2 de setembro de 2012

TOMAZ MORAIS - SEGUNDA PARTE DA ENTREVISTA COM O DIRECTOR TÉCNICO NACIONAL

Depois de nos ter falado sobre o novo sistema competitivo da Divisão de Honra, Tomaz Morais falou-nos do que se vai passar com os sevens, no que respeita à organização das competições nacionais.

Aproveitando para agradecer ao Director Técnico Nacional a gentileza que teve ao conceder esta entrevista ao Mão de Mestre, aqui deixamos a transcrição da conversa que tivemos sobre os sevens nacionais.


Mão de Mestre: Em relação às competições nacionais de sevens fiquei surpreendido ao ver duas coisas. Primeiro, em termos de organização de torneios, existem dois torneios regionais e depois três do Circuito. E segundo, a minha preocupação e surpresa é que no calendário da segunda divisão isto não é considerado.
Ou seja, a pergunta é muito simples: Vocês estão a considerar para o Circuito o ranking do rugby de XV
Tomaz Morais: Nas reuniões com as equipas da segunda divisão elas consideram que gostavam de ter torneios de sevens para elas, para a sua dimensão e para a sua velocidade, e acham que jogar com as equipas da Divisão de Honra mesmo nos torneios regionais não é saudável.
Ainda ontem a Universidade do Algarve disse isso mesmo em direto para a comunicação social “nós temos que sentir que somos equipas emergentes, queremos chegar à segunda divisão, e que há várias velocidades de jogo. E que nós neste momento não conseguimos competir com equipas de nível acima”.
Aquilo que as equipas da segunda divisão pediram nessa reunião, é que fosse criado e pensado com calma, sem pressa, um quadro competitivo que lhes permitisse jogar e crescer para depois, então, puderem ambicionar jogar com as equipas da primeira divisão, e com as equipas da segunda.
Não quer dizer que não haja wild cards, que não haja convites – vamos estar atentos - àquelas equipas que nós sentimos que possam estar já preparadas para competir num torneio desses...

MdM: E se não forem aquelas que vocês sentirem, aquelas que estejam dispostas e se proponham, entram dentro do esquema?
T.M.: Serão aceites. Falámos sobre tudo isso.

MdM: Isto é muito importante Tomaz, uma equipa que apareceu e que até se está borrifando nos XV, mas que se vai dedicar aos sevens pode candidatar-se a participar  nos torneios regionais, e os torneios regionais dão acesso ao Circuito?
T.M.: Podem sim e os torneios regionais são qualificativos para o Circuito.

MdM: Em resumo, os Torneios regionais são qualificativos para o Circuito, e qualquer equipa se pode candidatar a esses torneios regionais.
T.M.: Pode sim, tanto a organizar como a jogar.

MdM: Existem portanto dois torneios regionais que vão qualificar quantas equipas para o Circuito Nacional?
T.M.: isso ainda não está definido ainda. Com a organização do Algarve Sevens não houve ainda tempo para definir. Vamos com calma, em Setembro, decidir isso tudo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pouco ou nada , como sempre uns nins , de politicamente correcto , já cansa .