6 de setembro de 2012

PUMAS ENFRENTAM DUAS SEMANAS DE FOGO

Duas rodadas jogadas na sua primeira época no convívio dos grandes, os Pumas podem sorrir graças ao empate sofrido em casa frente aos Sprigboks, mesmo tendo em consideração a pesada derrota no jogo inaugural.

Mas se a equipa sul-americana já teve oportunidade de quebrar o nervosismo próprio de quem entra pela primeira vez numa competição que está um degrau acima (ou dois...) do seu nível habitual, vai agora ter a prova de fogo desta primeira época com as deslocações, em dois fins de semana seguidos, à Nova Zelândia e à Austrália...

Ou seja, se o empate frente à África do Sul foi uma prova da potencialidade da equipa, estes dois jogos vão ser a sua verdadeira iniciação à alta roda do rugby mundial - afinal All Blacks e Wallabies ocupam os dois primeiros lugares do ranking da IRB, e não é por acaso...

Este sábado em Wellington, às 11,35 h de Lisboa, Nova Zelândia e Argentina vão defrontar-se pela 19ª vez e os All Blacks venceram por 17 ocasiões e apenas em 1985 os Pumas mostraram as garras e impuseram um empate aos campeões do Mundo.

Foi no Mundial de 2011 que as equipas se encontraram pela última vez e a superioridade dos homens do Pacífico é enorme, mas o jogo de 1985 diz-nos que a tarefa sendo temível, não é impossível...

Um dia de muita chuva é esperado para sábado e isso pode acabar por ser determinante no jogo, que não deve ser muito rápido, e em que os Pumas vão tentar ir para cima dos All Blacks desde o princípio, entusiasmados com o resultado contra os Springbocks, e ainda pela confiança extra que o apoio de Graham Henry - o treinador da Nova Zelândia até ao último Mundial - agora a assessorar a equipa técnica argentina, com a sua extraordinária capacidade de análise e profundo conhecimento do seu adversário deste fim de semana.

Mas essa atitude agressiva dos argentinos pode provocar alguns erros ou falhas técnicas - e aí os homens de preto não perdoarão - e pode também levar a uma quebra física antes do apito final, e cada minuto em campo, sem gás, perante os campeões do mundo, é uma verdadeira tormenta...

Quanto aos XV iniciais, note-se o regresso de Juan Martín Hernándes com a camisola número 10, que pode levar os Pumas a "largarem" as suas linhas atrasadas pela primeira vez na competição, e também do terceira linha Juan Manuel Leguizamón que com a sua experiência vai por certo dar ainda mais consistência e eficácia aos avançados sul americanos.

Do lado dos All Blacks o regresso do pilar Tony Woodcock vai ser importante contra a poderosa formação ordenada que os Pumas possuem, e o regresso de Conrad Smith vem mesmo a calhar para suprir a falta de Sonny Bill Williams que foi jogar para o Japão. Dan Carter lesionado à última hora, foi substituído por Aaron Cruden, que terá uma tarefa difícil frente ao excelente médio de abertura dos visitantes.

Fique com a constituição das duas equipas (até esta altura ainda não se conhece o banco da Argentina* ver depois do quadro):

* Foi agora - quinta feira - publicada a lista dos jogadores no banco dos Pumas. Ela aqui fica: 16 Agustin Creevy, 17 Marcos Ayerza, 18 Juan Pablo Orlandi, 19 Leonardo Senatore, 20 Tomás Leonardi, 21 Martin Landajo, 22 Lucas Gonzalez Amorosino

Em Perth a Austrália recebe a África do Sul num jogo em que o segundo lugar do ranking IRB está em jogo, já que uma vitória da equipa visitante, levará os sul africanos a ultrapassar a Austrália.

E se é verdade que o favoritismo está - ligeiramente - do lado australiano, é também verdade que os Springboks tem que fazer alguma coisa para provar que o resultado na Argentina foi um acidente.

Um jogo de grande equilíbrio que vai ser decidido nos detalhes, com a África do Sul a fazer cinco alterações em relação ao jogo de Mendoza, duas posicionais, com a passagem do médio de formação François Hougard  para a ponta, e Willem Alberts a passar de nº 8 para flanker, e a entrada de Ruan Pienaar com a camisa 9, Vermeulen com a número 8 e Juandre Kruger com a camisa 5.

Do lado dos australianos entra com a camisa 8 Radike Samo, com a camisa 15 entra Kurtley Beale - e Adam Ashley-Cooper troca de 15 para 13 - e com a camisa 14 o novo internacional Dominic Shiperley.
Fiquem com a constituição dos dois XV's.

Foto: www.foxsports.com.au

Sem comentários: