24 de setembro de 2012

QUINS E SAINTS NA FRENTE DA PREMIERSHIP, FALCONS E BEDFORD NO CHAMPIONSHIP *


O jogo de sexta feira disputou-sem em Manchester com os Sale Sharks a receberem o London Welsh.

Os Sharks desesperados por uma vitória viam a recepção aos primodivisionários como o momento ideal para que tal acontecesse. Os Welsh procuravam nova surpresa e... conseguiram nova vitória com o “touché” de negarem um pontinho de bónus defensivo aos Sharks com uma penalidade aos 80 minutos.
O abertura escocês Gordon Ross marcou 19 pontos pelos Welsh e apontou a penalidade que viria a causar o escândalo em Manchester. Com 4 derrotas em 4 jogos os Sharks precisam de mudar muita coisa e começaram por dispensar o seu treinador de avançados, Steve Scott.
O Sale afunda-se na última posição apenas com um ponto na tabela.

O sábado começou com a única equipa sem qualquer ponto, o London Irish, a receber o Bath.
Olly Barkley voltou à posição centro com o kiwi campeão do mundo Stephen Donald a assumir funções de playmaker.
Os Irish finalmente veceram com ensaios do pilar Halani Aulika (um dos homens do jogo) e do internacional inglês Jonathan Joseph.
O duelo no centro entre Shingler-Barkley foi equilibrado com o escocês Shingler a levar a melhor com 19 pontos, contra 17 do seu rival inglês.
O Irish sai do final da tabela e aproxima-se de Worcester, que perdeu na sua deslocação a Northampton.

Como já referi aqui os Saints têm uma predilecção por ganhar com vitórias sofridas, pois bem, os Saints começaram muito bem frente ao Worcester com o centro Lutter Burrel a concretizar dois ensaios em cinco minutos (18 e 23) convertidos pelo abertura Stephen Myler que parece ter agarrado a camisola 10 de Lamb.
O jogador russo já conhecido dos Lobos, Vasily Artemiev, ensaiava também aos 29 minutos. 
O melhor que Worcester conseguiu foi uma penalidade que abriu o marcador aos 3 minutos. Ao Intervalo 32-3. O domínio dos avançados dos Saints era evidente e viu o regresso de Courtney Lawes, logo com um ensaio e que dominou o alinhamento e apontou algumas placagens que parecem cortar os adversários ao meio - excelentes notícias para Stuart Lancaster seleccionador inglês.
O talonador Saint suplente Mike Haywood concluiu uma boa jogada dos avançados através de um maul dinâmico e ensaiou aos 59 minutos, 37-3 era uma vantagem que permitia aos Saints descansar e efectuar algumas substituições para os 20 minutos finais.
Final à Saints... nos 20 minutos restantes excelente resposta de Worcester que precisou apenas de 16 minutos para apontar 28 pontos (4E,4C).
Arr, Matavesi, Drauniniu e Kvesic todos crusaram a linha de ensaio com o experiente abertura Andy Goode a adicionar as conversões.
16 excelentes minutos que valeram 2 pontos a Worcester.

Noutro dos bons embates deste sábado, o Gloucester recebeu os Wasps.
Os Gloucester procuraram manter o jogo nos seus avançados, mas depararam-se com uma boa réplica dos londrinos.
Os cherry and white conseguiram ir em vantagem para o intervalo fruto de ensaios de Simpson-Daniel (grande jogada individual) e do flanker Kalamafoni (arrancada a partir de um ruck), convertidos por Burns, a que os Wasps responderam com um ensaio do centro Elliot Daly convertido por Stephen Jones, e antes do apito dos 40 minutos uma penalidade monstruosa a 57 metros do jovem defesa Wasp Chris Bell põe o resultado em 20-13.
Na segunda parte Burns e Jones trocavam penalidades que os packs avançados provocavam com o resultado a subir para 26-19.
Aos 62 minutos o capitão dos Wasps Wentzel vê o cartão amarelo mas os Wasps continuaram a empurrar o Gloucester para a sua linha de ensaio - até ao final apenas conseguiram adicionar uma penalidade por Nicky Robinson colocando o resultado final em 29-22.
Freddie Burns, jovem defesa/abertura marcou 19 pontos no jogo e aos 20 anos ocupa o terceiro lugar da lista dos melhores marcadores, apenas suplantado por Barkley e o inevitável Nick Evans.

O sábado terminou com o jogo grande no coração da Inglaterra rural com os Tigers a receberem os Quins.
Os Tigers com algumas ausências importantes procuraram defender com uma marcação dupla no abertura adversário Nick Evans para tentar anular o seu jogo impecável.
Os Tigers começaram bem e encostaram-se à linha de ensaio dos Quins, Castrogiovanni fica a centímetros do ensaio e após algumas fases, provocam a penalidade que Toby Flood converte. As defesas pareciam levar vantagem e Steve Mafi e Julian Salvi, flankers dos Tigers estavam muito bem a forçar turnovers aos Quins.
Nick Evans, num rasgo de génio, ataca a defesa de Leicester atraindo 2 adversários, com um precioso offload entrega a bola que termina nas mãos de Tom Williams que ensaia sem ninguém pela frente.
Williams lesionou-se no sprint para o ensaio com apenas 20 minutos de jogo.
O formação Danny Care jogou bem a vantagem e apontou um drop.
Os Tigers pareciam levar vantagem nas fases estáticas e o pilar Quin James Jonhston estava a ter uma tarde para esquecer sendo dominado por Stankovich na melée, concedendo algumas penalidades -  6-13 ao intervalo.
Na segunda parte os Quins foram mais fortes e acertaram nas formações ordenadas, inclusivé provocando a substituição dos dois pilares Stankovich e Castrogiovanni por Mulipola e Cole. Evans ia castigando a indisciplina de Leicester e afastava os Quins no marcador, no final 9-22, numa boa exibição dos Harlequins, e apesar de parecerem reféns do talento de Evans, neste momento não há outra equipa a praticar um rugby tão eficaz e fluído. Por várias vezes se viram jogadas em que os avançados apioam os 3/4 aparecendo no ombro e garantindo continuidade com offloads sempre bem entregues.

No domingo os Saracens foram até Exeter com muitos jogadores influentes fora do XV tais como Schalk Brits (talvez o melhor talonador da Premiership), o capitão Borthwick, o 8 Joubert, o formação internacional Wigglesworth e o abertura Charlie Hodgson.
John Smith nem estava nos 23.
O jogo começou muito trapalhão e o flanker sarraceno Kelly Brown viu o cartão amarelo por uma falta em cima da sua linha de ensaio.
Os ânimos iam ficando exaltados e as penalidades sucediam-se que Ignacio Mieres e Owen Farrel iam convertindo para as suas equipas. 9-6 ao intervalo.
Aos 49 minutos Chris Ashton é penalisado por carga de ombro ilegal e vê um cartão amarelo, os Sarracens ficam com 14 em campo e durante esse período o poderoso centro Sireli Nagelevuki ensaia na ponta que deveria ser defendida por Ashton.
Na segunda parte os Saracens apenas conseguem duas penalidades convertidas por Farrell o que não evita a derrota, final 14-12.

Apesar das derrotas, Tigers e Sarracens ainda se mantêm na 3ª e 4ª posições mas vêm os Saints fugir a uma distância de 6 pontos.

A classificação está assim ordenada:


CHAMPIONSHIP
Sábado começou com um bom jogo, o Bedford recebeu o Nottingham.
Um jogo muito equilibrado que só foi decidido na bola de jogo quando já passavam 12 minutos do 80!
Com um ensaio o jovem Ben Ransom, emprestado pelos Saracens, ensaiou para o empate a 25 que Pritchard, veterano internacional canadiano, converteu para a vitória (27-25) levando os mais de 2000 fãs presentes no estádio ao delírio.
Esta vitória colocou Bedford no topo da tabela até ao jogo dos Falcons no domingo.

Os Titans de Rotherham receberam e venceram Jersey com ponto de bónus, destaque para o primeiro ponto da equipa da ilhas graças aos 4 ensaios marcados, final 54-31.

Em Londres os exilados London Scottish venceram Doncaster que não consegue descolar do fundo da tabela, ponto bónus ofensivo para ambas as equipas que se resume no 37-26 final.
O Moseley viria a perder em casa contra os visitantes da Cornualha, Plymouth, com o consolo de ponto bónus defensivo.
Plymouth cola-se aos 4 primeiros da tabela após a derrota de Nottingham.

Domingo, mais dois bons jogos, o Leeds conseguiu bater com alguma facilidade o Bristol por 50-31, Leeds sobe na tabela e soma 13 pontos empatado com Rotherham e Plymouth, e os Pirates recebiam os invictos líderes da tabela, os Falcons, e o melhor que conseguiram foi negar o ponto de bónus ofensivo aos visitantes.
Os Falcons marcaram “apenas” três ensaios sendo que o último foi já no final da partida com a conversão falhada por Catterick.
Os Falcons mantêm os Blues a dois pontos de distância.

Fica a classificação:


COVENTRY RFC
O Coventry, com Jacques Le Roux a 8, conseguiu a segunda vitória na National League 1 ao bater em casa os estudantes de Loughborough.
Desta vez Le Roux não marcou nenhum ensaio, mas Coventry saiu com 5 pontos deste jogo. Não foi fácil, pois permitiu a recuperação dos visitantes depois de ter uma vantagem confortável de 35-10 ao intervalo.
Os Students ripostaram e no parcial da segunda parte venceram por 6-24, ficando o final em 41-34.
O Coventry sobe ao sexto posto, os Students ainda não vencerem e têm três pontos na penúltima posição.

* Texto: Ricardo Mouro

Sem comentários: