

Recorde-se que em 2012-13, Portugal conseguiu ser apurado para a Cup por três vezes - Dubai, Port Elizabeth e Hong Kong - e acabou a época em 14º lugar com 35 pontos, apenas porque nas restantes provas não conseguiu melhor que a pior classificação possível...

Ainda em 2012-13, a equipa classificada em 12º lugar foi o Canadá com 69 pontos, enquanto em 2011-12 aquele lugar foi para o Quénia, com 40 pontos, e Portugal se ficou pelos 18 pontos na 15ª posição, mas tendo apenas participado em cinco torneios

Assim, e com a única referência do ano passado - primeiro ano em que o actual sistema das 15 equipas residentes funcionou - podemos dizer que Portugal tem que garantir ficar pelo menos na mesma posição, pois se fizer pior é rebaixado, e que o objectivo a atingir seria o 12º lugar, que tem um valor de 69 pontos de classificação final como referência...

DUBAI ESTE ANO
Este ano Portugal vai defrontar no primeiro dia a Nova Zelândia, o Quénia e a França, e você pode ver aqui como está o frente a frente de Portugal com estas equipas:



O apuramento para a Cup, não sendo fácil - nunca é! - é possível, e acreditamos que a nossa equipa consiga dar esse importante passo.

Veja a ordem dos jogos do primeiro dia, sexta feira 29 de Novembro, sabendo que Portugal defronta o Quénia às 5,46 horas de Lisboa, a Nova Zelândia às 9,54 horas e a França às 13,18 horas, sempre de Lisboa.

Quem queira acompanhar via internet, vai ter garantidamente como o fazer, e se quiser apoiar-se nas nossas informações, basta acompanhar-nos no Facebook, pois estaremos em directo a dar as notícias fresquinhas do que se vai passando, incluindo os melhores links para assistir ao evento que começa às 4,40 de Lisboa.
De qualquer modo fica desde já aqui a indicação do link oficial para Portugal, de acordo com a informação do site da IRB: http://www.sporttv.pt/



Finalmente, fique com a constituição da equipa portuguesa nesta etapa dupla:




O CIRCUITO FEMININO
Terá início no Dubai a série de cinco torneios que constituem o Circuito Mundial Feminino com as suas etapas assim distribuídas:

Etapa 1 - DUBAI - 29/30 de Novembro
Etapa 2 - ATLANTA - 15/16 de Fevereiro
Etapa 3 - SÃO PAULO - 22/23 de Fevereiro
Etapa 4 - GUANGZHOU - 5/6 de Abril
Etapa 5 - AMESTERDÃO - 16/17 de Maio

No Circuito Feminino as etapas são disputadas por 12 equipas, distribuídas em três séries de quatro, havendo um conjunto de oito equipas residentes, como no Circuito Masculino, a que a IRB decidiu anexar a equipa brasileira, já que esta necessita de todo o apoio que puder reunir, pois está antecipadamente apurada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

As equipas residentes são: Austrália, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Rússia, Espanha e Estados Unidos.

O Mão de Mestre irá mantendo actualizada a relação dos resultados, mas não poderá garantir os respectivos comentários enquanto não surgir ninguém que possa assegurar essa tarefa.

Como já dissemos por várias vezes, teremos todo o gosto em aceitar uma colaboração séria e que garanta a cobertura de todas as etapas do Circuito, em que, infelizmente, não participa a selecção nacional feminina...

Fiquem com a relação dos jogos do primeiro dia da competição:








Foto: IRB/Martim Seras Lima

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente jogo contra franca(se descontarmos pequenos erros que podiam ter custado caro como aquele avant do costa), agora e a russia..pena o jogo contra o quenia

Anónimo disse...

Grande jogo?estás a brincar decerteza...a França com menos dois e nós só marcamos um ensaio?falhas de placagem incriveis..zero sistema...enfim deves ter visto outro jogo!

Anónimo disse...

Falhas de placagem incriveis nao me lembro mas concordo no facto de termos nao termos utilisado como deviamos os 2 jogadores a menos..nao e preciso enervares-te o excelente foi mais pelo resultado abraco

Anónimo disse...

o Kenya baixou muito de rendimento com a saída do Mike Friday, podiamos muito bem ter ganho esse jogo, foi pena. O grupo era de certa forma acessivel comparando com o outros. Temos equipa para chegar longe na bowl.