21 de setembro de 2012

PREMIERSHIP E CHAMPIONSHIP COM DUELOS NO TOPO DA TABELA *


A quarta jornada da Premiership continua este fim de semana com embates muito interessantes para qualquer apreciador de rugby. 

Depois da surpresa do fim de semana passado em que derrotaram os Exeter Chiefs, os London Welsh vão até Manchester defrontar os Sale Sharks
Os Sharks estarão aliviados por ver de volta o galês Andy Powell na posição 8 a comandar um pack que não se mostrou dominador até ao momento, o gigante Gray ainda não se consegui impor e Eifion Roberts não fez esquecer Andy Sheridan depois de ambos trocarem de clube (Sheridan foi para Toulon de onde veio Roberts). 
Cipriani mantem-se na posição 10 e o marcador do ensaio da semana passada, Richie Vernon, fica no banco. 
Os London Welsh apresentam apenas uma mudança no XV, o flanker Mike Denbee que saiu lesionado a semana passada não foi convocado e é substituído por Mike Hills na posição 7. Serão os Sharks capazes de alcançar a peimeira vitória ou estarão os Welsh finalmente adaptados às exigências da Premiership?

O Sábado prossegue com mais pontos de interrogação com os London Irish a receberem Bath em Londres. 
Notícias recentes confirmaram o pior para Bath com o seu melhor marcador Ollie Barkley a partir para França para alinhar pelo Racing Metro, mas que ainda deverá alinhar em mais duas partidas. 
O abertura campeão do mundo Stephen Donald será, no entanto, uma opção válida. Francois Louw e Horacio Agulla continuam envolvidos ao serviço das respectivas selecções no “Rugby Championship”. Os de Londres, única equipa ainda sem pontuar, tem oportunidade de tentar sair do fundo da tabela e ultrapassar Sale, se os outros exilados conseguirem mais uma surpresa em Manchester. 

Os Saints recebem os Warriors de Worcester, um encontro que em épocas anteriores não tem dado grandes problemas aos de Northampton.  Os Warriors não têm praticado um mau rugby, mas têm vacilado nos últimos momentos das partidas disputadas o que se resume em 1 empate, 2 derrotas e 3 pontos. 
Confirmou-se o pior cenário para Ben Foden, danificou os ligamentos do tornozelo, e vai estar afastado alguns meses, incluindo dos jogos de Inglaterra contra Fiji, Australia, Springboks e All Blacks. 
Paul Diggin que substitui Foden na época passada aquando do RWC e 6 Nações tem também uma lesão de longa duração, ainda não se sabe quem alinhará com a camisola 15. 
A dupla de centros Dominick Waldouck – Lutter Burrel tem funcionado muito bem com o primeiro a ser mais seguro e Burrel mais explosivo e difícil de parar. 

Em Gloucester outro bom jogo com a visita dos Wasps, ambas as equipas a meio da tabela à procura da segunda vitória da época. 
Será interessante ver como Gloucester, que faz do jogo de avançados a sua principal arma, procurará contrariar a devastadora linha de 3/4 dos Wasps com Varndel e Wade como “pontas de lança”. 

O Sábado termina com o jogo grande, os Tigers recebem os Quins
Resta saber que tipo de jogo será, se semelhante ao épico Quins-Wasps da primeira jornada, ou sensaborão e cauteloso como o Tigers-Saracens de Sábado passado. 
Os Quins com um jogo mais imaginativo e criativo comandado por Evans parece estar uns furos acima de todos os adversários. Os Tigers, muito seguros, ainda não conseguiram aproveitar ao máximo o seu ponta Goneva que tem qualidade para fazer esquecer Tuilagi.
Para piorar as coisas o capitão Geordan Murphy (defesa) e o ponta Miles Benjamin estão na lista de lesionados. O flanker Tom Croft também está a recuperar de uma lesão ainda da época passada após choque com Nick Easter (Quins). O confronto Ugo Monye – Goneva será interessante de seguir.

O jogo de Domingo disputa-se na Cornualha com os Exeter Chiefs a receberem os Saracens
Os de Londres ainda não perderam mas após o empate com os Tigers quererão regressar às vitórias. 
Como curiosidade, Ernst Joubert (nr8), expressou a sua disponibilidade, aos 32 anos, de representar a selecção das rosas (é Sul-Africano de origem) querendo seguir as pisadas dos seus colegas Mouritz Botha (2ª linha) e Brad Barrit (centro). 
Os Exeter revelam-se sempre uma equipa difícil em casa e estão com o orgulho ferido depois da derrota nos últimos minutos contra os primodivisionários London Welsh.

Championship
Sábado inicia-se a jornada na Championship e logo com segundo e terceiro classificado a encontrarem-se. 
Bedford recebe Nothingham que tem uma prova de fogo se quer provar ser candidato aos play-offs, já os Blues de Bedford não querem deixar fugir os Falcons que só jogam no domingo na Cornualha contra os Pirates
Os Titans de Rotherham recebem os últimos classificados Jersey que ainda não pontuaram. 
Os exilados London Scottish recebem os penúltimos Doncaster que também só contam derrotas esta época nos três jogos disputados (um ponto bónus). 
Moseley que conseguiu a sua primeira vitória no passado fim de semana vai ter dificuldades ao receber Plymouth, uma das boas equipas desta liga (quarto classificado).
No domingo, além do jogo dos líderes Falcons, Leeds recebe Bristol
Leeds arrebatou o quinto lugar na tabela apesar de apenas ter uma vitória, fruto dos quatro pontinhos bónus (total de oito), superando equipas já com duas vitórias, caso de Bristol que defrontam esta jornada.

Coventry RFC
O Coventry de Jacques Le Roux defronta os “estudantes” de Loughborough em casa. 
Os Students reforçaram-bem mas esta época o melhor que conseguiram foi um ponto bónus defensivo em três jogos. 
O Coventry tem assim hipótese de conseguir a sua segunda vitória da época e subir mais uns lugares na classificação. 
Le Roux tem estado em muito bom plano e deverá manter o seu lugar no XV. 

* Texto: Ricardo Mouro

Sem comentários: