6 de setembro de 2012

AVIVA PREMIERSHIP, CHAMPIONSHIP E LE ROUX NO XV INICIAL*


Depois do fim de semana inaugural recheado de espectáculo e emoção, a segunda jornada está alinhada com alguns embates interessantes. Equipas como os Gloucester e os Wasps procuram esquecer as decepções que sofreram na 1ª jornada e querem demonstrar que são válidas candidatas ao playoff.

A jornada inicia-se em Londres com os Quins a receberem os recém-promovidos London Welsh. Os Quins não deverão ter problemas em ultrapassar os Welsh que ainda não têm a seu dispor a “estrela” Gavin Henson.
Vai ser uma campanha dura para os Welsh, equipa que pareceu ainda uns furos abaixo do nível da Premiership se bem que defrontar os Tigers e os Quins de seguida não é uma tarefa fácil.

Os jogos de sábado iniciam-se com o interessante duelo entre Bath, equipa sempre sólida sem extravagâncias, e os Wasps que colocaram os campeões em apuros na primeira jornada. Espera-se que as duas equipas se equilibrem e vai ser interessante acompanhar o duelo na ponta entre Bahanan – Wade, quando ainda não é certo quem vai fazer companhia a Ashton na outra ponta do XV inglês nas 6 Nações. Bahanan é regular nas convocatórias mas nunca se afirmou como indiscutível, tem a polivalência como trunfo, Wade de 21 anos já tem experiência dos 7s e começa a ser um caso sério na finalização e já se estreou, com um ensaio, pela equipa da “Rosa”.

Os Tigers recebem os Worcester que depois de perderem por apenas um ponto com os Bath vão sentir muitas dificuldades para ultrapassar os de Leicester em casa.
Um jogo muito faltoso custou a vitória a Worcester no jogo inaugural e se não melhorarem a sua disciplina serão facilmente devorados pelos tigres bem liderados por Geordan Murphy e Waldrom.

Os London Irish recebem os Gloucester, os de Londres realizaram uma exibição muito fraca no primeiro jogo, frente a uns excelentes Saracens, em que sentiram muitas dificuldades no pack, os Gloucester são conhecidos pelo peso e fisicalidade do seu pack e deverão causar muita dificuldade aos Irish que têm no pé de Homer a melhor arma.

Sale e Saracens devem proporcionar um bom espectáculo de rugby, mesmo depois da decepcionante estreia dos Sale na 1ª jornada. Ainda não são conhecidos os XV iniciais, mas se nomes não ganham jogos, os Sale terão a vida mais dificultada pois supeita-se que o B&I Lion Powell (nr 8) possa ter fracturado um osso da face e pode não estar disponível para este jogo. A versatilidade do pack saraceno deverá levar vantagem sobre os de Manchester que também já devem contar com Farrel no centro.

No jogo de domingo os Saints recebem os Exeter. Infelizmente o vosso cronista encontra-se de férias e não vai poder estar no estádio! Os Exeter são sempre uma equipa difícil e têm contas a ajustar com os Saints depois de perderem o seu lugar no playoff da época passada no último jogo da época em Northampton. Alguma indisciplina e inconsistência vinda do banco de suplentes podem ser o maior adversário dos Saints num jogo que se espera equilibrado.

Championship
O 2º fim de semana do Championship deverá confirmar os Bedford Blues e os Newcastle Falcons como favoritos ao lugar cimeiro do campeonato.
Os de Bedford viajam até Roterham e os Newcastle vão até à capital defrontar os “exilados” London Welsh.
Na 6ª feira os Bristol, outra das boas equipas do segundo escalão, viajam até Doncaster que procuram vencer em casa.
O Leeds recebe, e deverá obter a sua primeira vitória, frente a Jersey que subiram esta época.

No sábado, para além dos favoritos, jogam os Moseley que recebem Nottingham num jogo que se espera equilibrado.
Durante a época o Moseley chegou a defrontar os Saints e deu boa réplica mas acabou por levar um cabaz de 50 às mãos de Bedford a semana passada. Nottingham procuram manter-se vitoriosos depois de baterem os Leeds.

No domingo o derby do sul realiza-se na Cornualha com os Cornish Pirates a receberem os Plymouth.
Este tem tudo para ser o jogo mais interessante da jornada, pela rivalidade e pela qualidade das equipas.

Coventry RFC
O “nosso” Jacques Le Roux recuperou de uma lesão e está confirmado no XV para dia 8 contra os Cinderford. Boa sorte Jacques!

*Texto: Ricardo Mouro
Fotos: Premiership Rugby

Sem comentários: