14 de setembro de 2012

TOULON VAI A MONTPELLIER ABRIR AO FIM DE SEMANA

A viagem do líder da Top-14, a casa dos seus vizinhos mediterrâneos de Montpellier é o único jogo antecipado do fim de semana, e a deslocação não deve representar grandes dificuldades para o Toulon, que tem mostrado uma grande consistência e melhoria ao longo das jornadas já disputadas.

E se a ausência de Jonny Wilkinson não vai afetar a equipa, já que Frédéric Michalak demonstrou que está perfeitamente ao nível dos melhores aberturas de França, o mesmo não podemos dizer dos seis argentinos que não poderão vestir a camisola da equipa de Herault, pois estão integrados nos trabalhos dos Pumas, que defrontam a Austrália, sendo que três deles integram o XV inicial do jogo - Lucas Amorosino, Santiago Fernandez e Juan Figallo.

Ou seja, como noutros sítios do mundo, os clubes investem e quem beneficia são as seleções nacionais...

No sábado jogam-se as restantes partidas, com as deslocações do segundo classificado, o Biarritz, a Castres para defrontar o sexto, enquanto o Clermont, quarto na tabela, vai a casa do último, o Mont-de-Marsan, e o quinta na classificação, o sensacional Grenoble viaja até Agen para jogar com o penúltimo da lista.

Viagens difíceis para os primeiros da tabela, mas que devem, todos eles, conseguir conquistar os pontos da vitória.

Os restantes encontros vão pôr frente a frente o Bayonne (10º) e o Racing, por um lado, e o Bordéus (12º) e o Stade Français (9º), mas nestes caso a tendência é para a vitória das equipas da casa, e isso deve causar grandes mudanças na classificação.

Deixei para o fim o jogo entre o Perpignan (11º) e o Toulouse (3º) que será disputado em Barcelona, no Estádio de Montjuic, numa tentativa de alastrar o interesse no rugby à capital catalã. 
O Perpignan está numa difícil situação e apenas a vitória o pode fazer ganhar ânimo e subir a escada da classificação, a mesma escada que o campeão Toulouse não está interessado em descer...Será que o apoio de Pujol será suficiente para dar aquele extra que a equipa de Perpignan tanto precisam?

PROD2
Com excepção do Albi-Lyon, que se disputa no domingo, todos os restantes jogos se realizam amanhã, com três referências especiais.

Estas referências dizem respeito ao jogo entre o sétimo e o sexto (La Rochelle-Auch), ao embate entre o quinto e o quarto (Pau-Carcassonne) e ao duelo entre o penúltimo e o ante-penúltimo (Massy-Beziers).

Este último encontro interessa-nos particularmente, já que o Massy de Mike Tadjer e Wilfried Rodrigues tem apenas um ponto de desvantagem em relação ao Beziers de Francisco Fernandes, e tudo fará para tirar proveito do fator casa para fugir aos últimos lugares, já que uma vitória neste encontro significa, para o vencedor, uma subida de cinco ou seis lugares na geral.

O Narbonne (9º) de Gonçalo Uva e José Lima tem uma difícil deslocação - como todas as outras da ProD2 - a Brive (12º) mas se conseguir a tão ambicionada vitória pode subir dois ou três postos na tabela.

O último da classificação, o Dax, recebe o Colomier (10º), onde os portugueses Aurelien Beco e Lionel Campargue continuam a estar ausentes, e nova derrota da equipa da casa começará a ser preocupante.

O terceiro da tabela, o Oyonnax não deve encontrar resistência capaz de evitar a sua vitória em Aix-en-Provence (8º), enquanto o segundo, o Lyon de Jean de Sousa, tem uma viajem tranquila até casa do 13º, o Albi de Samuel Marques.

Finalmente o líder, Aurillac, recebe em casa o 11º, o Tarbes e a tendência natural do resultado é favorável à equipa da pequena cidade (cerca de 30 mil habitantes) do centro de França.

RABO DIRECT PRO 12
Tudo embrulhado na Liga Celta, com as hostilidades da semana a serem abertas com o encontro entre o terceiro e o segundo (Ulster-Munster) ambos com oito pontos na tabela e separados apenas pela diferença entre pontos marcados e sofridos, com vantagem para o Ulster com mais sete pontos que o adversário.

O líder Scarlets vai a casa do Connacht (5º) e o quarto, Newport, recebe o Cardiff (6º) enquanto o Edimburgo (7º), animado pela vitória em Cardiff na semana passada, recebe o lanterna vermelha, o novato Zebre (12º) e deve assegurar os pontos da vitória e mesmo o ponto extra pela marcação de ensaios.

Finalmente o 10º, o galês Ospreys, recebe o escocês de Glasgow (11º), enquanto o Benetton Treviso (9º) recebe o Leinster, que segue na oitava posição.

Note-se que os três primeiros da classificação somam duas vitórias em duas jornadas, com benefício para o Scarlets que soma ainda um ponto de bónus, e que do quarto ao oitavo classificados, todos tem na tabela os mesmos cinco pontos...

Vamos esperar para saber o que nos traz a etapa deste fim de emana, na clarificação das águas.

Fotos: www.rugbyrama.com - www.rugby365.fr -  www.rabodirectprod12.com

Sem comentários: