Duas rodadas jogadas na sua primeira época no convívio dos grandes, os Pumas podem sorrir graças ao empate sofrido em casa frente aos Sprigboks, mesmo tendo em consideração a pesada derrota no jogo inaugural.
Mas se a equipa sul-americana já teve oportunidade de quebrar o nervosismo próprio de quem entra pela primeira vez numa competição que está um degrau acima (ou dois...) do seu nível habitual, vai agora ter a prova de fogo desta primeira época com as deslocações, em dois fins de semana seguidos, à Nova Zelândia e à Austrália...
Ou seja, se o empate frente à África do Sul foi uma prova da potencialidade da equipa, estes dois jogos vão ser a sua verdadeira iniciação à alta roda do rugby mundial - afinal All Blacks e Wallabies ocupam os dois primeiros lugares do ranking da IRB, e não é por acaso...
Este sábado em Wellington, às 11,35 h de Lisboa, Nova Zelândia e Argentina vão defrontar-se pela 19ª vez e os All Blacks venceram por 17 ocasiões e apenas em 1985 os Pumas mostraram as garras e impuseram um empate aos campeões do Mundo.
Foi no Mundial de 2011 que as equipas se encontraram pela última vez e a superioridade dos homens do Pacífico é enorme, mas o jogo de 1985 diz-nos que a tarefa sendo temível, não é impossível...
Um dia de muita chuva é esperado para sábado e isso pode acabar por ser determinante no jogo, que não deve ser muito rápido, e em que os Pumas vão tentar ir para cima dos All Blacks desde o princípio, entusiasmados com o resultado contra os Springbocks, e ainda pela confiança extra que o apoio de Graham Henry - o treinador da Nova Zelândia até ao último Mundial - agora a assessorar a equipa técnica argentina, com a sua extraordinária capacidade de análise e profundo conhecimento do seu adversário deste fim de semana.
Mas essa atitude agressiva dos argentinos pode provocar alguns erros ou falhas técnicas - e aí os homens de preto não perdoarão - e pode também levar a uma quebra física antes do apito final, e cada minuto em campo, sem gás, perante os campeões do mundo, é uma verdadeira tormenta...
Quanto aos XV iniciais, note-se o regresso de Juan Martín Hernándes com a camisola número 10, que pode levar os Pumas a "largarem" as suas linhas atrasadas pela primeira vez na competição, e também do terceira linha Juan Manuel Leguizamón que com a sua experiência vai por certo dar ainda mais consistência e eficácia aos avançados sul americanos.
Do lado dos All Blacks o regresso do pilar Tony Woodcock vai ser importante contra a poderosa formação ordenada que os Pumas possuem, e o regresso de Conrad Smith vem mesmo a calhar para suprir a falta de Sonny Bill Williams que foi jogar para o Japão. Dan Carter lesionado à última hora, foi substituído por Aaron Cruden, que terá uma tarefa difícil frente ao excelente médio de abertura dos visitantes.
Fique com a constituição das duas equipas (até esta altura ainda não se conhece o banco da Argentina* ver depois do quadro):
* Foi agora - quinta feira - publicada a lista dos jogadores no banco dos Pumas. Ela aqui fica: 16 Agustin Creevy, 17 Marcos Ayerza, 18 Juan Pablo Orlandi, 19 Leonardo Senatore, 20 Tomás Leonardi, 21 Martin Landajo, 22 Lucas Gonzalez Amorosino
Em Perth a Austrália recebe a África do Sul num jogo em que o segundo lugar do ranking IRB está em jogo, já que uma vitória da equipa visitante, levará os sul africanos a ultrapassar a Austrália.
E se é verdade que o favoritismo está - ligeiramente - do lado australiano, é também verdade que os Springboks tem que fazer alguma coisa para provar que o resultado na Argentina foi um acidente.
Um jogo de grande equilíbrio que vai ser decidido nos detalhes, com a África do Sul a fazer cinco alterações em relação ao jogo de Mendoza, duas posicionais, com a passagem do médio de formação François Hougard para a ponta, e Willem Alberts a passar de nº 8 para flanker, e a entrada de Ruan Pienaar com a camisa 9, Vermeulen com a número 8 e Juandre Kruger com a camisa 5.
Do lado dos australianos entra com a camisa 8 Radike Samo, com a camisa 15 entra Kurtley Beale - e Adam Ashley-Cooper troca de 15 para 13 - e com a camisa 14 o novo internacional Dominic Shiperley.
Fiquem com a constituição dos dois XV's.
Foto: www.foxsports.com.au
Sem comentários:
Enviar um comentário